Exposição “Investigações” – 26/10 a 05/11

Texto: Elis Rockenbach, Eduarda Pereira, Carol Sanz, Isabela Tunes e Raíssa Reis.

Em um exercício curatorial, as alunas do Ateliê 1 de Desenho, organizaram, com orientação do Prof. Dr. Eugênio Paccelli Horta, a exposição “Investigações”, que é composta pelos trabalhos dos alunos André Mesquita, Murilo Caixeta, Vanessa Santos (VNS), Isabela Lara, Maria Luisa, Thalita Amorim, Lucca Falieri e TatianaAssis.

A mostra será inaugurada em 26 de outubro, às 16:00 e se estenderá até 5 de novembro, no corredor expositivo do ateliê 6, no terceiro andar da Escola de Belas Artes da UFMG.

As investigações dos artistas perpassam por temas que tangem o ser contemporâneo e o seu pensar artístico: para Murilo os conceitos de Natureza e Cultura são essenciais, já para André a temática queer se faz muito presente na cultura geek/nerd. Para Lucca interessam as sombras e o modo como elas estão presentes na composição da forma e na riqueza de detalhes do desenho; à Vanessa seduzem as linhas e a fluidez vivaz; para Thalita, as brincadeiras, o espaço. Maria Luísa investiga linhas e tramas, com o macramê, um desenhar com todos os dedos envolvendo o tempo-espaço.

Assim, foi construída uma trama pelos alunos do semestre anterior, um reflexo das interseções das poéticas internas que foi desenvolvida no percurso de cada um pelo curso. Ainda que, as técnicas e materiais se diferenciam de obra para obra – e cada artista mostre uma predileção; a partir do trabalho curatorial, expografia e apresentação das obras é possível criar laços e similaridades entre as produções – a abertura para o gesto e as possibilidades e anseios para o desenho no campo ampliado.

A trama das produções se dá pelo entrelace de cores, formas, materiais e repetições. Formada por poéticas diversas, compõem trabalhos únicos e produzem diálogos que nos levam a lugares sensíveis, que incentivam à abertura, que remete às ricas possibilidades do desenho contemporâneo.