Glossário

A B C D E  F G H I J  K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

A

Aberração - Qualquer imperfeição num sistema ótico que resulta numa alteração ou erro na imagem.
Aberração Cromática - Aberração na lente ou no holograma devido ao deslocamento da posição da imagem para cada freqüência. Se for bastante grave, a imagem aparecerá borrada devido à falta de registro das cores.

Aberração Esférica - A falha de um sistema ótico em formar uma imagem perfeita devido à curvatura da frente de onda.

Acromático - Livre de cor. Preto e branco. Em sistemas óticos, o termo é usado para descrever lentes que neutralizam aberrações cromáticas.

Amplitude - O máximo valor de um deslocamento de um ponto em um onda de seu valor médio. Graficamente, a altura ou profundidade da crista ou vale de uma onda a partir do seu ponto zero.

Anéis de Newton - As séries de anéis ou faixas que aparecem devido à interferência entre duas superfícies quase paralelas. Estes anéis muitas vezes se formam como resultado da luz interagindo entre as superfícies da frente e de trás de uma placa holográfica.

Ângulo de Brewster - O ângulo no qual um material transparente, como uma placa de vidro, é colocado em relação à luz incidente de maneira que os raios refratados e refletidos sejam mutuamente perpendiculares. A luz deve ser polarizada. Neste ângulo o vidro se torna o mais transparente à luz. Os finais dos tubos de laser são ajustados com "janelas" posicíonadas a este ângulo ( normalmente 45-55 graus) para transitividade máxima e reflexão próxima do zero.

Ângulo de referência - O ângulo no qual o feixe referência atinge a placa, normalmente medido em graus a partir da superfície da placa.

Astigmatismo - Uma aberração causada por aspectos horizontais e verticais de uma imagem formada em planos diferentes.

Atenuação - A perda ou redução da luz devido à absorção ou espalhamento de luz.

B

Banho de interrupção - O banho químico que se segue imediatamente ao revelador e que causa a interrupção da ação do revelador.

Bicôncava - Uma lente que tem ambas as faces curvadas para dentro. Um tipo de lente negativa.

Biconvexa - Uma lente que tem ambas as faces curvadas para fora. Um tipo de lente positiva.

Birefringência - A separação de um feixe de luz em dois feixes após penetrar um objeto duplamente refratante. Em sistemas monocromáticos , os dois feixes interferem causando "anéis" indesejáveis.

Branqueamento - Na revelação holográfica, um químico usado para modificar um holograma de absorção em um holograma de fase a fim de aumentar a eficiência ( brilho).

BRH - Bureau of Radiological Health ( Escritório de Saúde Radiológica) Agência do governo americano responsável pelo estabelecimento de padrões de segurança para lasers.

Brilho - Um termo subjetivo descrevendo uma quantidade de luz percebida.

"Buraco de Alfinete" (Pinhole) - O pequeno buraco usado para passar luz focada da objetiva em um filtro espacial.

Buraco negro - Um fenômeno que ocorre quando uma estrela sofre uma implosão devido à exaustão de seu combustível tornando-se um ponto com gravidade tendendo a infinito, curvando o espaço em seu redor e não deixando escapar a luz que emana dela.

C

Cavidade ótica - O espaço entre dois espelhos num laser. O tubo é localizado dentro da cavidade ótica.

Cavidade de ressonância - Outro nome para cavidade ótica ou cavidade laser.

Coerência espacial - O grau de correlação entre as fases de ondas monocromáticas emanando de dois pontos separados. Coerência sobre um espaço dado. Coerência através do diâmetro de um feixe laser.

Coerência temporal - Coerência sobre tempo. O grau ao qual as ondas permanecerão coerentes sobre o tempo e a distância. Um etalon aumenta a coerência temporal.

Cola ótica - Um adesivo usado para unir superfícies óticas. Também usado para unir uma lâmina de vidro sobre um holograma para protegê-lo. Também conhecido como selante.

Colagem - Em holografia , uma técnica usada para superpor vários espaços pela sobreposição de exposições ou hologramas individuais.

Colagem espacial - Colagem holográfica caracterizada pela superposição de dimensões espaciais individuais.

