ALTEMAR DI MONTEIRO
Pesquisador, dramaturgo, encenador, diretor fundador do Nóis de Teatro (Fortaleza – Ce). Professor Adjunto do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes da UFMG. Doutor em Artes da Cena pela Universidade Federal de Minas Gerais (2021) e Mestre em Processos de Criação em Artes pela Universidade Federal do Ceará (2017), Especialista em Arte-educação, licenciado e tecnólogo em Teatro. Líder do Grupo de Pesquisa “Negruras – Performatividades (poéticas e pedagogias) negras e periféricas”. Dramaturgo de “Todo Camburão Tem Um Pouco de Navio Negreiro”, “Ainda Vivas”, “Desterro”, dentre outras peças. Autor do livro Caminhares Periféricos – Nóis de Teatro e a Potência do Caminhar no Teatro de Rua Contemporâneo (Editora Piseagrama, 2018).
- Áreas de Atuação no Curso de Teatro: Teatros Negros; Teatros de Rua; Improvisação; Atuação; Dramaturgia; Pedagogias do Teatro.
- Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/5442268744365299
- + info: https://linkr.es/altemardimonteiro
ANTÔNIO HILDEBRANDO
Professor, ator, diretor, dramaturgo. Professor Titular do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes da UFMG. Doutor em Literatura Comparada (2000) e Mestre em Letras (1996), ambos pela Universidade Federal Fluminense. Vice-líder do LECA – Laboratório de Experimentação e Criação Artística. Membro do NELAP – Núcleo de Estudos em Letras e Artes Performáticas. Membro do Grupo Oriundo de Teatro. Presidente do NDE – Teatro. Principais espetáculos-pesquisa: “O Guesa Errante ou…”; “A viagem de Thespis: História(s) do Teatro(s) em cena(s)”, “Pessoas: rapsódia cênica”.
- Áreas de Atuação no Curso de Teatro: Atuação, dramaturgia e encenação.
- Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/7259356446037104.
- + info: https://www.instagram.com/grupooriundo/
ARNALDO ALVARENGA
Professor, dançarino, coreógrafo e pesquisador com mais de 40 anos de experiência artística em dança. Formou-se pelo Trans-Forma Centro de Dança Contemporânea de Belo Horizonte e em Leitura Corporal com aprofundamento em Fisiognomonia pelo Núcleo de Leitura Corporal de Belo Horizonte. Trabalha com preparação corporal para atores, cantores líricos e populares, bem como para a maior idade. Doutor na Linha de História da Educação (2009) e Mestre em Educação (2002), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduado em Geologia, atualmente é professor associado da UFMG, atuando na graduação e na pós-graduação. É coordenador do Grupo de Pesquisa do CNPq – Arte e Experiência Interartes na Educação. Idealizador do Curso de Dança EBA/UFMG. Tem livros e artigos publicados no campo dos Estudos Corporais e Memória e História da Dança no Brasil, destaque para a coleção de 8 livros Personalidades da Dança em Minas Gerais.
- Áreas de Atuação no Curso de Teatro: Estudos corporais
- Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/0737216092823558
BYA BRAGA
Atriz e diretora teatral. Professora Associada do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes da UFMG. Pesquisadora do CNPq. Pós-doutora pelo Performance Studies Department, New York University (2018). Doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO, com estágio doutoral junto à Universidad Castilla-La Mancha e pesquisas no Institut del Teatre -Barcelona e Escuela MOVEO- Teatro Físico (2010). Líder do Grupo de pesquisa LAPA-UFMG/CNPq (Laboratório de Pesquisa em Atuação). Atua na Graduação em Teatro e no PPGArtes da UFMG. Pesquisa Interpretação teatral (Atuação) na relação com o mascaramento, a cena física e teatralidades de tradição. Autora e organizadora de publicações na área, entre elas: Étienne Decroux e a artesania de ator. Caminhadas para a soberania (Ed. UFMG, 2013), Bufão e suas artes: artesania, disfunção e soberania (Paco Ed., 2017) e Múltiplos olhares sobre processos descoloniais nas Artes Cênicas (Paco Ed., 2018).
