Isabela Prado lança livro sobre projeto de sinalização dos córregos canalizados de BH

07/10/2022 às 19:52.

Entre 2018 e 2021, Isabela Prado realizou uma intervenção urbana permanente nas ruas da capital mineira (Aline Xavier/Divulgação)

Entre 2018 e 2021, Isabela Prado realizou uma intervenção urbana permanente nas ruas da capital mineira.

A artista mineira Isabela Prado lança, na manhã deste sábado, na Academia Mneira de Letras (AML), a partir das 10h, o livro “Sobre o Rio”, que discuite a intervenção urbana permanente que realizou em Belo Horizonte, sinalizando com placas os “córregos invisíveis” do perímetro central da capital.

Além de registrar o histórico da obra da artista e professora da Escola de Belas Artes da UFMG, a publicação reúne textos inéditos de autores especializados. Durante o lançamento, Isabela participa de uma conversa com o público, acompanhada por Michele Arroyo e Roberto Monte-Mór, autores de alguns dos textos.

Entre 2018 e 2021, Isabela Prado realizou o projeto “Sobre o Rio: uma Intervenção Urbana Permanente nas Ruas da Capital Mineira”. Ele compõe a trajetória de autora que, desde 2006, desenvolve diferentes proposições artísticas sobre a presença hidrográfica na cidade. O conjunto destes trabalhos se desdobrou numa pesquisa mais ampla chamada “Entre Rios e Ruas”, que nos convida a refletir a dinâmica hídrica e hidrográfica na cidade, de forma crítica, a partir de um olhar sensível.

A produção de Isabela aponta para os desdobramentos afetivos e históricos das relações estabelecidas entre ambiente e habitantes do espaço urbano. “Sobre o rio tem um caráter público, pois é executado nas ruas. Dá visibilidade a algo que está invisível e reinsere os córregos como elemento da paisagem da cidade. A partir do momento em que a presença dos córregos é identificada, relembrada, por meio das placas de sinalização, sua existência passa a ser algo natural, reconhecida pelos cidadãos que transitam em Belo Horizonte”, afirma.

Isabela Prado é artista visual, mestre em Artes pela Indiana University (EUA) e professora da Escola de Belas Artes da UFMG. Participou de programas de residência artística em diversos países e de exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Foi contemplada com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011, com o projeto Entre Rios e Ruas. Em 2016, publicou o livro Lição: se essa rua fosse um rio. Artista finalista do Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas 2019. Autora do projeto de intervenção urbana Sobre o rio (2018-2021).

Lançamento do livro “Sobre o Rio”, de Isabela Prado. Neste sábado, dia 08/10/2022, das 10h às 13h, na Academia Mineira de Letras.(Rua da Bahia, 1466, Lourdes)

Fonte: Jornal Hoje em Dia / Aline Xavier