LABORATÓRIO DE DOCUMENTAÇÃO CIENTÍFICA POR IMAGEM

LOCALIZAÇÃO: 1° andar CECOR/EBA/UFMG

COORDENADOR: Prof. Alexandre Cruz Leão

DOCENTES: Prof. Alexandre Leão, Prof. Luiz Antônio Cruz Souza, Profa. Alessandra Rosado, Profa. Yacy-Ara Froner, Profa. Luciana Bonadio, Profa. Lucienne Elias, Profa. Magali Melleu Sehn.

TÉCNICOS: Cláudio Nadalin

MONITORES: Bolsistas de projetos de extensão, bolsistas de projetos de pesquisa e monitores de graduação.

WEBSITE: ilab.eba.ufmg.br

Ilab

 

OBJETIVO:

Promover e participar de atividades de ensino, pesquisa e extensão, tanto para demandas internas da UFMG como também atendendo a parcerias externas à UFMG.

ENSINO:

O iLAB dá suporte às disciplinas de graduação que têm por finalidade a capacitação na aplicação das técnicas e procedimentos metodológicos específicos da documentação científica por imagem e também atende às demandas dos Trabalhos de Conclusão de Curso e de pesquisas de pós-graduação. Ainda colabora com a graduação de Tecnologia em Radiologia da Escola de Medicina da UFMG, como o apoio na oferta de disciplina específica sobre a aplicação de Radiografia X na área do patrimônio cultural.

DISCIPLINAS

COD

NOME

CARGA HORÁRIA

PERÍODO

FTC 601 Fotografia A

90h

1º Período
APL059

Análise Cientifica da Obra de Arte

60h

4º Período
APL 067 Exames Especiais

30h

5º Período
APL 088 Prática de Conservação

60h

7º Período
FTC002 Tópicos: Fotografia expandida

60h

8º Período
EBA035 Tópicos: Radiografia aplicada a Bens Culturais

15h

7º e 8º Períodos (Curso de Radiologia – Escola de Medicina)

EBA 032

Trabalho de Conclusão de Curso

120h

8 º Período

PESQUISA:

O iLAB gera fotografias em alta resolução, na faixa do visível com gerenciamento de cores, infravermelho, infravermelho falsa cor, fluorescência de ultravioleta, imagens radiográficas, estudo colorimétrico aplicado e digitalização em alta resolução de filmes fotográficos e materiais opacos. É também atividade do Laboratório a realização do tratamento digital das imagens através de softwares específicos e também realizar a organização de imagens digitais através de softwares com alta capacidade de catalogação e que permita a inclusão de metadados. Toda a documentação pode ser gerada em formato digital e em formato impresso, ambos com controle cromático através de ferramentas de gerenciamento de cores.

  • Projeto: “Pesquisa por colorimetria na geração de cores derivadas a partir da cartela de referência cromática QPcard 101 com geração de imagens por Reflectance Transformation Imaging com aplicação em bens culturais”, com orientação de aluno de Iniciação Científica.

  • Pesquisa vinculada ao projeto “A produção de manuscritos adornados no século XVIII”, desenvolvido no LAGRAFI com apoio financeiro da FAPEMIG e do CNPq, para o desenvolvimento e aplicação da tecnologia Reflectance Transformation Imaging (RTI) na análise das técnicas de fabricação e estado de conservação de manuscritos históricos, com orientação de aluno de Iniciação Científica.

  • Pesquisa: “Panoramas da Serra do Espinhaço – um modelo de mapeamento fotográfico da paisagem”, cujo tema foi a base da pesquisa de Doutorado do Prof. Paulo Baptista, coordenador adjunto do iLAB, que atua na área de documentação científica do patrimônio cultural e natural em conjunto com o iLAB desde 2002. Suas pesquisas relacionam-se aos processos de georreferenciamento para aquisição e análise de dados sobre a paisagem natural, integrando as áreas da geografia e do turismo, e foram desenvolvidas com o uso de equipamentos do iLAB para os processos de captura, tratamento e impressão de fotografias em muito alta resolução.

  • A colaboração com a graduação de Tecnologia em Radiologia da Escola de Medicina da UFMG tendo resultou na publicação de um capítulo de livro sobre a aplicação do Raio-X no campo da Preservação.

EXTENSÃO:

  • Apoio a atividades de extensão da Escola de Belas Artes, dando suporte técnico a cursos relacionados à imagem digital (captura e processamento).

  • Desenvolvimento do projeto de extensão intitulado “Orientação Gratuita sobre Documentação Científica por Imagem de Bens Culturais”, aprovado em 2013 e em execução durante todo o ano de 2014, com auxílio de bolsista aluna do Curso de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis. O projeto atendeu dezenas de demandas por consultoria técnica, tanto de professores quanto de alunos.

  • Parceria com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico – IEPHA – para a realização de cursos de Fotografia Digital de Bens Culturais para funcionários da instituição, com a participação de professores e alunos.

  • Parceria com a Fundação Casa de Rui Barbosa – FCRB –, de 2004 a 2014, para apoio tecnológico, realização de palestras e cursos vinculados às atividades de restauração da instituição, sendo esta parceria uma relação de colaboração conduzida pelos professores das áreas afins.

  • Prestação de serviços para a comunidade interna e externa à UFMG, os quais contam com a constante participação de estudantes de graduação e pós-graduação.