Curso da UFMG de recepção teatral realiza sua primeira edição 100% presencial

Texto: Assessoria de Comunicação da Faculdade de Letras da UFMG

A Faculdade de Letras (Fale) da UFMG está com matrículas abertas para a 3ª edição do curso Recepção teatral e estudos do espetáculo, a primeira realizada presencialmente. Promovido pelo Centro de Extensão (Cenex/Fale), o curso acontece entre agosto e dezembro de 2022, sempre às segundas-feiras, das 19h às 21h. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de agosto, pelo site de Cursos e Eventos da UFMG (custos disponíveis no site).

Voltado à fruição e discussão de espetáculos cênicos apresentados em Belo Horizonte durante o período, o curso se destina a pessoas interessadas em teatro, com foco em professores do ensino básico e superior, estudantes universitários, programadores, mediadores culturais, profissionais liberais e o público geral das artes cênicas. Não há necessidade de conhecimento prévio na área. Os inscritos terão acesso a cortesias para alguns dos espetáculos a serem analisados.

O objetivo da iniciativa é oferecer diferentes perspectivas para a leitura da cena teatral, além de fomentar a reflexão crítica sobre os espetáculos abordados. A intenção é valorizar a experiência do espectador, a partilha de percepções, além de proporcionar eixos de abordagem para a análise de espetáculos. Sob a coordenação da professora Elen de Medeiros, as aulas serão ministradas pela professora Julia Guimarães (ambas da Fale, na área de Literatura e Outras Artes), com assistência da estagiária Maria Luiza Dimas (graduanda em Teatro pela UFMG).

Realizadas nos formatos on-line e semipresencial, as duas primeiras edições do curso contaram com a participação de aproximadamente 40 alunos das cinco regiões brasileiras. As aulas estiveram centradas na discussão de obras cênicas digitais e presenciais. Artistas e coletivos como o Grupo Galpão (MG), Teatro Carmin (RN), Teatro do Concreto (DF), Renata Carvalho (SP) e Cia. Quatroloscinco (MG) tiveram suas criações analisadas durante as aulas.

A metodologia explorada no curso vale-se do conceito de “mediações críticas”, a fim de estimular uma discussão que priorize e problematize as relações entre teatro e sociedade. No início de cada aula, os participantes são convidados a partilhar suas percepções sobre o espetáculo, a partir de exercícios específicos vinculados ao campo da mediação cultural. Nesta terceira edição, os encontros acontecem no Conservatório UFMG, localizado na região central de Belo Horizonte.

Mais Informações: programamirante@gmail.com