) Outras Cartografias (

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PESQUISA E COORDENAÇÃO

 

 

 

Janaina Barros

Artista visual, pesquisadora, curadora, crítica de arte, professora adjunta pelo Departamento de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais desde 2019. Atua na área de Teoria, Crítica e História da Arte. Artista visual. Pós-doutorado, bolsa CAPES PNPD 2018-2020, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes UNESP (1997-2000). Especialização em Linguagens Visuais pela Faculdade Santa Marcelina, São Paulo (2004-2005). Mestrado em Artes pelo Instituto de Artes Unesp (2006-2008) com  dissertação intitulada Uma possível arte afro-brasileira: corporeidade e ancestralidade em quatro poéticas. O tema da pesquisa referendava-se sobre a existência de uma possível arte afro-brasileira como uma territorialidade da arte contemporânea. A abordagem da pesquisa possuía caráter dialético, onde o enfoque tratado estava na leitura poética, histórica e antropológica das produções de artistas com percursos visuais diferentes, tais como Mestre Didi, Rubem Valentim, Yêdamaria e Rosana Paulino. Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo (2014-2018) com a tese A invisível luz que projeta a sombra do agora: Autoria negra, Gênero, Artefato e Método em quatro narrativas poéticas. O recorte da pesquisa dá-se a partir da leitura da própria pesquisa visual aproximadas de referências poéticas acerca da manualidade em torno de autorias que interseccionam gênero e raça de modo implícito ou explícito como nas obras de Lídia Lisbôa, Rosana Paulino e Sônia Gomes. Desse modo, o ofício manual atua como percurso investigativo inserido numa territorialidade da arte contemporânea. Propõe-se como problemática os tensionamentos presentes em torno da investigação poética na sua inserção num debate metodológico  e epistemológico  da arte em suas territorialidades interseccionada pelas identidades culturais, étnicas e de gênero. Possui publicações sobre epistemologias e metodologias em arte contemporânea de autoria negra. Produziu textos (2019-2021) para a galeria Mendes Wood DM sobre as obras dos artistas Antonio Obá, Paulo Nazareth, Wallace Pato e  Sonia Gomes (com colaboração do artista e professor Wagner Leite Viana).  A convite do curador Simon Watson escreveu o texto crítico para a produção de Paulo Nazareth na exposição coletiva  Esperança (2021) na Luz Contemporânea, Museu de Arte Sacra. A escrita crítica  para a Revista  ZUM (2023), Instituto Moreira Salles, sobre a série do artista Paulo Nazareth Etnografia Branca. Produziu textos críticos de arte para catálogos e exposições em instituições museológicas nacionais e internacionais. Como artista participou de exposições na Galeria Diáspora em São Paulo, Bienal do Mercosul 12, Bienal do Mercosul 13, Casa Fiat/ Piccola Galeria (MG), Histórias afro-atlânticas no Instituto Tomie Ohtake/Museu de Arte de São Paulo (MASP), Programa de exposições do Centro Cultural São Paulo, SESC SP, Itaú Cultural entre outras. A leitura crítica, metodológica e epistemológica sobre a produção de arte contemporânea de autoria negra  na constituição de arquivos  para a pesquisa A cena afro-brasileira nas artes visuais de São Paulo, edital Prêmio Pesquisador 2017/ Centro Cultural São Paulo, desenvolvida em conjunto com o professor  Wagner Leite Viana que compreende a  formação de arquivos sobre artistas negros que participaram da Mostra Programa de Exposições, entre o período de 1994 a 2017, em diálogo com outras produções contemporâneas. Este arquivo consiste em catálogos, folders, registros fotográficos de exposição, artistas, de visitas a ateliês, processos de trabalho, registros de vídeos e áudios de entrevistas acompanhadas de transcrições pertencente ao Arquivo Multimeios do CCSP. 

 

 

 

 

Wagner Leite Viana 

Artista. Pesquisador. Curador educativo.   Professor Adjunto no Departamento de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais desde 2016. Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicações da Unesp. Mestrado em Artes pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Título: Portinari menino e os circos, Ano de Obtenção: 2008. Orientadora: Claudete Ribeiro. Palavras-chave: portinari; fenomenologia; leitura de obra gesto imaginativo. Doutorado em poéticas visuais pela Escola de comunicações e Artes da USP. Título: TIPOTRETALETRA: Sobre arapucas, pesquisa, mukambus e suportes (2015).  Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Práticas de Educação e processos artísticos, Educação para as relações étnico-raciais e Educação ambiental. Desenvolve os seguintes projetos de pesquisa: Ascendência, Afrobrasilidades e Autorias: Prática poética e educativa e Poéticas da natureza inscritas nas disputas e nas negociações do retrato e do corpo afro indígena como paisagem articulada pela memória ambiental. Como artista participou de exposições na Galeria Diáspora em São Paulo, Piccola Galeria/Casa Fiat (MG), Programa de exposições do Centro Cultural São Paulo, SESC São Paulo entre outras instituições. Possui  publicações na área de história da arte e educação. Desenvolve os seguintes projetos de pesquisa: Ascendência, Afrobrasilidades e Autorias: Prática poética e educativa e Poéticas da natureza inscritas nas disputas e nas negociações do retrato e do corpo afro indígena como paisagem articulada pela memória ambiental. Participou de exposições coletivas e individuais em diferentes instituições artísticas e culturais do país. A leitura crítica, metodológica e epistemológica sobre a produção de arte contemporânea de autoria negra  na constituição de arquivos  para a pesquisa A cena afro-brasileira nas artes visuais de São Paulo, edital Prêmio Pesquisador 2017/ Centro Cultural São Paulo, desenvolvida em conjunto com a professora  Janaina Barros Silva Viana que compreende a  formação de arquivos sobre artistas negros que participaram da Mostra Programa de Exposições, entre o período de 1994 a 2017, em diálogo com outras produções contemporâneas. Este arquivo consiste em catálogos, folders, registros fotográficos de exposição, artistas, de visitas a ateliês, processos de trabalho, registros de vídeos e áudios de entrevistas acompanhadas de transcrições pertencente ao Arquivo Multimeios do CCSP. 

 

 

 

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