BOLSAS DE TREINAMENTO TÉCNICO NÍVEL 4 A –  PROJETO TEMÁTICO FAPESP 2022/06032-0 – INSCRIÇÕES DE 19 A 25 DE JUNHO

• 19 de junho de 2024
  • Processo Aberto

PROJETO TEMÁTICO FAPESP 2022/06032-0 – Audiovisual, História e Preservação: o lugar dos cinejornais e das telerreportagens brasileiros na construção da memória (1946 – 1974)

Seleção de dois Bolsistas Técnicos – Nível 4 A para atuar na análise, preparação e digitalização de obras audiovisuais em película.

SOBRE

O Projeto Temático tem por objetivo promover pesquisas sobre as representações de eventos históricos e grupos sociais, o imaginário e os discursos culturais e políticos delas recorrentes, a partir da coleção Cine Jornal Informativo (1946-1954), dos cinejornais do Fundo Atlântida (1955-1974) e do Fundo Canal 100 (1959-1974); e das telerreportagens exibidas pela TV TUPI (1950-1974), documentação pertencente à Cinemateca Brasileira. Sob a responsabilidade do Prof. Dr. Eduardo Victorio Morettin (ECA-USP), a proposta apresenta dois eixos de investigação: audiovisual e história; e preservação audiovisual. A Cinemateca Brasileira integra o projeto, juntamente com a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP – Campus de Franca).

Os bolsistas não terão vínculo empregatício com a Cinemateca Brasileira e a Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC).

Quantidade: 02 (duas) bolsas

Regime de contratação: Bolsa TT-4 A Fapesp, duração de seis meses, renováveis por até mais seis meses.
Valor da bolsa: R$6.242,40
Carga horária: 40 horas semanais

Horário de trabalho: segunda a sexta-feira – 09h às 18h

ATRIBUIÇÕES

• Realizar comparação, análise, seleção, preparação, digitalização e processamento digital de matrizes em película cinematográfica.
  • Definir as etapas e máquinas para a duplicação digital de imagem e som conforme as características dos materiais em película.
  • Realizar o controle de qualidade dos materiais digitais produzidos pelo Laboratório de Imagem e Som.
  • Realizar análise técnica de filmes cinematográficos.
  • Elaborar fichas técnicas de análise.
  • Atualizar as informações técnicas nos sistemas de dados da Cinemateca Brasileira.
  • Elaborar documentação e relatórios técnicos

REQUISITOS

Ensino superior completo, preferencialmente em Audiovisual, Ciências Humanas ou Ciências Humanas Aplicadas, e formação complementar na área.

Mínimo quatro anos de experiência em pesquisa ou experiência profissional após a graduação, ou com título de mestre, ambos em área relacionada à Preservação Audiovisual, Ciências Humanas ou Ciências Humanas Aplicadas.

• Habilidades e conhecimentos específicos: Processo fotográficos e audiovisuais.
  • Restauração de imagem e som.
  • Documentação e pesquisa técnica.
  • Conhecimentos gerais de história e cinema.
  • Processos de deterioração de materiais audiovisuais.
  • Preservação digital, química.
  • Manutenção preventiva de equipamentos de imagem e som.
  • Boa comunicação oral e escrita.
  • Inglês
  • Pacote Office e Libre Office nível usuário.
  • Sistema de banco de dados.
  • Softwares de manipulação de imagem e som.

Faça sua inscrição através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfh0E_RFMcItQ3TPHzao93b-t22Fqj-9jG_pZ83iD89vxxHjQ/viewform, até 25 de junho de 2024.