Conheça a escola

18/06/08
Espetáculo "O Guesa Errante" e professores do Teatro
participam de eventos especiais no FIT-2008

"O Guesa Errante", espetáculo inspirado no texto homônimo do poeta maranhense do século XIX, Joaquim de Souza Andrade (Sousândrade), será apresentado no dia 20 de junho às 20:00h na Funarte Casa do Conde, em Belo Horizonte. A apresentação acontece dentro da programação dos eventos especiais do FIT-2008, com atividades voltadas ao aprofundamento na formação dos profissionais das artes cênicas.

A direção geral e a dramaturgia do espetáculo são do professor do curso de Teatro da Escola de Belas Artes da UFMG, Antonio Hildebrando. Professores e alunos de várias habilitações da EBA, com apoio de técnicos da escola, produzem o espetáculo, que é encenado por estudantes do curso de Teatro.

Além da apresentação do "O Guesa Errante" a EBA será representada na programação dos eventos especiais do FIT-2008 pelos professores do curso de Teatro, Arnaldo Alvarenga, Ernane Maletta e Fernando Mencarelli, que participarão como mediadores de duas das mesas-redondas que irão compor o evento.

Fóruns, encontros, workshops, e exposição, são algumas das atividades da programação que acontece na Funarte Casa do Conde, sempre com entrada franca. Para obter mais informações sobre números de vagas e outras condições de participação nas atividades do FIT-2008  visite o endereços eletrônicos http://fitbh2008.blogspot.com/ e http://www.fitbh.com.br.

Programação das mesas-redondas e das mostras
de trabalhos cênicos (OFICINA DA CENA)

Período: 20 a 25 de junho
Local: Funarte Casa do Conde

Ciclo de discussão e mostra de trabalhos cênicos desenvolvidos pelas Instituições Federais de Ensino Superior-IFES (UFMG, UFOP, UNIRIO, UFRJ, UniverCidade, Unicamp) da região Sudeste do país.
Visa proporcionar espaço de leitura e crítica dos trabalhos cênicos apresentados pelas IFES convidadas, de modo a promover a reflexão sobre os processos criativos elaborados nas salas de aula, bem como estimular a elaboração de parâmetros para a crítica deste tipo de trabalho. Mesas de debate serão compostas, na parte da manhã, com representantes dos IFES e palestrantes convidados. À tarde e à noite, serão realizadas apresentações de trabalhos cênicos desenvolvidos por cada escola.

Vagas:
A capacidade do auditório para as atividades reflexivas é de 180 pessoas. Para participar, não há necessidade de inscrição, ressalvando apenas a ordem de chegada e a lotação da sala.
A capacidade máxima para as apresentações é de 130 pessoas, dando-se prioridade aos integrantes dos IFES, sendo que, 15 minutos antes dos horários das apresentações serão distribuídas as senhas restantes aos interessados, por ordem de chegada e em fila de espera no local. Exceção ao dia 24/6 em que a capacidade é de 50 pessoas por sessão e a última (20h) estará reservada ao público em geral, que deverá retirar as senhas 30 minutos antes.

Programação:

20/6 – 9 às 12h30 – Abertura e palestra com Johannes Birringer, professor de drama, performance e tecnologia na Brunel University West of London, diretor do AlienNation Co.
Lançamento dos livros A Nobre Arte do Palhaço, de Mário Libar; Em Busca de um Teatro Popular, de César Vieira; Ritual, Risco e Arte Circense e Teatro e Teoria, de Guilherme Veiga.
Lançamento da FIT Revista 3.
20h – Apresentação do espetáculo teatral O Guesa Errante (UFMG)

21/6 – 9 às 12h30 – Mesa: Processos Criativos nos Cursos Superiores de Teatro e Dança.
Mediação: professora Sara Rojo (FALE/UFMG).
Debatedores: professores/responsáveis pelos espetáculos.
16h – Apresentação espetáculo de dança Quatro (UNICAMP)
20h – Apresentação espetáculo de dança Girakandombe (UFRJ)

22/6 – 9 às 12h30 – Mesa: Teatro, Dança e Política de Mercado.
Mediação: professores Ernane Maletta e Arnaldo Alvarenga (EBA/UFMG).
Debatedores: Redemoinho (regional BH), Unidança, Sated/MG, Sinparc/MG, Movimento de Teatro de Grupo.
20h – Apresentação espetáculo de dança Vai fazer o quê? (UFRJ)

23/6 – 9 às 12h30 – Mesa: Literatura e Crítica do Espetáculo Teatral na Atualidade.
Mediação: Fernando Mencarelli (EBA/UFMG).
Debatedores: Valmir Santos, Lionel Fischer e Miguel Anunciação
20h – Apresentação espetáculo teatral Depoimentos às Terras do Brasil (UNIRIO)

24/6 –
15h, 17h30 e 20h – Apresentação espetáculo teatral Grito - A Voz que não Passa da Boca (UniverCidade)