- Áreas de Atuação no Curso de Teatro: Interpretação teatral (Atuação performativa); Improvisação não verbal; Máscara; Teatro Físico; Teatro de Tradição Popular; Processos Criativos; Direção Teatral; Pesquisa-criação
- Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/9423809653679928
- + Info: @lapa.ufmg e @byaprofessorinha
ED ANDRADE
Arquiteto, cenógrafo e pesquisador do espaço cênico. Professor Titular do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes da UFMG, atuando na graduação e na pós graduação (linha de Poéticas tecnológicas). Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, com sanduíche na Columbia University (2019), Mestre em Artes (2007) e graduado em Arquitetura e Urbanismo (1995) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Coordena o Laboratório de Cenografia e Iluminação Cênica (LIC), atuando na pesquisa e no ensino na área da realização plástica do espetáculo. É cofundador e líder do Grupo de Pesquisa Barracão – Cenografia e outras práticas espaciais cênico-performáticas. Suas pesquisas envolvem o campo da iluminação cênica, o uso de tecnologias na cena e, mais especificamente, as noções de teatralidade e performatividade aplicadas às artes visuais e à cenografia teatral. É autor do livro O espaço encena: teatralidade e performatividade na cenografia contemporânea, fruto de sua tese de doutorado, laureada com Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2020.
- Áreas de Atuação no Curso de Teatro: Realização plástica e técnica da cena – cenografia, iluminação e figurino.
- Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/2225416224457420
- + info: www.edandrade.com
ELEN DE MEDEIROS
Professora de Literatura e Teatro na Faculdade de Letras da UFMG. Doutora (2010) e Mestre (2005) em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou pesquisas de pós-doutorado na USP (2010-2012/2014) e na Université Sorbonne Nouvelle (2021-2022). Coordena o NED – Núcleo Experimental de Dramaturgia. É também editora da Aletria: Revista de Estudos de Literatura. Tem experiência nas áreas de teatro e dramaturgia, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro brasileiro, teoria do teatro, drama moderno e história do teatro. Autora do livro Formulações do trágico no teatro de Nelson Rodrigues (Editora UFMG). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
- Áreas de Atuação no Curso de Teatro: Teoria do teatro; Teoria do drama; Teatro brasileiro e Dramaturgia.
- Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/9882448569137338
FERNANDO MENCARELLI
Professor Titular da UFMG, atuando na graduação em Teatro e na pós-graduação em Artes. Pesquisador CNPq e diretor teatral. Pró-Reitor de Cultura da UFMG. Doutor e mestre pela Unicamp, na área de História Social da Cultura, com trabalhos sobre a história do teatro brasileiro. Visiting Research Scholar no Graduate Center da City University of New York/CUNY, Bolsa CAPES de Estágio Senior no Exterior. Pós-Doutoramento em Teatro, no Laboratório ARIAS/CNRS-Universidade Sorbonne Nouvelle/Paris III, França (Bolsa CAPES). Diretor de Ação Cultural da UFMG (2019-2022). Atualmente é membro da equipe de pesquisadores da Rede Internacional de Pesquisadores sobre Culturas – Intercult (Portugal). Foi membro da equipe de organização da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (2013-2016).
- Áreas de Atuação no Curso de Teatro: Atuação, Encenação, Políticas das Artes e da Cultura, Pesquisa em Artes Cênicas.
- Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/5745792827414580
- + info: https://ufmg.academia.edu/FernandoMencarelli; https://criaartes.org/
GIL AMÂNCIO
Doutor por Notório Saber pela Universidade Federal de Minas Gerais e Professor Adjunto do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes da UFMG. Sua atuação como artista e educador ganharam o reconhecimento da crítica nacional e internacional e vários prêmios. Suas criações são atravessadas pelas artes do som, da palavra, do movimento e da imagem. Criador da Cia SeráQue?, do Coletivo Black Horizonte. Produtor musical do disco “Tá Caindo Fulô” das Meninas de Sinhá e da trilha sonora do filme “Uma Onda no Ar. Como gestor público criou o FAN – Festival Internacional de Arte Negra de Belo Horizonte, e o CRCCA – Centro de Referência Cultural da Criança e do Adolescente. Atualmente habita o “Ciberterreiro” um espaço do pensar/ agir, do vadiar, e do hackear os códigos coloniais, suas criações tem como fundamento a contra-colonização.
