Movimento Arte Viva – Apoio

Prezados(as),

Sou Zé Pedro Rosa, representando a Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Em nome do Movimento Arte Viva, escrevo para informar sobre nossa mobilização acerca do PL 2338, que acreditamos ser prejudicial para os trabalhadores da cultura. Nosso objetivo é reunir diversas associações profissionais para lutar por uma regulamentação justa da Inteligência Artificial (IA) no Brasil.

No cenário contemporâneo, observamos uma crescente precarização do trabalho artístico devido ao uso indevido e não autorizado de obras de artistas para o treinamento de algoritmos de IA por grandes empresas tecnológicas. Este fenômeno não apenas compromete os direitos autorais dos criadores, mas também gera uma competição injusta e desleal com os profissionais da animação, resultando em condições de trabalho cada vez mais precárias.

O Movimento Arte Viva surge como uma resposta a essa realidade, visando promover a união e a organização dos trabalhadores da animação e de setores artísticos em prol da defesa de seus direitos e interesses

Recentemente, fomos surpreendidos pela redução das audiências públicas sobre o PL 2883, o que nos impede de apresentar nossas sugestões e preocupações. Até o momento, apenas defensores da não-regulamentação foram ouvidos, sem a participação dos trabalhadores da cultura, o setor mais afetado pela falta de regulamentação.

Solicitamos urgentemente espaço para nossa voz acerca da última audiência, prevista para 03 de julho. O uso desenfreado de IA Generativa representa um grande risco para os trabalhadores do setor cultural, pois suas obras são usadas sem permissão, créditos ou compensação justa.

Convidamos a imprensa a cobrir nossa mobilização e divulgar nossa causa. Em anexo, enviamos nosso release, a gravação e a ata da última reunião.

É instituição e quer somar ao movimento? Entre em contato com a gente!
[MATERIAIS DE DIVULGAÇÃO][RELEASE OFICIAL]

Estamos aberto para publicações colaborativas através do instagram: @abca.animacao e @unidad.br

Agradecemos sua atenção e apoio.

Assinam o movimento:

ABRA (Associação Brasileira de Autores Roteiristas), UTAB (União dos
Trabalhadores da Animação Brasileira), UNIDAD (União Democrática de Artistas
Digitais), ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação), EDT (Associação
de Profissionais de Edição Audiovisual), APACI (Associação Paulista de Cineastas),
Movimento Dublagem Viva, Coletivo Akamanto, Guilda dos Quadrinhos,
MusImagem (Associação Brasileira de Compositores de Música para Audiovisual)
e o movimento Arte Ès Ética de países hispânicos.