LABORATÓRIO DE CONSERVAÇÃO-RESTAURAÇÃO DE ESCULTURA
LOCALIZAÇÃO: 1° andar CECOR/EBA/UFMG
COORDENADOR: Profa. Alessandra Rosado
DOCENTES: Profa. Lucienne Elias, Profa. Luciana Bonadio, Profa. Yacy-Ara Froner, Profa. Amanda Cordeiro, Profa. Giulia Villela Giovani, Profa. Maria Alice Honório Sanna Castello Branco.
MONITORES: monitores a partir do 5º período
Grupos de pesquisa CNPq:
Imagem e Preservação
- http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhepesq.jsp?pesq=1943960329335593
Associação: Centro de Estudos da Imaginária Brasileira – CEIB
- http://www.ceib.org.br/
- https://www.facebook.com/centrodeestudosdaimaginariabrasileira
OBJETIVOS:
Desenvolver atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão na área de conservação-restauração de Esculturas, trabalhando de forma interdisciplinar e integrada aos outros laboratórios do Curso/CECOR, outras unidades, Grupo de Pesquisa, Associações e instituições. Promover Projetos e Convênios para receber obras didáticas para o curso junto às arquidioceses, instituições públicas de patrimônio e instituições públicas museológicas. Promover integração com o Programa de Pós-graduação da Escola de Belas Artes.
ENSINO:
Atende às demandas das disciplinas da área de escultura do Curso de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis trabalhando com docentes, discentes e monitores. O laboratório também fornece infraestrutura para Estagio Docência dos alunos de pós-graduação.
O Convenio com a Arquidiocese de Belo Horizonte e com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico – IEPHA – vem possibilitando a conservação-restauração de obras através das disciplinas dos 5º, 6º e 7º períodos e dos (Trabalhos de Conclusão de Curso) TCC. Esta cooperação tem salvado obras do patrimônio cultural de Minas gerais que necessitavam urgentemente de preservação, especialmente aquelas resgatadas pelo Ministério Público e Polícia Federal.
O ensino da conservação-restauração da escultura tem recentemente ampliado seu campo de atuação em obras modernas e contemporâneas, abordando materiais e técnicas diversas como gesso, metal, cerâmica, argamassas e outros.
A parceria com o CEIB possibilita aos alunos participação em suas atividades, estágios junto à diretoria e já intermediou a conservação restauração de obras importantes do patrimônio, como esculturas de Aleijadinho, que receberam tratamentos de conservação-restauração durante Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC),
DISCIPLINAS
COD |
NOME |
CARGA HORÁRIA |
PERÍODO |
APL061 |
Consolidação de Policromias |
45h |
5º período |
APL062 |
Técnicas e Materiais em Escultura Policromada |
45h |
5º período |
APL063 |
Seminário – Botânica |
30h |
5º período |
APL080 |
Técnicas e Materiais de Douramento |
45h |
5º período |
APL071 |
Consolidação de Suporte de esculturas |
45h |
6º período |
APL079 |
Reintegração de Lacunas em Esculturas |
60h |
6º período |
APL072 |
Tratamento Pictórico em Escultura |
60h |
7º período |
APL070 |
Iconografia Religiosa |
45h |
7º período |
APL081 |
Materiais Complementares na Escultura |
30h |
7º período |
APL089 |
Prática de Restauração |
60h |
7ºperíodo |
EBA 032 |
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC |
120h |
8 º Período |
PESQUISA:
O LaboRE oferece apoio aos grupos de pesquisa dos docentes, bem como às pesquisas relacionadas à Iniciação Cientifica e projetos de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado –, desenvolvidas por docentes e discentes, contribuindo para o desenvolvimento da área de Conservação-Restauração de Esculturas. O LaboRE trabalha integrado com o Grupo de Pesquisa “Imagem e Preservação” e com o Centro de Estudos da Imaginária Brasileira – CEIB -, e é responsável pela organização de Congressos Internacionais (http://www.ceib.org.br/) e pela publicação da Revista Imagem Brasileira (ISBN- 1519-6283) e do Boletim do Ceib (ISSN-1806-2237).
-
Pós – Doutoramento da Professora Maria Regina Emery Quites na Universidade de São Paulo-USP (2015/2016) sobre o tema: Conservação-Restauração de imagens devocionais: reflexões teórico-conceituais e metodológicas
-
Publicação em 2014 do livro didático Estudo da Escultura Devocional em Madeira, das professoras: Emérita Beatriz Coelho e Maria Regina Emery Quites, (Editora Fino Traço, ISBN: 978-85-8054-218-9), fruto de vários anos de trabalho, entre as duas pesquisadoras, e referência para várias disciplinas da área.
-
Publicação em 2013 e 2015, em Portugal e no Chile, os resultados da pesquisa sobre A Imaginária Devocional de Gesso em Minas Gerais, financiada pelo CNPq (bolsa de Iniciação Cientifica) e FAPEMIG (Demanda Universal). Bolsistas envolvidas: Nelyane Santos e Maria Clara de Assis.
-
Pesquisa em andamento sobre o “Pinho-de-Riga” em esculturas policromadas: identificação de madeiras e trânsito entre os continentes. Iniciação Cientifica Voluntária – ICV. Bolsista envolvida: Silvana Mary Bettio
-
Pesquisa sobre Critérios de Conservação Restauração de Esculturas Policromadas com bolsa da CAPES (PJT- Jovens Talentos para a Ciência) Aluna: Aline Cristina Gomes Ramos.
-
Pesquisa “Bustos Relicários do Mestre Aleijadinho: estudo técnico‐científico de obras completas e inacabadas como elementos de caracterização da técnica e materiais do artista”, através do Projeto de Pesquisa Científica e Tecnológica da FAPEMIG – Demanda Universal / APQ 0248-7-12.
-
Projetos interdisciplinares, com enfoque na História da Arte Técnica e na interseção existente entre material, técnica e estilo dos objetos escultóricos.
-
Pesquisa sobre o comportamento do cedro (madeira que foi comumente empregada como suporte para esculturas, talhas e retábulos setecentistas brasileiros).
-
Colaboração no projeto de análise científica e tratamento biocida dos Profetas de Congonhas com participação atuante de alunos do Curso (envolvendo UFMG, IPHAN, UNESCO).
-
Desenvolvimento e análise de metodologias e materiais específicos aplicáveis na conservação e restauração de acervos compostos por materiais diversos como metal e cerâmica.
EXTENSÃO:
Apresentação dos TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC, para as comunidades detentoras do acervo:
- Comunidade da Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso, Caeté. Conservação-Restauração das Imagens atribuídas à Antônio Francisco Lisboa – o Aleijadinho, pelas Alunas Grasiela Nolasco e Cristina Neres. 2013
-
Comunidade da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, Morro Vermelho/Caeté. Conservação-Restauração das imagens de São Bento e São Vicente de Paula, restauradas pelas alunas Jussara Maria Rocha Alves e Luzia Marta Marques Gonçalves e apresentada à comunidade com conferencia para os devotos. 2014.
Atuação em projetos que envolvem perícia e análise técnico-científica de bens culturais, junto à Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico do Ministério Público de Minas Gerais, MPMG.
-
Formatação de propostas e projetos técnicos de conservação e restauração de bens culturais.