- Áreas de Atuação no Curso de Teatro: Voz e musicalidades; Culturas Tradicionais; Saberes afrodiaspóricos.
- + info: https://linktr.ee/gilamancio
HELOISA MARINA
Atriz, pesquisadora, produtora e professora do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes da UFMG, atuando na graduação e na pós-graduação. Doutora em Teatro (2017) pela Universidade Estadual de Santa Catarina e Universidad Veracruzana de Xalapa (México) e Mestre em Teatro (2012) pela Universidade Estadual de Santa Catarina. A dupla condição de artista e produtora marca sua trajetória profissional: fundadora de dois grupos, a Cia Entrecontos, (vinculada de 2006 a 2019) e a Dearaquecia (2007 a 2015), nos quais foi gestora financeira, representante comercial (participando de feiras de negócios no Brasil, Argentina e Chile) e redatora de projetos. Como atriz se apresentou em diversos espetáculos no Brasil e em países como Argentina, Chile, Peru, México e Espanha. Autora do livro Atuar-Produzir, desafios de artistas da cena frente à gestão de suas trajetórias (Sim! Edições e Editora Javali) e líder do grupo de pesquisa Atuar-Produzir.
- Áreas de Atuação no Curso de Teatro: Produção, gestão, diversidade e políticas culturais.
- Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/4914387623340808
- + info: https://www.heloisamarina.com/
JÚLIO VIANA
Professor, pesquisador, diretor e dramaturgo. Professor substituto do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes da UFMG. Doutor em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018), com sanduíche na Universidade de Bologna (ITA). Mestre em Teoria da Literatura pela Faculdade de Letras da UFMG. Na docência, possui experiência do ensino fundamental ao ensino médio, tendo também lecionado no curso técnico de Teatro do CEFART/MG e na Faculdade de Letras da UFMG. Dirigiu diversos espetáculos, dentre eles “O Ser Sepulto” (2004)”, “Quixote” (2008), “Argonautas de um mundo só” (2012), “A Brincadeira” (2015), “Fenice” (2019) e “Sharing: the night” (2021). Em 2008, foi selecionado como Artista Visitante da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMG, onde desenvolveu seu projeto de pesquisa e docência junto à Escola de Belas Artes e a Faculdade de Letras, o que culminou no construção do espetáculo “Através das Sombras”, sob sua direção e coordenação de dramaturgia. Suas pesquisas envolvem as áreas de Interpretação, Direção e Visualidades da Cena.
- Áreas de Atuação no Curso de Teatro: Atuação, Improvisação, Visualidades da Cena.
- Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/308021912251199
MARCOS ANTÔNIO ALEXANDRE
Professor Titular da Faculdade de Letras da UFMG, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1C. Doutor (2004) e Mestre (1998) em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais. É docente credenciado junto ao Pós-Lit e credenciado como Professor Permanente no Mestrado em Artes da UFSB. Líder do grupo de pesquisa Literafro: Portal da Literatura Afro-brasileira: pesquisas em rede. Integra o Mayombe Grupo de Teatro, desde sua fundação, em 1995. É membro da Associação Internacional de Críticos de Teatro (AICT-IATC), crítico do site Horizonte da Cena e integra a equipe de pesquisadores do Projeto Minas Mundo. Autor do livro O Teatro Negro em Perspectiva: dramaturgia e cena negra no Brasil e em Cuba (Malê, 2017).
- Áreas de Atuação no Curso de Teatro: Teoria do Teatro; Teatros Negros; Teatro latinoamericano.
- Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/6660342017209730
MARIANA LIMA MUNIZ
Atriz, diretora teatral e Professora Titular do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes da UFMG, atuando na graduação e na pós-graduação. Fez o Pós-Doutorado na Universidad de Buenos Aires com Jorge Dubatti. É doutora em Historia, teoría y práctica del teatro (2005) pela Universidad de Alcalá e graduada em Interpretação Gestual pela Real Escuela Superior de Arte Dramático de Madrid (Espanha). Trabalhou como diretora e/ou atriz com diversos coletivos: Grupo Galpão, Uma Companhia, Jogando no Quintal, Cia. Bárbara, Galpão Cine-Horto, Impromadrid e Toda Deseo. É criadora do FIMPRO – Festival Internacional de Improvisação e coordenadora pedagógica da Formação em Teatro Digital do Teatro em Movimento. Atualmente, está em circulação como atriz com o espetáculo Macbeth 22. É autora do livro Improvisação como espetáculo (Editora UFMG).
