Socine 2024

As inscrições de trabalhos para a Socine 2024 foram prorrogadas até 31 de março. O encontro será de 22 a 25 de outubro na UFMS, em Campo Grande. Aproveito o ensejo para reforçar o convite para a participação no Seminário Temático “Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual”, coordenado por mim, Jô Levy (UEG), pela Carolina Amaral (PUC-RJ/UFF) e Pablo Gonçalo (UnB).

Os eixos temáticos são:

– História do roteiro audiovisual: investigação das formas textuais ou lítero-imagéticas que se desenvolveram no campo do cinema e do audiovisual (MARAS, 2009; PRICE, 2013, ROMANZOTI, 2021);

– Métodos e processos de criação: concepções de ensino e metodologias aplicadas na formação de roteiristas,  estudo dos procedimentos e das escolhas criativas, que orientam a escrita dos roteiristas e sua relação com a produção concreta da obra audiovisual, métodos contemporâneos de escrita audiovisual e sua interface com novas tecnologias, como videogames, realidade virtual, inteligência artificial, etc. (SALLES, 2006, 2016; MACDONALD, 2013; LEVY, 2021;)

– Roteiro no audiovisual brasileiro e questões transversais: regionalização, coproduções, o papel dos roteiristas no audiovisual brasileiro, bem como das questões de representatividade de gênero, raça, classe, etc (NELMES & SELBO, 2015; WREYFORD, 2018);

– Poéticas do roteiro: investigação da escrita audiovisual em seus diversos formatos e suportes – como animação, televisão, internet e mídias digitais – e na sua relação com as demandas dos meios de produção audiovisual; análise do estilo particular de roteiristas; estudos comparativos entre texto escrito e obra audiovisual, diálogos entre cinema e literatura, matrizes de gênero e convenções narrativas ( JOHANN, 2015; BANKS, 2015; GONÇALO, 2016; LEAL, 2022; AMARAL, 2021).
Fica aqui o convite para o encontro, a troca de ideias e o compartilhamento das investigações acerca dos estudos de roteiro e escrita audiovisual.
abraços
Socine_ST estudos de roteiro e escrita audiovisual_chamada2.png