Conheça a escola

 

Biografias cênicas
Texto:
Divulgação

 

 

 

   

 

“Biografias Cênicas” é um projeto de pesquisa proposto e orientado pela Profª Draª Mariana Muniz e co-orientado pelo Prof. Ms. Ricardo Figueiredo na Universidade Federal de Minas Gerais no contexto do LADI - Laboratório de Dramaturgia da Improvisação da EBA/UFMG. Conta com bolsas da Fundação Mendes Pimentel - FUMP e o apoio institucional da Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Belo Horizonte.

A iniciativa surgiu a partir do interesse em trabalhar o Teatro na recriação das lembranças com grupos da Terceira Idade em situação de risco social. Trabalha-se com conteúdos teatrais (ator, público, espaço, tempo, jogo, presença cênica e texto), partindo da memória e da oralidade como material para a criação cênica com os idosos.

O principal objetivo deste projeto é contribuir para o desenvolvimento humano, cultural e social da pessoa idosa atendida pelos Centros de Referência de Assistência Social da PBH valorizando sua história pessoal, recriando-a e possibilitando o compartilhamento destas memórias com outros idosos, familiares e com a comunidade na qual se insere. Este projeto ainda contempla a inserção de alunos do Curso de Graduação em Teatro da EBA/UFMG no planejamento e realização deste trabalho teatral com os idosos.

Este projeto se desenvolve em duas unidades do CRAS da PBH que atende idosos de vários bairros do município considerados áreas de risco social pela prefeitura. As atividades realizadas no CRAS Santarosa e no CRAS Confisco têm como público alvo idosos com idades que variam entre 60 a 80 anos. As oficinas são realizadas pelas alunas do Curso de Graduação em Teatro da EBA/UFMG Iasmim Marquez e Elaine Paiva.