UFMG cassa título de mestre de ex-aluna da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional após comprovar plágio em dissertação

Em sessão realizada no dia 30 de agosto, o Conselho Universitário da UFMG decidiu anular a defesa da dissertação Eu sou angoleiro: o aprendizado da/na capoeira angola e suas relações com o lazer, defendida em fevereiro de 2011, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, e cassar o título de mestre em Estudos do Lazer de sua autora, Patrícia Campos Luce.

A decisão foi tomada depois que minuciosos processos de investigação e disciplinar concluíram que a estudante de mestrado plagiou a tese de doutorado A aprendizagem da e na prática social: um estudo etnográfico sobre as práticas de aprendizagem do futebol em um bairro de Belo Horizonte, defendida na Faculdade de Educação da UFMG, em 2008.

O trabalho conduzido por comissão de sindicância investigatória instituída pela Unidade apontou 50 referências com indicação de páginas, parágrafos e linhas em que há direta sobreposição do texto da dissertação ao da tese. “Dada a extensão dos textos copiados, nos quais são simplesmente trocadas as menções originais ao futebol, tema da tese, pela capoeira, tema da dissertação, fica impossível não reconhecer a intencionalidade com que pontos, vírgulas, travessões e itálicos foram repetidos”, afirmou o parecer aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

A conclusão do Cepe foi referendada pelo Conselho Universitário, instância máxima de deliberação da UFMG. “A decisão adotada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, sustentada em farto material probatório, está revestida de legitimidade e confere segurança à comunidade acadêmica para ratificar o veredito, pois, além de combater a fraude acadêmica, cumpre-se função pedagógica no sentido de dar amplo conhecimento de que a improbidade intelectual é inadmissível no ambiente universitário e deve ser severamente repudiada”, sustentou, em parecer, a Comissão de Legislação do Conselho Universitário.

O reitor Jaime Ramírez acatou a decisão dos dois órgãos por meio da portaria 092, de 14 de setembro último, e a comunicou em ofício encaminhado à responsável pelo plágio.

Entre a sessão do Conselho Universitário (30 de agosto) e a publicação da portaria assinada pelo reitor Jaime Ramírez (14 de setembro), a UFMG fez um levantamento de todos os documentos referentes à titulação da interessada, incluindo o andamento do processo de emissão de diploma, suspenso pela Pró-reitoria de Pós-graduação durante a tramitação do processo de apuração do plágio. Depois dessa averiguação, decidiu-se cassar o direito ao diploma, uma vez que o documento referente à titulação da interessada não chegou sequer a ser registrado na UFMG.

Investigação
Dois processos – um de sindicância investigatória e outro de natureza administrativo-disciplinar – foram abertos no âmbito da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional para apurar evidência de plágio apontada, inicialmente, por uma aluna de mestrado em Estudos de Lazer, que tinha em mãos cópias dos dois trabalhos. A autora da tese plagiada se aprofundou na comparação e reconheceu muitos trechos de seu texto na dissertação.

O processo de sindicância investigatória tramitou de 8 de novembro de 2011 a 26 de abril de 2013. Pouco depois, foi instaurado processo administrativo disciplinar, que tramitou de 17 de maio de 2013 a 12 de março de 2015. Antes de chegar ao Conselho Universitário, o Cepe já havia deliberado, em março deste ano, pela cassação do título de mestre e pela anulação da defesa da dissertação.

De acordo com o relatório do Cepe que embasou a decisão da UFMG, o processo caracterizou-se pelo rigor das apurações, uma vez que foram ouvidos todos os envolvidos: dois coordenadores do mestrado em Lazer, a orientadora dos dois trabalhos, o co-orientador do trabalho sobre o qual pesavam as suspeitas de plágio, a autora da dissertação e a autora da tese supostamente plagiada.

Por sugestão da Procuradoria Federal na UFMG, a comissão de sindicância investigatória também realizou exaustivo trabalho de comparação entre os dois trabalhos e concluiu que havia “evidências suficientes para caracterizar plágio” e indiciou a instauração de comissão punitiva.

