LABORATÓRIO DE CONSERVAÇÃO-RESTAURAÇÃO DE ESCULTURA

LOCALIZAÇÃO: 1° andar CECOR/EBA/UFMG

COORDENADOR: Profa. Alessandra Rosado

DOCENTES: Profa. Lucienne Elias, Profa. Luciana Bonadio, Profa. Yacy-Ara Froner, Profa. Amanda Cordeiro, Profa. Giulia Villela Giovani, Profa. Maria Alice Honório Sanna Castello Branco.

MONITORES: monitores a partir do 5º período

LABORE

Grupos de pesquisa CNPq:

Imagem e Preservação

  • http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhepesq.jsp?pesq=1943960329335593

Associação: Centro de Estudos da Imaginária Brasileira – CEIB

  • http://www.ceib.org.br/
  • https://www.facebook.com/centrodeestudosdaimaginariabrasileira

OBJETIVOS:

Desenvolver atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão na área de conservação-restauração de Esculturas, trabalhando de forma interdisciplinar e integrada aos outros laboratórios do Curso/CECOR, outras unidades, Grupo de Pesquisa, Associações e instituições. Promover Projetos e Convênios para receber obras didáticas para o curso junto às arquidioceses, instituições públicas de patrimônio e instituições públicas museológicas. Promover integração com o Programa de Pós-graduação da Escola de Belas Artes.

ENSINO:

Atende às demandas das disciplinas da área de escultura do Curso de Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis trabalhando com docentes, discentes e monitores. O laboratório também fornece infraestrutura para Estagio Docência dos alunos de pós-graduação.

O Convenio com a Arquidiocese de Belo Horizonte e com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico – IEPHA – vem possibilitando a conservação-restauração de obras através das disciplinas dos 5º, 6º e 7º períodos e dos (Trabalhos de Conclusão de Curso) TCC. Esta cooperação tem salvado obras do patrimônio cultural de Minas gerais que necessitavam urgentemente de preservação, especialmente aquelas resgatadas pelo Ministério Público e Polícia Federal.

O ensino da conservação-restauração da escultura tem recentemente ampliado seu campo de atuação em obras modernas e contemporâneas, abordando materiais e técnicas diversas como gesso, metal, cerâmica, argamassas e outros.

A parceria com o CEIB possibilita aos alunos participação em suas atividades, estágios junto à diretoria e já intermediou a conservação restauração de obras importantes do patrimônio, como esculturas de Aleijadinho, que receberam tratamentos de conservação-restauração durante Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC),

DISCIPLINAS

COD

NOME

CARGA HORÁRIA

PERÍODO

APL061

Consolidação de Policromias

45h

5º período

APL062

Técnicas e Materiais em Escultura Policromada

45h

5º período

APL063

Seminário – Botânica

30h

5º período

APL080

Técnicas e Materiais de Douramento

45h

5º período

APL071

Consolidação de Suporte de esculturas

45h

6º período

APL079

Reintegração de Lacunas em Esculturas

60h

6º período

APL072

Tratamento Pictórico em Escultura

60h

7º período

APL070

Iconografia Religiosa

45h

7º período

APL081

Materiais Complementares na Escultura

30h

7º período

APL089

Prática de Restauração

60h

7ºperíodo

EBA 032

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

120h

8 º Período

PESQUISA:

O LaboRE oferece apoio aos grupos de pesquisa dos docentes, bem como às pesquisas relacionadas à Iniciação Cientifica e projetos de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado –, desenvolvidas por docentes e discentes, contribuindo para o desenvolvimento da área de Conservação-Restauração de Esculturas. O LaboRE trabalha integrado com o Grupo de Pesquisa “Imagem e Preservação” e com o Centro de Estudos da Imaginária Brasileira – CEIB -, e é responsável pela organização de Congressos Internacionais (http://www.ceib.org.br/) e pela publicação da Revista Imagem Brasileira (ISBN- 1519-6283) e do Boletim do Ceib (ISSN-1806-2237).

  • Pós – Doutoramento da Professora Maria Regina Emery Quites na Universidade de São Paulo-USP (2015/2016) sobre o tema: Conservação-Restauração de imagens devocionais: reflexões teórico-conceituais e metodológicas

  • Publicação em 2014 do livro didático Estudo da Escultura Devocional em Madeira, das professoras: Emérita Beatriz Coelho e Maria Regina Emery Quites, (Editora Fino Traço, ISBN: 978-85-8054-218-9), fruto de vários anos de trabalho, entre as duas pesquisadoras, e referência para várias disciplinas da área.

  • Publicação em 2013 e 2015, em Portugal e no Chile, os resultados da pesquisa sobre A Imaginária Devocional de Gesso em Minas Gerais, financiada pelo CNPq (bolsa de Iniciação Cientifica) e FAPEMIG (Demanda Universal). Bolsistas envolvidas: Nelyane Santos e Maria Clara de Assis.

  • Pesquisa em andamento sobre o “Pinho-de-Riga” em esculturas policromadas: identificação de madeiras e trânsito entre os continentes. Iniciação Cientifica Voluntária – ICV. Bolsista envolvida: Silvana Mary Bettio

  • Pesquisa sobre Critérios de Conservação Restauração de Esculturas Policromadas com bolsa da CAPES (PJT- Jovens Talentos para a Ciência) Aluna: Aline Cristina Gomes Ramos.

  • Pesquisa “Bustos Relicários do Mestre Aleijadinho: estudo técnico‐científico de obras completas e inacabadas como elementos de caracterização da técnica e materiais do artista”, através do Projeto de Pesquisa Científica e Tecnológica da FAPEMIG – Demanda Universal / APQ 0248-7-12.

  • Projetos interdisciplinares, com enfoque na História da Arte Técnica e na interseção existente entre material, técnica e estilo dos objetos escultóricos.

  • Pesquisa sobre o comportamento do cedro (madeira que foi comumente empregada como suporte para esculturas, talhas e retábulos setecentistas brasileiros).

  • Colaboração no projeto de análise científica e tratamento biocida dos Profetas de Congonhas com participação atuante de alunos do Curso (envolvendo UFMG, IPHAN, UNESCO).

  • Desenvolvimento e análise de metodologias e materiais específicos aplicáveis na conservação e restauração de acervos compostos por materiais diversos como metal e cerâmica.

 

EXTENSÃO:

Apresentação dos TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC, para as comunidades detentoras do acervo:

  • Comunidade da Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso, Caeté. Conservação-Restauração das Imagens atribuídas à Antônio Francisco Lisboa – o Aleijadinho, pelas Alunas Grasiela Nolasco e Cristina Neres. 2013
  • Comunidade da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, Morro Vermelho/Caeté. Conservação-Restauração das imagens de São Bento e São Vicente de Paula, restauradas pelas alunas Jussara Maria Rocha Alves e Luzia Marta Marques Gonçalves e apresentada à comunidade com conferencia para os devotos. 2014.

Atuação em projetos que envolvem perícia e análise técnico-científica de bens culturais, junto à Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico do Ministério Público de Minas Gerais, MPMG.

  • Formatação de propostas e projetos técnicos de conservação e restauração de bens culturais.