Educação na Praça- Astronomia para professores do Ensino Fundamental I Parte 2

A origem do Sistema Solar, que se formou há cerca de 4,5 bilhões de anos, continua a encantar a humanidade, revelando informações já conhecidas e aspectos ainda em estudo. Após uma edição que tratou das descobertas mais importantes da astronomia, em abril, o Espaço do Conhecimento UFMG realiza um novo encontro do projeto “Educação na Praça” para discutir a origem e os corpos celestes do complexo e fascinante Sistema que abriga o planeta Terra. A atividade “Astronomia para professores do Ensino Fundamental I – Parte 2” será realizada no dia 31 de agosto (sábado), às 14h.

Com o objetivo de proporcionar uma ação formativa para educadores e trabalhadores da educação e da cultura, o bate-papo irá abordar o conhecimento atual sobre o Sistema Solar e as características de diferentes astros do céu noturno. Durante o encontro, também serão discutidas as distâncias astronômicas, as constelações, a diferença entre meteoros, meteoritos e meteoroides, as estruturas que formam o Sistema Solar e a composição dos cometas.

A roda de conversa será conduzida por Diógenes Martins Pires, licenciado em Física e mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Diógenes possui vasta experiência como educador em espaços formais, não formais e informais. Atuou como Assistente Educacional no Núcleo de Astronomia do Espaço do Conhecimento UFMG e em escolas públicas e  particulares de Belo Horizonte. Há mais de uma década, dedica-se ao ensino de Física e Astronomia, à divulgação científica, à pesquisa e ao desenvolvimento de materiais educacionais, incluindo a autoria de três capítulos para o livro de oficinas do Espaço do Conhecimento. Em seu trabalho, busca uma abordagem pedagógica inovadora e um compromisso com a aprendizagem contínua, focando em capacitar os alunos para se tornarem cidadãos informados, autônomos e preparados para enfrentar os desafios do mundo atual.

A participação, limitada a 40 vagas, ocorrerá mediante inscrição prévia em formulário on-line. O bate-papo, direcionado a alunos de licenciatura, professores da rede de educação básica, educadores de museus e demais interessados, será acessível na Língua Brasileira de Sinais e contará com emissão de certificados para os participantes.

Serviço: Educação na Praça: Astronomia para professores do Ensino Fundamental I – Parte 2Quando: 31/08 (sábado), às 14hPúblico: Alunos de licenciatura, professores da educação básica, educadores de museus, interessados pelo ensino de astronomia e demais públicosDuração aproximada: 2hNúmero de vagas: Até 40 participantesInscrições: https://forms.gle/agtVqbHC5FneuzEm8     Onde: Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários)

Jonathan Barboza
Assistente do Núcleo de Ações Educativas, Acessibilidade e Estudos de Público