A própria autora, que teve amplo direito de defesa, admitiu a prática do plágio, ainda que alegasse não ter agido de má-fé, o que no entendimento da UFMG é uma justificativa frágil. “Mesmo o alegado desconhecimento de que essa atitude configurava o condenável plágio, apresentado pela acusada no início do processo, não parece cabível, dada a vivência que a mesma teve no ambiente acadêmico, em especial na pós-graduação stricto sensu, onde são reiteradamente discutidas questões relativas à ética e ao respeito a direitos autorais”, conclui o relatório do Cepe que fundamentou a decisão.

Orientadores
Depois de concluída a apuração, a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional reinstalou, por orientação da Procuradoria Federal na UFMG, comissão de sindicância para apurar a responsabilidade da orientadora e do coorientador no episódio de plágio. A comissão não encontrou evidências de comprometimento dos professores e indicou o arquivamento do processo, solução acatada pela direção da Unidade.

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Seminário EPISTEMOLOGIAS: TRANSVERSALIDADES DAS ARTES DAS CENAS

Seminario CRIA eflyer - 2Cria Seminario_programa_eflyer

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PROCESSO SELETIVO 2017

MUDANÇA NA BANCA EXAMINADORA

Por motivos de saúde a professora Magali Melleu Sehn e o professor Francisco Carlos de Caravalho Marinho tiveram que ser substituídos pelos seus suplentes, aprovados pelo Colegiado, na Banca Examinadora do Processo Seletivo do PPG Artes 2017.  Assim, divulgamos na data de hoje a banca examinadora modificada, com a entrada das professoras Yacy-Ara Froner Gonçalves e Lúcia Gouvêa Pimentel. Belo Horizonte, 23/09/2016 às 17:70. A banca examinadora com as modificações, e as declarações de não impedimento dos membros da banca podem ser consultados nos documentos abaixo:

Declaração de não-impedimento

Divulgação Banca 2017

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CHAMADA PARA NOVOS PROFESSORES COLABORADORES DO PPG-ARTES

Estão abertas as inscrições de propostas para seleção de seis novos Professores Colaboradores do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFMG.

Os interessados deverão formular proposta para uma das seis linhas de pesquisa do Programa, segundo os requisitos descritos na Resolução n.2/2014 do PPG-Artes.

Nesta chamada específica, uma Comissão Especial indicada pelo Colegiado avaliará os requisitos descritos na resolução, de forma a subsidiar a análise final do Colegiado. Assim, os candidatos podem apresentar suas propostas de projeto de pesquisa e de disciplina no ato da inscrição, mesmo ainda sem as respectivas aprovações mencionadas na resolução.

Os candidatos aprovados nesta chamada poderão assumir a orientação de até dois alunos de mestrado já em 2017, ficando responsáveis também por ofertar o mínimo de uma disciplina anualmente no Programa.

As inscrições dos candidatos poderão ser realizadas até as 16 horas do dia 21/10/2016 na secretaria do PPG-Artes, Escola de Belas Artes.

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Grassar: exercícios para um ateliê sem paredes

Exposição do grupo de artistas Daisy Turrer, Elisa Campos, Fernanda Goulart, Liliza Mendes, Patricia Franca-Huchet e Rodrigo Borges Coelho, professores e pesquisadores nos Departamentos de Artes Plásticas e Desenho da Escola de Belas Artes da UFMG.

Museu da Inconfidência
Praça Tiradentes
Sala Manuel da Costa Ataíde | Anexo 1
Ouro Preto | Minas Gerais
Abertura dia 23 de setembro de 2016, 20 hs
Exposição do 24/09 a 30/10 de 2016.

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Grassar reúne um grupo de artistas-professores da Escola de Belas Artes da UFMG, com o objetivo de promover práticas artísticas a partir das experiências compartilhadas em grupos de pesquisa, exposições, colóquios, publicações e edições. O trabalho do grupo vem se desenvolvendo em reuniões mensais, em Belo Horizonte, e encontros semestrais (com duração prevista de três anos, a partir de 2015/2), na cidade de Tiradentes. É de grande interesse dos professores envolvidos no projeto estabelecer parcerias institucionais e construir uma relação produtiva com os espaços do Campus Cultural de Tiradentes da UFMG — Casa de Cultura Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, Museu Casa de Padre Toledo e Sobrado Quatro Cantos.

