GREVE na UFMG

Os Servidores Técnico-Administrativos em Educação da UFMG e IFMG, deflagraram greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em Assembleia Sindical Geral realizada na Escadaria da Reitoria da UFMG, no Campus Pampulha, em Belo Horizonte no dia 11/03/2024.

Os Servidores da Biblioteca Belas Artes aderiram ao movimento, e diante deste fato o setor encontra-se com suas atividades paralisadas. Contamos com a compreensão de todos(as). Mais informações no site do Sindifes .

Nova Biblioteca Belas Artes

A Biblioteca “Professor Marcello de Vasconcellos Coelho” da Escola de Belas Artes da UFMG, foi transferida para o, recém inaugurado, Bloco F, Anexo 1, sala F110 (andar térreo). A Biblioteca foi equipada com sala Estação Multimídia, sala com cabines individuais, sala para Estudo em Grupo, Terminais de Consulta ao Catálogo Pergamum, Terminal de Consulta com Acessibilidade; e cabines e mesas de estudo/leitura próximos às janelas, proporcionando maior conforto a seus usuários. É importante salientar que os computadores de uso comum que faziam parte da antiga Biblioteca, foram transferidos para o Laborátorio LIG, localizado no prédio principal da EBA; além disso, o acervo do “Setor de Multimeios e Coleções Especiais” foi transferido para a sala F101, localizada próxima a nova Biblioteca, contudo seu acesso passou a ser restrito, e mediante solicitação no balcão de empréstimo ou por e-mail.

Esperamos a visita de todos(as)!

Confira algumas imagens da nova Biblioteca da Escola de Belas Artes:

‘Ocupação Paulo Nazareth’, na FaE, é reaberta à visitação

Projeto de formação artística e pedagógica promove encontro entre arte e educação.

A biblioteca da Faculdade de Educação da UFMG transformou-se em um grande pavilhão de arte. Esse é um dos espaços na Unidade, localizado no campus Pampulha, que sedia a exposição  Pedagogia – Ocupação Paulo Nazareth , reaberta nesta semana à visitação da comunidade acadêmica e do público externo. O projeto de formação artística e pedagógica reúne obras, algumas inéditas, do artista de renome internacional que mora em Santa Luzia, Minas Gerais.

A exposição Corte-seco , no Espaço Arteducação, reúne 120 desenhos feitos por Paulo Nazareth que retratam pessoas importantes que, em algum momento, foram apagadas dos cânones históricos.

Em entrevista para a TV UFMG, o artista Paulo Nazareth, a curadora do projeto, a professora Daniele de Sá Alves, a diretora da Faculdade de Educação, Andréa Moreno, e a monitora e estudante de Belas Artes, Thalita Amorim, falam da ocupação artística.

Quem é Paulo Nazareth
Bacharel em Desenho e Gravura pela Escola de Belas Artes da UFMG, o artista Paulo Nazareth, natural de Governador Valadares, tem ateliê localizado no bairro Palmital, município de Santa Luzia, Minas Gerais. É um artista andarilho, performático, cuja obra busca estimular o debate sobre questões raciais, nacionais e continentais, rompendo barreiras políticas, sociais e linguísticas.

Um de seus trabalhos mais conhecidos é a série de fotografias Notícias da América (2011/2012), resultado de uma viagem na qual percorreu o pé todo a América Latina em direção aos Estados Unidos. Nazareth tem feito exposições individuais e coletivas no Brasil e em outros vários países.  

A agenda detalhada da “Pedagogia-Ocupação Paulo Nazarteh” pode ser acompanhada no site do projeto e em seu  perfil do Instagram . Para agendar uma visita mediada, o interessado deverá entrar em contato pelo e-mail ocupacaoartisticanafae.ufmg@gmail.com.

Fonte: Portal UFMG – Soraya Fideles (produção e edição de conteúdo), Lucas Tunes (cinegrafista) e Marcelo Duarte (edição de vídeo).

Biblioteca "Professor Marcello de Vasconcellos Coelho" da Escola de Belas Artes da UFMG