- Áreas de Atuação no Curso de Teatro: Improvisação; Atuação; Direção; Pedagogia do Teatro.
- Curriculum Lattes: https://lattes.cnpq.br/4036174612294393
- + info: www.arteemconexao.com.br
MARINA MARCONDES MACHADO
Professora-artista, escritora e pesquisadora das relações entre infância e cena contemporânea. Professora do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes da UFMG Doutora em Psicologia da Educação (2007) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Artes (2001) pela Universidade de São Paulo, graduada em Psicologia (1998) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou duas pesquisas de pós-doutorado: Territórios do Brincar pela Universidade de São Paulo (2009) e, em 2020, pós-doutorado também no campo da Pedagogia do Teatro pela Universidade Estadual de São Paulo, do qual resultou seu sexto livro, intitulado Para as crianças de agora / Perspectiva artístico-existencial (São Paulo: Editora Perspectiva, 2023). É autora de inúmeros artigos que tematizam arte, infância e as relações adulto-criança, a partir das lentes fenomenológica e psicanalítica.
- Áreas de Atuação no Curso de Teatro: Dramaturgia; Pedagogias do Teatro; Infâncias Plurais.
- Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/1719355914625152
- + info: http://www.marinamarcondesmachado.com
MAURILIO ROCHA
Professor Associado do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes da UFMG, atuando na graduação e na pós-graduação. Doutor em Ciência Animal (1998), pela Universidade Federal de Minas Gerais, é especialista em Linguagens, Tecnologias e Educação e em Estudos Avançados em Ciências Musicais. Possui Diploma de Estudos Avançados em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa. Realizou seus estudos artísticos na Fundação de Educação Artística em Belo Horizonte, na Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais e na Universidade Nova de Lisboa. Realizou Pós Doutorado na Escola de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa e na Universidade Nova de Lisboa (2008-2009). Realizou Pós doutorado na Universidade Anhembi Morumbi – SP, sob supervisão de Ana Mae Barbosa (2021-2022). É autor de livros didáticos de Arte para a educação básica.
- Áreas de Atuação no Curso de Teatro: Estudos e práticas da voz, do som e da música no Teatro; Pedagogia do Teatro.
- Curriculum Lattes: https://lattes.cnpq.br/0271583492196162
MÔNICA MEDEIROS RIBEIRO
Atriz e dançarina, preparadora corporal, diretora, professora associada do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes da UFMG, com atuação na graduação e na pós-graduação. Doutora em Artes (2012) pela Universidade Federal de Minas Gerais com período sanduíche em Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Estudos Literários (2004) pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mônica fez duas especializações que reforçam seu trânsito em outros campos do conhecimento, a saber Especialização em Neurociências e Comportamento (ICB/UFMG) e Especialização em Neuropsicologia (FUMEC). Foi Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Artes/UGMG (2018-2020); Diretora Adjunta de Ação Cultural da UFMG (2019-2022) e está Pró-reitora Adjunta de Cultura da UFMG (2022-2026). Foi atriz e assistente de direção do Grupo Oficina Multimédia (1985-1993) e do grupo mexicano Taller del Sótano (Mex/DF) (1993-1996). Realizou preparação corporal de diversos grupos no Brasil e exterior, entre os quais destacam-se Grupo Oficcina Multimédia (BH), Taller del Sótano (MEX-DF), Grupo Galpão (BH), Grupo III de Teatro (SP). É membro pesquisador da ABRACE e dos grupos de pesquisa IMPROLAB e do CRIA: Artes e Transdisciplinaridade, do qual é vice lider. Pesquisa processos de criação em artes da cena, improvisação em dança; práticas do corpo e epistemologias nas artes e humanidades. Coordenadora do LECAC – Laboratório de Estudos do Corpo nas Artes da Cena.