Colimador - Um instrumento usado para produzir luz colimada pelo posicíonamento de uma fonte de luz num ponto focal de uma lente ou espelho parabólico. Tal aparelho é chamado uma lente colimadora ou espelho colimador respectivamente.

Componente ótico - Um aparelho ótico constituído de equipamentos óticos ( lentes, espelhos, etc.) e um suporte usado para fixá-lo à mesa de isolamento de vibração.

Comprimento de coerência - Com respeito à luz laser, a maior distância entre dois componentes de luz (isto é, dois feixes) dentro da qual os efeitos interferométricos irão ocorrer. Em holografia, o comprimento de coerência do laser irá determinar a profundidade dentro da qual o objeto pode ser gravado.

Comprimento focal - A distância do centro de uma lente ou espelho curvo até uma posição na qual a luz irá convergir num ponto. Usando um elemento ótico com comprimento focal positivo fará a luz de fato focar em um ponto. Elemento ótico com comprimento focal negativo apenas parecerá focar em um ponto imaginário. O ponto focal é o lugar no qual a luz foca. O plano focal é o plano ao redor desse ponto.

Comprimento de onda - A distância física dentro da qual ocorre um ciclo completo de uma onda. O comprimento de onda é inversamente proporcíonal à freqüência.

Convergência - A dobra ótica dos raios de luz, um em direção ao outro, através de uma lente convexa ou um espelho côncavo.

Conversa cruzada - Fenômeno de imagens espúrias formadas por hologramas coloridos, quando um padrão de interferência formado por uma cor também reconstroi uma imagem em outra cor.

D

Densidade - A quantidade de opacidade ou escurecimento de um dado meio. Tecnicamente quantificada como o logarítmo de base 10 do inverso da transmitividade. Não é o mesmo que absorção.

Deslocamento de fase - A relação entre a fase de uma frente de onda que não se encaixa com a fase de outra. O resultado do deslocamento de fase de uma luz coerente é a interferência.

Diafragma aberto - Holograma de transmissão de imagem plana visível com luz branca e caracterizado por paralaxe vertical e horizontal e normalmente com uma imagem branca brilhante.

Difração - A mudança na direção de uma frente de onda pelo encontro com um objeto. Usualmente se refere aos casos pelos quais a luz é dobrada ao passar através de uma pequena abertura.

Difração de Bragg (Lei de Bragg) - Difração que é reforçada pela reflexão através de uma série planos regularmente espaçados que correspondem a um certo comprimento de onda e orientação angular. O ângulo no qual este reforçamento ocorre é o ângulo de Bragg.

Dispersão - A separação de uma luz policromática nas freqüências que a compõe.

Distâncias - Em holografia, normalmente se refere ao encaixe do comprimento das trajetórias do feixe com o objetivo de manter a coerência.

Divergência - A dobra dos raios de luz para longe uns dos outros, normalmente através de uma lente côncava ou um espelho convexo, de onde a luz se espalha. A luz também irá divergir com uma lente convexa ou um espelho côncavo depois de passar pelo ponto focal.

Divisão de feixe - O ato de separação de um feixe de luz laser em dois componentes para separadamente controlar a ação da iluminação de referência e do objeto.

Divisor de feixe - O componente ótico que divide um feixe em dois ou mais feixes separados. Um divisor de feixe 50:50 produz dois feixes de intensidade aproximadamente iguais. Um divisor 90:10 transmite aproximadamente 90% do feixe incidente e reflete 10% no segundo feixe.

Divisor de feixe variável - Divisor de feixe pelo qual a proporção do feixe transmitido ou refletido varia a medida que o feixe intercepta o componente em pontos diferentes.

Dupla exposição - A formação de dois hologramas no mesmo meio de registro. Usado para gerar tanto imagens superpostas como ou duas imagens sutis que apareçam sob diferentes condições.

E

Eficiência de difração - Em um holograma, a porcentagem de iluminação incidente que é difratada para formar a imagem para formar a imagem. Maior a eficiência de difração, mais brilhante a imagem aparecerá em uma luz dada.

Emissão estimulada - Radiação produzida pela entrada de radiação da mesma fase, amplitude e freqüência.

