Apresentação do Curso

Artes Visuais

O curso de Artes Visuais abrange o ensino e a aprendizagem das Artes Visuais, buscando formar profissionais envolvidos no processo de produção, pesquisa, crítica e ensino das Artes Visuais, desafiadores e pesquisadores da produção artística, do pensamento crítico e do ensino de arte, seja pela atividade de Licenciado em Artes Visuais, ou pela de Bacharel em Artes Visuais, nas habilitações de Artes Gráficas, Desenho, Escultura, Gravura e Pintura. Associa as expressões tradicionais da formação do artista plástico às mídias contemporâneas, embasando sua formação por aprofundada reflexão teórica e crítica, na medida em que as atividades propostas ao longo do curso contemplam o entrelaçamento teórico-prático em todos os períodos dessa formação.

Número de vagas por semestre: 40

Bacharelado em  Artes  Visuais

A proposta pedagógica do Bacharelado é a de um sistema articulado que compreende uma visão geral das expressões visuais da arte e o aprofundamento sucessivo da(s) expressões escolhida(s). Esse aprofundamento contempla a construção de fazeres e saberes específicos, por meio de materiais, técnicas, suportes e o efetivo questionamento de uma ideia plástico/visual que, ao se processar, se inventa enquanto se forma. Tal campo é ampliado pelo conhecimento e formação históricos, teóricos e críticos da arte, os quais o aluno acessa em seus processos artísticos. Na formação do aluno, a experimentação e produção se constroem em diálogo com outras expressões correlatas e complementares, pelo estímulo propiciado pelas disciplinas optativas de seu curso, pelas disciplinas eletivas cursadas por meio da escolha de uma formação do tipo livre ou complementar.

O curso está programado para ser integralizado em oito semestres (4 anos), sendo dois semestres para o ciclo básico e seis para a habilitação pretendida. O aluno só poderá fazer sua opção em uma modalidade/habilitação após concluir o ciclo básico. Só é permitido cursar uma habilitação por vez. Com a passibilidade de integralizar o curso em no mínimo 8 semestres e no máximo 14 semestres, o estudante graduado, tendo disponibilidade de tempo, poderá solicitar continuidade de estudos, para concluir outra habilitação ou modalidade.

Modalidade: presencial
Turno: diurno
Duração: mínimo de 8 semestres, máximo de 14 semestres

Licenciatura em Artes Visuais

Curso diurno com duração prevista de 8 semestres, sendo os primeiros os básicos, comuns tanto ao Bacharelado quanto à Licenciatura. Nos 4 semestres finais, o aluno faz disciplinas na EBA e na Faculdade de Educação, complementando sua formação pedagógica.

Modalidade: presencial
Turno: diurno
Duração: mínimo de 8 semestres, máximo de 14 semestres

Perfil do egresso

O profissional formado pelo curso de Artes Visuais da UFMG é apto a desenvolver atividade artística compatível com a área/habilitação de sua formação, sendo igualmente capaz de investir numa formação continuada de modo assistemático, como pesquisador em Instituições de Ensino Superior, ou de forma livre. O bacharel em Artes Visuais formado na EBA/UFMG pode atuar como artista plástico junto ao mercado de arte ou na indústria cultural; em espaços artístico-culturais; em empresas dos meios de comunicação visual; em fundações culturais e museus; em galerias de arte. De forma autônoma, pode atuar em empresa própria ou prestando consultoria como ilustrador, desenhista, arte finalista, designer gráfico, fotógrafo, diretor de arte, cenógrafo, gestor cultural, crítico de arte, curador etc. Além disso, como Arte/Educador pode atuar em espaços de educação não-formal, como escolas de arte, museus, ateliês, academias e galerias de arte; em empresas que demandem sua formação específica e em instituições que desenvolvem pesquisas educacionais.

Ao se ensinar e aprender arte, é preciso que se assegure continuidade e ruptura, garantindo uma prática artística/pedagógica consistente, responsável e respeitável. O egresso do curso deve ser pessoa inserida no contexto artístico como forma de viver e ter como componente importante em sua vida cotidiana a experiência estética. Em arte, lida-se não somente com conhecimento específico, com sensibilidade e com emoção, com identidade e com subjetividade, mas também, e certamente, com o pensamento. O conhecimento da produção humana do tempo passado deve estar comprometido com a produção de obras e/ou de um ensino contemporâneo, que leve em conta as manifestações da arte no âmbito de nosso tempo e espaço, ou seja, do cotidiano social/cultural/individual de quem produz, ensina/aprende.