- Áreas de Atuação no Curso de Teatro: Metodologia da Pesquisa em Artes
- Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/6739544971574698
RICARDO CARVALHO DE FIGUEIREDO
Professor Associado do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes da UFMG, atuando na graduação em Teatro e na pós-graduação em Artes. É licenciado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto, Especialista em Arte-Educação (2006) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestre (2007) e Doutor (2014) em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalha na formação de professores de Teatro para a educação básica, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de teatro; aprendizagem no campo das artes cênicas; gênero e diversidade; habilidades sociais; paz. É líder do grupo de pesquisa: Laboratório de Aprendizagem Cênica (LACE) – CNPq. É coordenador do projeto de Extensão TEATRE: processos formativos em Artes Cênicas (com foco em pessoas trans). Publicou, em 2023, o livro Professores de teatro em formação: trocas de saberes e aprendizagem da docência na/pela prática (Editora Appris). Em 2024, cursa a Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais pelo Instituto Federal de Minas Gerais e discute práticas de pessoas brancas na luta antirracista na escola.
- Áreas de Atuação no Curso de Teatro: Licenciatura e formação: Pedagogia do Teatro; Teatro na escola; Teatro na educação não-formal; Teatro e cultura de paz.
- Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/9728770669406605
RITA GUSMÃO
Atriz, diretora, contadora de histórias, produtora e gestora cultural. Professora Adjunta do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes da UFMG. Doutora em Artes pela Universidade de Brasília (2014), Mestra em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Graduada em Educação Artística pela Universidade de Brasília (1994). Atualmente é líder do grupo de pesquisa – Laboratório de Experimentação e Criação em Artes Cênicas – LECA. Na área de Artes, atua com ênfase em Artes da Cena, principalmente nos temas: Arte Contemporânea, Teatro, Performance, Palhaçaria e Política Cultural. Desenvolve a palhaça Colibri (desde 1996).
- Áreas de Atuação no Curso de Teatro: Atuação, Performance, Teoria, Gestão Cultural, Ensino de Artes
- Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/5506769379877715
TÂNIA MARA SILVA MEIRELES (TÂNIA MARA SILVA)
Artista plástica, bailarina, coreógrafa, maître de balé, preparadora corporal, com experiência em formação artística em Dança e em Preparação Corporal para as Artes Cênicas. Possui Pós-Doutorado (2023) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Doutora (2016) e Mestre em Artes (2010) pela Universidade Federal de Minas Gerais. É membro do Colegiado do Curso de Teatro, e da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, ABRACE. Filiada ao Sindicato dos Artistas Técnicos em Espetáculos e Diversões do Estado de Minas Gerais SATED/MG. É Coordenadora do Grupo de Estudos Corporais em Artes Cênicas: preparação, reflexão, transformação – GECAC / PRPq.
- Áreas de Atuação no Curso de Teatro: Estudos Corporais; Coreografia; Dança; Coordenação de TCC.
- Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/7295978270953805
VINÍCIUS DA SILVA LÍRIO
Encenador, ator, performer e professor de Teatro, Professor Adjunto da UFMG, atuando nos cursos de Licenciatura em Teatro, Pedagogia e no Mestrado Profissional em Educação e Docência (Promestre). Doutor (2014) e Mestre em Artes Cênicas (2011) pela Universidade Federal da Bahia. Atua e desenvolve pesquisas abraçadas pelos seguintes temas: teatro, encenação contemporânea, performance, poéticas híbridas, pedagogias de teatro, estudos culturais, decolonialidade, poéticas da sala de aula e metodologia cartográfica. É líder do grupo de pesquisa EPART – Educação, Poéticas Artísticas e Cultura. Encenou espetáculos como Gota D’água (2021; 2022), Ruína de Anjos (2015) e Os Cegos (2013). Autor dos livros Bença às Teatralidades Híbridas: o movimento cênico transcultural do Bando de Teatro Olodum (2014), Cartografia de Poéticas Híbridas: entre rastros de encenações à margem (2019) e Criar, performar, cartografar: poéticas, pedagogias e outras práticas indisciplinares do teatro e da arte (2020).
- Áreas de Atuação no Curso de Teatro: Licenciatura em Teatro; Pedagogias do Teatro.
- Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/0482809541374065