Formação Complementar Aberta (FCA)

O que é a Formação Complementar Aberta (FCA)?

A Formação Complementar Aberta (FCA) integra um conjunto de conhecimentos conexos de um determinado campo profissional, normalmente realizado através de atividades acadêmicas em outro(s) curso(s) de graduação da UFMG. Baseia-se na possibilidade de escolha de uma complementação da formação específica, mediante aquisição de saberes em áreas afins. A FCA, com base nas atividades acadêmicas, parte de proposição do aluno, condicionada à autorização do Colegiado.

Como solicitar a FCA em outro(s) curso(s) (para estudantes de Artes Visuais)

Para realizar o percurso de Formação Complementar Aberta, o estudante deverá: (1) verificar se o(s) curso(s) da formação pretendida fornece(m) vagas para Formação Complementar Aberta/Formação Livre; (2) enviar o requerimento de mudança de percurso, exclusivamente através da tarefa disponibilizada no Moodle do Colegiado, contendo uma relação das disciplinas que deseja cursar e uma justificativa para a solicitação; (3) aguardar a análise da Coordenação, que irá encaminhar o requerimento para o(s) Colegiado(s) do(s) outro(s) curso(s); e (4) caso os Colegiados aprovem o pedido, aguardar o lançamento da alteração de percurso. O requerimento deverá ser enviado durante o período de mudança de percurso curricular.

Como solicitar a FCA em Artes Visuais (para estudantes de outros cursos)

O estudante deverá entrar em contato com o Colegiado do seu curso, solicitando a FCA; caso o requerimento seja deferido, o Colegiado do estudante deverá encaminhar ao Colegiado de Artes Visuais um processo no SEI-UFMG, com a solicitação do estudante, para análise e possível deferimento.