O curso de Cinema de Animação e Artes Digitais da UFMG tem por objetivo formar cidadãos para criação, crítica, produção e difusão de obras artísticas e de conhecimento, prático e teórico, no campo do Cinema de Animação e das Artes Digitais, visando sempre atuação ética, amadurecimento estético, sensibilidade humanística e responsabilidade social.
O CAAD insere-se em um contexto histórico e social de ampliação e intensificação das interações sociais mediadas por mídias e conteúdos audiovisuais. No início deste século, a difusão e popularização de dispositivos computacionais móveis, somados à infraestrutura conectiva e à ampliação da presença de telas digitais nos ambientes urbanos e domésticos levaram não só a um aumento da demanda por conteúdos audiovisuais como, também, a um processo de acelerada transformação de linguagem e estética. Mesmo ao longo destes primeiros 12 anos de implementação do curso, mudanças significativas podem ser observadas no campo como, para citar apenas algumas: a consolidação do circuito audiovisual de streaming; a introdução de mídias móveis, como os smartphones, como plataformas audiovisuais e interativas; e a entrada da realidade virtual no mercado de consumo.
Este contexto traz demandas importantes para os profissionais do cinema de animação e das artes digitais. A ampliação e diversificação dos dispositivos e dos contextos de exibição audiovisual tornam sua atividade altamente demandada na contemporaneidade. Simultaneamente, tal dinâmica demanda atualização permanente destes profissionais, além de representarem oportunidade para que assumam protagonismo nas transformações e inovações técnicas, estéticas e de linguagem ou, ainda, de inovação dos circuitos de produção e exibição.
Diante deste cenário, o CAAD busca formar profissionais que possuam não apenas domínio técnico e capacidade de criação artística e autoral (individualmente ou em equipe) como, também, que consigam lidar com as transformações observadas nesse contexto. Para tanto, é importante que possuam autonomia intelectual, crítica e reflexiva, que o habilitem à aprendizagem continuada, além da capacidade para, desde já, transitar entre diferentes plataformas midiáticas e tecnológicas e seus respectivos procedimentos de produção e suas características particulares de estética e linguagem.
Destaca-se, ainda, a importância do desenvolvimento da cidadania conjugada à inserção destes profissionais nos contextos regional e nacional, porém mantendo o diálogo e interlocução com uma perspectiva internacional. Este aspecto torna-se especialmente desafiador diante da dispersão geográfica dos processos de produção e de circulação ocasionada pelos processos de transformação acima descritos. Entretanto, justamente por tal dinâmica de ampla visibilidade e circulação, demanda-se deste profissional uma conduta ética e uma sensibilidade humanística, social e estética apurada para que consiga se atentar ao modo como sua produção artística se relaciona com diferentes culturas, identidades e realidades sociais.
Perfil do profissional egresso
O egresso do curso de Cinema de Animação e Arte Digitais deve possuir habilidades, competências e capacidades gerais que lhe permitam atuar eficientemente seja no mercado de trabalho ou mesmo na carreira acadêmica. Quanto à especificidade das habilidades, competências e capacidades, o CAAD destaca os seguintes pontos.
Habilidades e competências gerais:
- criatividade;
- capacidade de expressão autoral;
- sensibilidade humanística, social e estética;
- conduta ética;
- capacidade de autocrítica;
- capacidade de reflexão e interpretação crítica em diferentes linguagens;
- capacidade de análise e de síntese em diferentes linguagens;
- capacidade de aplicação criativa e crítica das técnicas;
- disposição colaborativa para o trabalho em equipe;
- disposição para o diálogo interdisciplinar;
- capacidade de aprendizagem continuada e independente;
- atitude pró-ativa para resolução de problemas;
- disposição inovadora diante de contextos diferenciados.
Habilidades e competências específicas:
- capacidade de desenvolver projetos – individuais ou em equipe – de produção artística em animação para diferentes gêneros, formatos e mídias;
- capacidade de desenvolver pesquisas nos campos relacionados à arte da animação, ao cinema e às artes digitais;
- domínio dos processos de produção da animação nas indústrias criativas;
- domínio crítico e criativo das tecnologias, metodologias e procedimentos dos processos de realização da animação em seus diferentes formatos e mídias;
- capacidade de articular, de forma interdisciplinar, as diferentes áreas do conhecimento relacionadas a seu campo artístico;
- capacidade de integrar ações de extensão universitária nos campos relacionados à arte da animação, ao cinema e às artes digitais;
- capacidade de desenvolver ações na interface entre seu campo de conhecimento e a sociedade (oficinas, cursos, eventos etc.).
Mais especificamente, o egresso do curso de Cinema de Animação e Artes Digitais é capacitado para atuar em diferentes campos:
- animação autoral e experimental, em diferentes formatos e mídias;
- animação de elementos gráficos para diferentes formatos e mídias;
- concepção visual e animação para cinema (independente e industrial);
- concepção visual e animação para filmes publicitários e institucionais;
- concepção visual e animação para produtos educacionais;
- concepção, arte e animação para mídias interativas, plataformas digitais e mídias computacionais emergentes;
- concepção, arte e animação para jogos digitais e aplicativos de realidade virtual e aumentada.