Exposição de Andrea Lanna na Galeria Lemos de Sá – Espaço 356.

Com imenso prazer convidamos todas e todos para exposição de Andrea Lanna na Galeria Lemos de Sá – Espaço 356. Apresentamos uma série de acrílicas sobre papel, realizadas entre 2021 e 2022, em Belo Horizonte. É uma experiência pura apreendida do ponto de vista do acontecimento, o que requer um caráter neutro para a contemplação, entregar-se à precocidade das imagens, para testemunhar, absorver para além do fazedor que trabalha nesses conteúdos; de demandas da dúvida, da dor, do amor, da sexualidade, e que por meio da materialidade, demonstra vários planos dessa mesma experiência.

São recortes em branco, de dimensões diversas, com registros, gestos em várias tonalidades da cor vermelha, que remetem à natureza, corpo, veias que são galhos e folhas, que por si só fazem aproximações, misturando as experiências estéticas e conceituais às nuances do cotidiano. Pela repetição alcançar a diferença, uma metáfora da performance da artista; em exercícios e elaboração para uma escrita visual ou para um texto, de construção. São operações que conduzem à percepção de transcendências, que nos retiram do círculo que insiste em nos aforquilhar, para uma amplitude maior das nossas possiblidades e de consciência.

Considerar que o ato de liberdade exercido em um determinado momento histórico, em outro tempo pode ser revisto e ser compreendido de outro ponto de vista. Transitamos por uma rede mais fina de difusão da sensibilidade, a identidade do artista tenta dar ao olho e ao espectador uma confirmação da existência. Estar presente diante de uma obra de arte é estar ausente de si mesmo.

O olhar eleva o plano da parede da galeria, não como um imperativo, mas como um acesso ao real, mediatizado por discursos que se constroem por meio do quadro, da tela, do espaço, das alteridades nessa passagem do privado ao público. Esse mundo tal como o vemos está passando. Imagens são registros permanentes, de tempos diversos.

É fundamental a convivência com outros modos de pensar, e aqueles expressos por meio das obras de outros artistas; muitos desses aprendizados nos impulsionam, amadurecem a reserva crítica, no conhecimento, no estudo da história da arte, da psicanálise, da literatura, do teatro, do cinema, da filosofia, da poesia; em um aprimoramento para o que há de humano, constante de cada um de nós, no cotidiano do real. Escutar o conselho do bom trabalho. Texto: Andrea Lanna

Curso de Especialização em Ensino de

Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas – CEEAVPrograma de Pós Graduação em Artes – PPG ArtesEscola de Belas Artes  EBA/ UFMG(31) 3409 – 5248www.eba.ufmg.br/ceeav