Emulsão - Material sensível à luz, incluindo uma base normalmente de gelatina, a qual é aplicada tanto em um filme quanto em uma placa de vidro.

Enfraquecimento da imagem latente - Condição que é comum às emulsões de prata granuladas, incluindo os tipos usados para holografia. O enfraquecimento ocorre se o material não é revelado logo depois da exposição, resultando em uma menor densidade .

EOH - Elemento Ótico Holográfico - Um holograma que pode ser usado para funcíonar como uma lente, espelho, ou algum componente ótico complexo.

Espalhamento de luz - A área sobre a qual um espectro é dispersado. Em holografia arco-íris, a quantidade de área vertical visível para a imagem aparecer em uma cor.

Espaçamento de linhas - A distância entre franjas de interferência individuais em uma grade de difração.

Espaço - O volume entre os objetos. Em holografia, o volume inclui entre e os objetos.

Espelho côncavo - Espelho com uma superfície curvada para dentro o que faz a luz convergir.

Espelho parabólico - Espelho com a superfície curvada na forma de uma parábola. Usado como espelho telescópico em astronomia ou como espelho colimador em holografia.

Espelho de superfície frontal - Espelho com a superfície refletora na frente. Espelhos convencíonais têm suas superfícies refletoras na parte de trás do vidro e não são úteis para holografia pois sua superfície frontal irá produzir uma reflexão "fantasma".

Espelho de transferência - Espelho que redirecíona a luz de um laser em direção à área de trabalho desejada na mesa ótica.

Estabilidade - O que se requere para um sistema ótico holográfico para que este que este permaneça estável durante uma exposição.

Estado estacíonário - A condição pela qual um átomo consegue seu mais baixo estado de energia e sua maior estabilidade. Átomos em estado estacíonário não são capazes de emitir radiação, mas devem primeiro ser levados a um estado excitado.

Estado excitado - Condição de um átomo que ocorre quando energia exterior é absorvida, fazendo com que o átomo contenha mais energia que o normal.

Estereofotografia - Um estereograma fotográfico criado ao se fazer duas imagens, separadas pela distância média entre dois olhos. A estereofotografia é vista em um aparato que permite apenas o olho correto veja cada imagem.

Estereograma holográfico - Holograma produzido ao se filmar numerosos pontos de vista de uma cena e então armazenar os fotogramas holograficamente. Cada olho vê um fotograma diferente e deslocado, e isto resulta na ilusão de uma imagem estereoscópica. Também chamado de holograma multiplex ou integral.

Etalon - Um equipamento ótico bem plano com superfícies paralelas desenhadas para aumentar o comprimento de coerência de um laser por eliminação de modos que estejam ligeiramente fora de fase.

Exposição - O ato ou tempo de permitir que a luz atinja a emulsão.

Extensão de faixa - O alcance de freqüências sobre as quais um dado instrumento irá operar.

F

Fase - A relação de duas ondas da mesma freqüência quando viajam através de seus valores máximos e mínimos simultaneamente e estão também polarizadas identicamente. Hologramas devem ser feitos por ondas que permaneçam em fase durante o decorrer de uma exposição.

G

Gelatina dicromatada (ou bicromatada) - Emulsão sensível à luz feita de uma solução de um composto de dicromato, geralmente dicromato de amônia, na presença de um substrato de gelatina. A exposição resulta na conexão cruzada das moléculas de gelatina com aquelas do composto de dicromato.

Grade de difração - Uma grade de difração holográfica é um holograma formado pela interferência de dois ou mais feixes de luz laser pura e difusa.

H

H-1 - Outro nome para holograma-mestre.

H-2 - Outro nome para holograma-cópia.

Haleto de prata - Tipo de material que se consiste de partículas de prata sensíveis suspensas em gelatina.

Hélio-neônio ( HeNe) - O mais comum dos lasers, que produz um feixe contínuo vermelho a 632.8 nanômetros.

Hertz (Hz) - Unidade de freqüência igual a um ciclo por segundo.

Holocosmologia - Teoria que sugere que muito do funcíonamento do cosmos pode ser explicado em termos holográficos ou pela analogia holográfica.