O trabalho, realizado na dinâmica do intercâmbio, está norteado pela instância experimental da arte, um exercício de pesquisa que atravessa as mais diversas modalidades de conhecimento e se abre ao vasto campo das percepções. O intercâmbio institucional e artístico é mote condutor dos elementos formadores dos processos criativos e das pesquisas pessoais de cada componente do grupo, com suas aproximações e derivações, capazes de criar infinitas possibilidades de encontros. O grupo conta com o precioso apoio da Professora Anna Karina Bartolomeu, que atualmente coordena parte do Campus Tiradentes.

A proposta se embasa na ideia de um ateliê aberto, em que os liames dos processos criativos se dão a ver na condição de engendramento, de disposição para o vir a ser, para o tornar-se, sem que qualquer outra finalidade seja mais determinante que essa própria força dos trabalhos, enquanto insurgência processual. Em tempo, Grassar deriva do latim grassare. Em português, significa desenvolver-se, alastrar-se, propagar-se progressivamente. Um dos usos do verbo no Brasil é andar, trilhar.

Nossas pesquisas se abrem para além das linguagens específicas da pintura, do desenho, da gravura, da escultura e das artes gráficas, criando uma nova geografia a ser cartografada e potencializada por esses encontros, justamente pelos intercâmbios criados e promovidos.
No estabelecimento dessas pontes, conviver, partilhar e escutar são palavras-chave. O que se deseja é constituir, na lida da arte, um instigante espaço que advenha dessas interações, constatando e construindo tangências e infindos diálogos que se processam, tanto a partir do envolvimento comum do grupo com a Universidade, quanto no espaço a ser vivenciado para a concepção de um corpo de trabalhos a serem compartilhados com o público, em possíveis exposições e outros eventos. Renovadas formas de grassar.

 

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PROCESSO SELETIVO 2017

RELAÇÃO DA BANCA EXAMINADORA

Conforme determinação do Edital de Seleção 2017 do PPG-Artes (mestrado e doutorado), estamos publicando a Relação Nominal da Banca Examinadora e Declaração de não impedimento e suspeição de cada membro em função dos candidatos inscritos neste concurso. Belo Horizonte, 17/09/2016 às 08:00. Ambos os documentos poderão ser visualizados nos links abaixo:

Declaração de Não impedimento

Divulgação Banca 2017

 

 

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ERRATA – RESULTADO FINAL DAS INSCRIÇÕES – APÓS JULGAMENTO DOS RECURSOS – PROCESSO SELETIVO 2017

Veja nos documentos em anexo a lista final CORRIGIDA das inscrições deferidas e indeferidas para o Processo Seletivo 2017, após o julgamento dos recursos apresentados

Lista final das inscrições deferidas,, após julgamento dos recursos.

Lista final das inscrições indeferidas,, após julgamento dos recursos.

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PROCESSO SELETIVO 2017 - Resultado do deferimento das inscrições

Consulte o Edital, para verificar prazos para recursos.

Inscrições deferidas

Inscrições indeferidas

Os recursos contra o resultado do deferimento das inscrições deverão ser apresentados em até 02 (dois) dias úteis após a data de sua divulgação, ou seja, nos dias 12 e 13 de setembro de 2016. Os pedidos de recurso devem ser enviados, exclusivamente, pelo email: ppgartes-administrativo@eba.ufmg.br.

A relação final e nominal dos candidatos cujas inscrições forem deferidas, após o julgamento dos recursos será divulgada na página www.eba.ufmg.br/pos e no mural da Secretaria do Programa no dia 14/09/2016. Não será dada nenhuma informação por telefone, fax ou e-mail sobre o deferimento ou indeferimento das inscrições.

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Lançamento do Livro Abstrações em Movimento

convite virtual lançamento livro projeto 487 FPC 2013 DEFINITIVO

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II Seminário da Pós-Graduação em Artes da UFMG – SEPOGA

O II Seminário da Pós-Graduação em Artes da UFMG – SEPOGA está com inscrições abertas até o dia 12 de setembro de 2016.

Organizado pelos discentes, o evento tem como intuito ser um espaço de discussão das pesquisas desenvolvidas no PPG Artes, da UFMG. Interessados da comunidade externa poderão participar como ouvintes.

Neste ano, o SEPOGA ocorrerá nos dias 7, 8 e 9 de novembro.

Demais informações sobre formulários, taxas de pagamento, regras para publicação e formas de participação podem ser conferidas no site: http://cargocollective.com/sepoga

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