“Um Dia de Todos os Dias: O Racismo Estrutural em Foco na Mostra ‘A Cidade em Movimento’ da 18ª CineBH”

Sobre o filme

UM DIA DE TODOS OS DIAS” é um curta-metragem híbrido, entre o experimental e o documentário, que revela uma das muitas facetas do racismo estrutural no cotidiano das pessoas negras no Brasil. Dirigido por Fábio Narciso, o filme integra a Mostra “A Cidade em Movimento“, na 18ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte. A narrativa parte de um episódio aparentemente banal: uma ida a um shopping em Belo Horizonte. Dentro de uma loja de roupas, conhecida por casos de discriminação racial, o diretor é abordado por uma vendedora que, ao vê-lo olhando as araras, dispara: “Isso aqui não é promoção não, tá?”.

Com narração do próprio diretor e áudios reais trocados com um amigo antes e depois do incidente, o filme expõe como o racismo, muitas vezes sutil e disfarçado, está profundamente arraigado nas interações cotidianas no Brasil. Além de denunciar, o curta revela os efeitos psicológicos e emocionais desse racismo velado na vida de quem o sofre.

 “Fiquei parado, sem saber se o que aconteceu foi algo natural. Saí da loja, mas depois resolvi voltar. Fui até ela para questionar, mas me sentia culpado por pensar aquilo… afinal, ela foi até muito educada.”

O filme também levanta discussões complexas, como a identidade e a perpetuação do preconceito, inclusive dentro da própria comunidade negra. Através de imagens do cotidiano da cidade de Belo Horizonte, destacando a constante subordinação imposta às pessoas negras, o curta confronta o espectador com uma realidade que é invisível para muitos, mas dolorosamente evidente para aqueles que a vivem diariamente.

Confira o teaser do filme:

Dia do evento: 27/09, Sexta-Feira

Horário: 19:30

Site: https://cinebh.com.br/filme/um-dia-de-todos-os-dias/

Organizador: Universo Produção

Sobre o diretor

Fábio Narciso é graduado em Cinema de Animação e Artes Digitais pela UFMG. Além de “Um dia de todos os dias”, já dirigiu outros três curtas-metragens, entre eles “Melhor de Três”, vencedor do 8° Prêmio Humberto Mauro “Curtas de Invenção”.