Holografia acústica - Ato de fazer um holograma pelo uso de ondas sonoras.

Holografia de tempo real - Técnica pela qual uma imagem holográfica é superposta sobre um objeto real com o objetivo de observar as franjas de interferência geradas por mudanças, ao longo dos minutos, entre os dois.

Holograma - Um padrão de interferência formado como resultado de uma luz referência encontrando luz refletida por um objeto e desta maneira registrada sobre uma emulsão foto-sensível.

Holograma de absorção - Holograma formado em um material que adquire uma certa densidade em resposta a uma exposição. Quando o holograma é iluminado, parte da luz que não é absorvida é difratada na formação da imagem.

Holograma de amplitude - Holograma pelo qual a informação é armazenada em variações em transmitividade. Outro nome para holograma de absorção.

Holograma arco-íris - Holograma de transmissão de imagem plana feito pela restrição da iluminação vertical de um holograma-mestre para produzir uma fenda horizontal, no sentido de compensar a dispersão cromática quando a cópia é vista com luz branca. A paralaxe vertical é sacrificada, entretanto. O holograma é assim chamado pelo fato de que a imagem é visível em cada cor do arco-íris, que muda a medida que a visão vertical muda. Também chamado de holograma Benton, devido ao seu inventor.

Holograma colorido - Holograma formado por duas ou mais diferentes freqüências de luz laser para produzir uma imagem que aparece em cores naturais.

Holograma cópia - Outro termo para holograma de imagem plana, ou qualquer holograma de segunda geração produzido a partir de um holograma-mestre. Uma cópia de contato é produzida ao se colocar uma placa em contato com a original.

Holograma de Cross - Outro nome para o tipo de estereograma holográfico que incorpora as vantagens da holografia arco-íris. Criado por Lloyd Cross.

Holograma de Denisyuk - Outro nome para holograma de reflexão de feixe simples. Chamado assim devido ao seu inventor, Yu. N. Denisyuk.

Holograma de fase - Um meio através do qual informação é armazenada como resultado do deslocamento de fase entre duas frentes de onda (como o são todos os hologramas) . Um holograma de fase-amplitude armazena informação como resultado dos deslocamentos de fase que manifestam elas próprias como variações em amplitude. Um holograma de fase pura armazena o deslocamento de fase como resultado das variações do índice refrativo no material.

Holograma de feixe simples - Um holograma feito com um feixe que atua tanto como referência como feixe de iluminação do objeto.

Holograma de Fresnel - Outro nome para o holograma comum. Definido como um holograma formado com o objeto localizado próximo ao meio de registro.

Holograma de Gabor - Holograma em linha do tipo primeiramente inventado por Dennis Gabor.

Holograma gerado por computador - Holograma sintético produzido usando-se um plotter de computador. Uma estrutura binária é produzida em uma grande escala e então fotograficamente reduzida num dado meio. A técnica permite a produção de formas tridimensíonais não-existentes.

Holograma de imagem focada - Holograma de imagem plana de pequena distância feito através do uso de uma lente para focalizar uma imagem diretamente no plano do filme. Algumas vezes também usado como um outro termo para holograma de diafragma aberto.

Holograma de imagem plana - Holograma de segunda geração formado pelo posicíonamento de uma placa foto-sensível no plano de uma imagem formada por um holograma mestre.

Holograma de Leith e Upatnieks - Outro nome para holograma fora do eixo, assim chamado por seus inventores.

Holograma de Leslie - Tipo particular de estereograma holográfico feito através do uso de imagens projetadas sobre uma tela de gravação sequenciada de hologramas em faixas usando-se uma placa fixa e uma máscara com uma fenda móvel.

Holograma em linha - Holograma Gabor. Feito pelo posicíonamento do objeto e do feixe referência ao longo do mesmo eixo, resultando em uma configuração prática apenas na criação de hologramas de transparências.

Holograma de Lippman - Outro nome para holograma de reflexão.

Holograma mestre - Qualquer holograma que produz uma imagem da qual outro holograma é feito.

Holograma multicolorido - Qualquer holograma pelo qual imagens de mais de uma cor pura espectral pode ser vista. Usualmente descreve o holograma arco-íris feito com múltiplas exposições para conseguir variações de cor.

