O CURSO

GRADUAÇÃO EM TEATRO

Celebrando 25 anos de atuação (1999-2024), o curso de Graduação em Teatro da UFMG tem como vocação desenvolver a atitude investigativa de estudantes, levando em consideração a multiplicidade do trabalho criativo de artistas teatrais e abrangência das linhas de atuação pedagógica neste campo. Assim, nossa proposta é formar artistas-docentes, com aptidão para pesquisa e inovação no campo teatral.

Para tanto, o curso possuí duas habilitações: Bacharelado e Licenciatura.

LICENCIATURA

Nessa habilitação, estudantes irão cursar, além de componentes curriculares de cunho artístico e teórico, matérias que versam sobre didática, metodologias de ensino e estágios, nos quais irão experimentar a prática docente. Assim, a experiência acadêmica coloca estudantes em contato direto com instituições de ensino, possibilitando uma primeira aproximação com campos de trabalho. Para isto, estão previstas as matérias de pedagogia, ofertadas na Faculdade de Educação/UFMG, e matérias específicas sobre o ensino de teatro, ministradas no próprio curso, que são optativas para o bacharelado.

Duração (semestre)- Padrão: 8

BACHARELADO

O Bacharelado em atuação cênica do curso de Teatro da Escola de Belas Artes UFMG tem sido, ao longo de 25 anos de existência, reformulado, ampliando o objetivo de uma formação especializada de atrizes e atores, para uma visão integral de artistas teatrais. Assim, ainda que conte com um expressivo enfoque em componentes curriculares voltados às técnicas atorais (atuação, corpo, voz, improvisação), ofertamos diversas matérias que compõem o campo do fazer teatral, como componentes de técnicas de luz, figurino, cenografia, produção e gestão teatral, direção cênica, dramaturgia, teatro e tecnologia, crítica e mediação teatral, políticas culturais, entre outras.

Duração (semestre)- Padrão: 7

POR QUE FAZER UMA GRADUAÇÃO EM TEATRO?

Atualmente, a maioria das pessoas participantes do Curso de Graduação são oriundas de cursos livres de teatro ou cursos técnicos de Belo Horizonte. A cidade conta com três cursos técnicos de renome: o TU – Teatro Universitário , que está vinculado à própria UFMG, o curso do CEFART- Centro de Formação Artística e Tecnológica, da Fundação Clóvis Salgado – Palácio das Artes, (Secretaria de Estado de Cultura/MG), e a Escola de Teatro PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica). Os/as estudantes oriundos/as de cursos livres também têm ingressado com frequência. Podemos destacar: PlugMinas – Centro de Formação e Experimentação Digital, que desenvolve formação em artes cênicas por meio do Núcleo Valores de Minas (SEED/MG); a Escola Livre de Arte – Arena da Cultura (Secretaria Municipal de Cultura/BH/MG); e o Curso livre de Teatro do Galpão Cine Horto. Estes espaços vêm desempenhando um papel importante na sensibilização de público e na formação livre de novos artistas. Embora este perfil seja visível na comunidade acadêmica de Teatro, há uma diversidade de participantes que inclui pessoas que não se iniciaram em cursos de teatro e egressos de outros campos do conhecimento.

Ao final do percurso acadêmico, que tem duração média de quatro anos, estudantes realizam a montagem de um exercício cênico ao vivo e um artigo, no caso do bacharelado, e a escrita de uma monografia, no caso da licenciatura.

Quem optar por cursar a Graduação de Teatro da UFMG estará, portanto, escolhendo uma formação que visa aprofundar o desenvolvimento artístico de suas/seus estudantes, entendendo este como relevante na medida em que se consolida de forma cidadã, crítica e impactante no contexto sócio-cultural em que se inserem.

Deixe um comentário