NOTÍCIAS

 
21/11/18

Concurso para Professor Assistente A – Nível 1 - do Departamento de Artes Plásticas - Dedicação Exclusiva

Texto: Secretaria Geral da EBA

 

ÁREA DE CONHECIMENTO: Conservação-restauração de pintura e de escultura

VAGA: 1 (uma)

CLASSE DE MAGISTÉRIO e REGIME DE TRABALHO: Classe A, com a denominação de Professor Assistente A, nível 1 - Regime de Trabalho – 40 horas com Dedicação Exclusiva.

TITULAÇÃO:
Mestrado em Artes ou áreas afins;

PERFIL DO CANDIDATO: Conservador-restaurador com conhecimento teórico, deontológico, pensamento crítico metodológico e atuação prática necessária na conservação-restauração de pintura e de escultura.


PROVAS
:

- PROVA ESCRITA COM CARÁTER ELIMINATÓRIO

- PROVA PRÁTICA COM DURAÇÃO DE 5 HORAS

- PROVA DE TÍTULOS


EDITAL:
Edital nº 593, de 09 de novembro de 2018, publicado no Diário Oficial da União do dia 13 de novembro de 2018, Seção 3, páginas 105 a 108.

INSCRIÇÕES PESSOALMENTE OU POR PROCURAÇÃO 

PERÍODO DAS INSCRIÇÕES:
De 14/11/2018 a 13/12/2018

HORÁRIO: Das 9 às 11 e das 14 às 16 horas

LOCAL:
SECRETARIA GERAL DA EBA, - Avenida Antonio Carlos, 6627 – Pampulha – BH.
Fone (31) 3409-5263.

PRAZO PARA O INÍCIO DO CONCURSO:
De 30 (trinta) a 90 (noventa) dias, contados a partir da data de encerramento das inscrições.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:


a) Duas vias do Termo de requerimento de inscrição devidamente preenchido

b) Carteira de Identidade, ou outra prova de ser brasileiro nato ou naturalizado e, no caso de estrangeiro, documento de identificação (original e
cópia)

c) Comprovação de quitação com a Justiça Eleitoral, dispensável no caso de candidatos estrangeiros; (cópia do comprovante de votação da última votação ou quitação eleitoral, que pode ser obtida no site: http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral

d) Comprovação com o Serviço Militar, quando for o caso, dispensável no caso de candidatos estrangeiros;

e) comprovante de endereço para recebimento de correspondência (original e cópia)

f)   comprovante do pagamento ou da isenção da taxa de inscrição;

       Guia de Recolhimento Única da taxa de inscrição no valor de R$148,65 (cento e quarenta e oito reais e sessenta e cinco centavos), deverá ser paga no Banco do Brasil S/A, por meio de Guia de Recolhimento da União - GRU, emitida através da página eletrônica, https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp  com os seguintes dados: Unidade Gestora: 153276, Gestão: 15229, Código de Recolhimento: 28883-7- Taxa de inscrição de Concursos, Número de referência: 1.

h) 7 (sete) cópias do Curriculum vitae;

Os documentos comprobatórios do curriculum vitae deverão ser apresentados em via única, com documentos numerados sequencialmente e, preferencialmente, na mesma sequência apresentado no Curriculum Vitae, em até 24 (vinte e quatro) horas após a divulgação de classificados na Prova Escrita, de acordo com o Parágrafo Único do art. 28. e do art. 33 da Resolução Complementar nº 02/2013, do Conselho Universitário.

     
OBS: Art. 50 da Resolução Complementar 02/2013 do Conselho Universitário: " Toda a documentação será arquivada no Departamento, pelo prazo mínimo de 5 (cinco) anos.

Portfólio com produção comprovada em conservação-restauração de pintura e de escultura. O portifólio deverá ser entregue juntamente com os comprovantes do Curriculum Vitae.

Inscrição por procuração


Em caso de inscrição por procuração, o procurador do candidato deverá apresentar documentação original de identificação civil, bem como fornecer seu endereço e telefone para contato.


Inscrição via postal

Será facultada a inscrição via Correios, desde que sejam satisfeitas as seguintes condições:

I- encaminhamento do requerimento e de toda a documentação necessária relacionada no item 4.6 do presente Edital, para o endereço indicado no Quadro 1, mediante Aviso de Recebimento-AR;

II- somente serão considerados inscritos os candidatos cuja documentação seja recebida dentro do prazo previsto no presente Edital, não se responsabilizando a UFMG por eventuais atrasos ou extravio da documentação.

Nesse caso, do Termo de Inscrição, constarão a data de postagem, a data e o horário do recebimento da correspondência.