Holograma de múltiplas exposições - Holograma formado por dois ou mais feixes referência ou ângulos.

Holograma plano - Holograma no qual as franjas são maiores em relação à espessura da emulsão, assim a maior parte da interferência é registrada sobre a superfície do holograma.

Holograma de transmissão - Qualquer holograma que é visível através da passagem de luz através dele, em direção ao lado do observador. Hologramas de transmissão são feitos ao se permitir que tanto o feixe referência quanto o feixe objeto atinjam o mesmo lado da placa.

Holograma de transmissão de luz branca - Qualquer holograma de transmissão que pode ser mostrado usando-se luz branca comum.

Holograma de transmissão regular - Holograma de transmissão visível com a luz laser.

Holograma de 360 graus - Holograma feito através da exposição do material de registro que circunda completamente um objeto.

Holograma de volume - Holograma feito de franjas que são menores em relação à espessura da emulsão . As franjas são então empilhadas através do volume da emulsão . Hologramas de volume devem ser iluminados no ângulo original do feixe referência devido aos efeitos da Lei de Bragg.

Hypo-clareador - Solução química que remove o fixador. O uso do hypo-clareador normalmente aumenta a estabilidade do holograma, prevenindo a degradação provocada pela oxidação do fixador residual.

I

Igualador de índice - Processo de duplicação do índice refrativo de um material com o objetivo de eliminar os efeitos causados pelas superfícies óticas. Um líquido com o mesmo índice refrativo do substrato é usado para unir as duas superfícies. Em holografia, as placas são muitas vezes indexadas a um fundo escuro para eliminar os efeitos dos anéis de Newton.

Imagem fantasma - Uma imagem duplicada, normalmente não proposital, que usualmente se forma como resultado da luz refletindo-se de uma superfície indesejada.

Imagem latente - Imagem ou padrão registrado em uma emulsão antes desta ser revelada em uma imagem visível.

Imagem real - Imagem formada pela luz que na verdade se foca no espaço.

Imagem virtual - Imagem gerada pela luz que na verdade não se forma no espaço, ainda que pareça fazê-lo. A imagem pode ser vista, ainda que não projetada nem gerada sobre a emulsão.

Índice de refração - A proporção da velocidade da luz no ar em relação a velocidade da luz em um material refrativo em um dado comprimento de onda.

Índice refrativo - O mesmo que índice de refração.

Infravermelho - A parte do espectro que se caracteriza por comprimentos de onda um pouco mais longos que aqueles da luz vermelha, os quais não são visíveis ao olho humano, e muitas vezes percebidos como calor. Cobre o espectro de aproximadamente 750 nanômetros a 1000 nanômetros.

Instantâneo Holográfico - Termo usado para simbolizar um holograma que meramente duplica um objeto existente sem qualquer intervenção criativa da parte do hológrafo.

Intensidade - O valor da amplitude enquadrada.

Interferência - A combinação de duas ondas quando suas amplitudes se juntam em todos os pontos. Quando duas ondas coerentes são superpostas, o resultado será tanto um aumento de amplitude (interferência construtiva) quanto uma diminuição de amplitude ( interferência destrutiva ) . O resultado é um padrão de interferência que grava as relações de fase relativas entre as duas ondas, armazenando assim as características das ondas individuais. É assim que um holograma funcíona.

Interferômetro - Aparelho que utiliza interferência da luz para medir as mudanças nos sistemas, com extrema precisão. Um interferômetro pode ser usado para testar a estabilidade de um sistema holográfico.

Inversão de população - Condição na qual mais átomos estão em estado excitado que em estado estacíonário, resultando na predominância da emissão estimulada.

Íon - Um átomo que ganhou ou perdeu um elétron e adquiriu uma carga negativa ou positiva.

Isolamento de vibração - A prática de remover de um sistema os efeitos da vibração ambiente que possam induzir mudanças, particularmente em sistemas óticos. Isolamento de vibração deve ser usado na produção de um holograma para prevenir o movimento das franjas de interferência durante a exposição.

L

Laser - "Light Amplificatíon by Stimulated Emissíon of Radiatíon" ( Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação). Uma cavidade é preenchida com um material que, quando estimulado com a energia apropriada, produz uma inversão de população de átomos excitados. A luz produzida continua a aumentar de intensidade à medida que ela oscila para frente e para trás entre os dois espelhos colocados no final de cada extremidade da cavidade. O espelho da frente é desenhado para transmitir um a dois por cento desta luz amplificada, resultando num feixe de luz coerente, monocromática e muito intensa.

Laser de argônio - Laser que opera quando o gás argônio é íonizado e controlado por um campo magnético. Produz várias freqüências em verde e azul.

Laser de corante - Laser que emprega corantes químicos com o objetivo de conseguir um alcance harmonizado sobre uma grande área do espectro. Ele é normalmente "bombeado" ou feito funcíonar através do uso de um feixe de um laser de íons para iniciar o processo laser no corante.

Laser de estado sólido - Laser que usa um material sólido, como um rubi como seu meio laser.

Laser de gás - A forma mais comum de laser, que opera induzindo os átomos numa mistura gasosa a passarem pelo processo de população invertida.

Laser de Íons - Laser dentro do qual a emissão estimulada resulta em trocas de energia entre dois níveis de um íon. Argônio e Kriptônio são os dois tipos mais comuns de laser.

Laser de kriptônio - Um laser de íons que produz várias freqüências que aparecem ao longo de grande parte do espectro. As mais comuns são azul, verde, amarelo assim como uma freqüência vermelha muito forte .

Laser de onda contínua - Laser que emite um feixe que é contínuo ao longo do tempo.

Laser pulsado - Laser que emite radiação em uma onda de eclosões e fica inativo entre elas.

Laser YAG - Laser de estado sólido que usa Ytrium Aluminum Garnet como material laser.

Lente côncava - Lente com uma superfície curvada para dentro, que faz a luz divergir. Ver também lente negativa.

Lente convexa - Lente com a superfície curvada para fora, que faz a luz convergir, normalmente Para um ponto focal.

Lente ou espelho cilíndrico - Componente ótico que faz a luz focar sobre uma fenda ou linha ao passá-la através de, ou refleti-la de uma superfície curva em uma dimensão.

Lente de imersão - Lente formada pelo preenchimento de um quadro com liquido igualador de índice para aproximar-se da função de uma lente sólida, porém com um custo muito menor e com uma flexibilidade muito maior.

Lente negativa - Lente caracterizada pela superfície côncava que faz a luz divergir. A lente negativa tem uma distância focal negativa.

Lente positiva - Lente com a superfície curvada para fora, o que faz com que a luz converja. Também conhecida como lente convexa.

Luz ambiente - Luz presente no ambiente circundante. Quanto à exibição holográfica, termo muitas vezes usado para descrever as luzes de fundo que não são parte da iluminação do holograma que podem interferir com a observação da imagem.

Luz coerente - A respeito da luz laser, a maior distância entre dois componentes da luz ( isto é 2 feixes) de tal forma que os efeitos interferométricos ocorram. Em holografia, o comprimento de coerência irá determinar a profundidade dentro da qual um objeto será registrado.

Luz colimada - Luz que forma um feixe paralelo e nem converge nem diverge. Também se refere ao feixe colimado.

Luz espalhada - Luz indesejada que interfere com a criação de um holograma de boa qualidade.

Luz incandescente - Luz gerada quando uma corrente elétrica passa através de um fio de metal, que normalmente situado num bulbo a vácuo.

Luz incoerente - Luz que não está em fase consigo própria. A maioria das luzes são incoerentes.

M

Massa Inercial - Uma grande massa que, se em repouso, tende a permanecer assim.

Material de registro - Qualquer substância que pode ser usada para gravar os padrões de interferência de um holograma.

Meio ( em inglês medium, plural media) - Qualquer substância que possa ser usada para dar forma a uma idéia. Em física, qualquer material através do qual a radiação pode viajar.

Mesa de laje - Mesa ótica que usa uma laje de concreto ou pedra como parte de sua massa inercial.

Mesa de metal - Sistema de isolamento de vibração com a tampa de metal.