Serão enviados via postal ao candidato cuja inscrição for efetuada pelos Correios, no endereço informado, o Protocolo de Inscrição e os demais documentos previstos no item 4.10 deste Edital, mediante Aviso de Recebimento-AR.

Programa:

1. História, Teoria e Deontologia da Restauração.

2. Técnicas e materiais constitutivos de pinturas e de esculturas: metodologia para identificação e documentação.

3. Metodologia científica, tecnológica e documental para exames de pinturas e de esculturas.

4. Agentes e causas de deterioração de pinturas e de esculturas.

5. Tipologia de deteriorações de pinturas e de esculturas.

6. Intervenções estruturais em pinturas e esculturas (conceitos, critérios, materiais e técnicas).

7. Intervenções estéticas em pinturas e de esculturas (conceitos, critérios, materiais e técnicas).

8. Conservação-restauração de pinturas e de esculturas modernas e contemporâneas (critérios, materiais e técnicas).

PROVA PRÁTICA

CRITÉRIOS E METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

A prova será realizada para todos os candidatos no mesmo dia. Para o início da realização da Prova Prática todos os candidatos deverão estar no local e horário que serão determinados previamente após o resultado da prova escrita (eliminatória). A Prova Prática será realizada na área de conhecimento de conservação-restauração de pintura e de conservação-restauração de escultura, nas quais os candidatos atuarão, a fim de comprovar o domínio sobre atividades do cargo, observados os critérios de avaliação definidos neste edital. A Prova Prática consistirá no cumprimento da execução total de procedimentos de conservação-restauração em simulados de pintura e de escultura, os quais serão apresentados para os candidatos no momento da prova. A Prova terá um total de cinco horas de duração. A primeira hora será para a escrita da análise do estado de conservação do simulado e para a elaboração da justificativa dos procedimentos de conservação-restauração a serem executados e da utilização dos Equipamento de Proteção Individual (EPI). Ao término da primeira hora a análise e as justificativas deverão ser entregues para um membro da banca. As quatro horas restantes serão para a execução dos procedimentos previamente propostos e justificados. Os candidatos deverão trazer e usar EPI, listados a seguir, para a execução dos procedimentos: jaleco (guarda-pó), luvas para procedimentos, máscaras contra particulados, máscara contra vapores orgânicos e óculos de proteção. A não existência e devida utilização dos EPI implicará na não execução da Prova Prática.

Os candidatos deverão trazer os seguintes instrumentos para a realização da Prova Prática: espátulas odontológicas, bisturis, pinças, trinchas, pincéis, lupa, tesoura, caneta esferográfica azul e paleta sem uso anterior (limpa).

INSTRUMENTOS A SEREM DISPONIBILIZADOS: seringas, sargentos, pesos, placas de vidro, vidrarias de laboratório.

EQUIPAMENTOS A SEREM DISPONIBILIZADOS: espátula térmica e luminária.

METODOLOGIA DE AFERIÇÃO PARA AVALIAÇÃO DOS CANDIDATOS: A prova avaliará os procedimentos realizados por cada candidato, levando-se em consideração a capacidade técnica e teórica dos seguintes critérios:

A Prova Prática é de caráter classificatório e será avaliada de 0 a 100 pontos conforme os critérios elencados a seguir:

CRITÉRIOS

PONTUAÇÃO MÁXIMA

1. Avaliação da definição e da justificativa dos materiais e das técnicas a serem adotados pelos candidatos nos procedimentos de conservação-restauração de pintura e escultura.

20 pontos

2. Habilidade para o manuseio e domínio com os equipamentos, materiais e utensílios para execução das técnicas propostas.

15 pontos

3. Domínio metodológico da técnica e dos materiais aplicados na execução dos procedimentos de conservação-restauração realizados.

15 pontos

4. Capacidade de administração do tempo para a execução dos procedimentos de conservação-restauração a serem realizados.

15 pontos

5. Capacidade de desenvolvimento da atividade técnica, considerando a técnica, os materiais e o aspecto estético final da intervenção realizada no objeto.

30 pontos

6. Uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) durante a execução dos procedimentos de conservação-restauração.

5 pontos

 

Links

Guia de Recolhimento da União

Resolução Complementar 02/2013

Resolução 13/2010, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2010

Programa Conservação-restauração de pintura e de escultura

Decreto 6.944/2009

Edital 593, de 9 de novembro de 2018

Termo de requerimento de inscrição

Tabela de Pontuação da Prova de Títulos

CRITÉRIOS E METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO PARA PROVA PRÁTICA