Mesa ótica - Outro nome para mesa de isolamento de vibração. Mesa sobre a qual os hologramas são feitos.

Mesa de tensão sob compressão - Mesa ótica que é reforçada pela tensão produzida por braçadeiras feitas de hastes de metal aparafusadas e apertadas. Normalmente um sistema baseado na areia. Inventado por Lloyd Cross.

Mistura de cores por adição - Meio pelo qual duas ou mais freqüências são combinadas por superposição para formar mais cores.

Modo - O grau ao qual o feixe de um laser é espacialmente coerente. O modo temoo se caracteriza por um espalhamento homogêneo da luz. O modo tem01, ou modo rosquinha aparece como um anel de luz com um centro escuro.

Monocromático - Luz ou outra radiação com uma única freqüência ou comprimento de onda. Uma vez que não há luz perfeitamente monocromática, o termo é vagamente usado para descrever qualquer luz de uma única cor sobre uma faixa muito estreita de comprimentos de onda.

Montagem - A configuração de componentes óticos usados para produzir um dado holograma.

Movimento - Termo usado em holografia para descrever efeitos do objeto ou sistema holográfico que não permanece rígido fixo durante uma exposição.

Movimento harmônico - Movimento de um período regular consistente que é induzido por uma dada freqüência ou uma integral múltipla dessa.

Múltipla exposição - Mais de uma exposição ocorrendo na mesma placa ou filme.

Multiplex - Outro nome para estereograma holográfico.

N

NAH - Uma placa holográfica sem fundo anti-halo. Também chamada placa sem fundo ou não revestida.

Neblina - O escurecimento ou exposição de um filme por inadvertidamente permitir que luz ambiente o atinja. Em holografia, uma placa escurecida reduz o contraste das franjas, resultando em uma imagem de menor eficiência.

Nodo - A parte de uma onda vibrante que não esta se movendo - ponto zero. Um antinodo é um ponto sobre a onda de máximo deslocamento do ponto zero.

No eixo - Holograma formado com os feixes referência e objeto originando-se ao longo do mesmo eixo. Também chamado um holograma "em linha" ou "Gabor".

Número "F" - A proporção entre o comprimento focal de uma lente ou espelho curvos e o seu diâmetro.

O

Objetiva - Elemento ótico de um microscópio que é usado para focalizar o feixe do laser em um ponto para passar através de um "buraco de alfinete" (pinhole) no filtro espacial.

Obturador - Instrumento usado para bloquear o feixe e então permitir que ele passe desobstruído para a exposição desejada do filme.

Onda estacionária - A combinação de duas ou mais ondas da mesma freqüência e amplitude que estão viajando em direções opostas. Também usado num sentido geral para descrever quaisquer ondas que parecem estar paradas devido a que cada nova onda ocupa a posição da anterior.

Ondas planas - Ondas que se propagam como planos paralelos, fazendo um feixe colimado.

Ortoscópico - Uma imagem com a paralaxe correta e orientação de frente para trás.

Oscilador - Qualquer equipamento que converta energia em um campo eletromagnético, normalmente de período constante.

Ótica - Aqueles instrumentos que alteram ou manipulam a luz incluindo lentes, espelhos, divisores de feixe, filtros etc.. Também a ciência da radiação eletromagnética, seus efeitos, e o fenômeno da visão.

Ótica de fenda - Qualquer equipamento ótico que faça a luz se propagar em uma linha. Normalmente formada pela luz interagindo com uma superfície cilíndrica.

P

Padrão Moiré - Um tipo altamente visível de padrão de interferência formado quando grades, telas ou padrões regularmente espaçados são superpostos uns sobre os outros.

Paralaxe - A diferença entre duas visões diferentes de um objeto, obtidas pelo deslocamento do ponto de vista.

PBQ - Um branqueador normalmente usado em hologramas de reflexão contendo o químico p-benzoquinona.

Período - O ciclo completo de uma onda.

Perspectiva - O conceito das relações dos vários objetos em uma área de visão tomada de um ponto particular.

P.I. - Abreviação de plano da imagem.

Placa sem fundo anti-halo (NAH) - Placa holográfica sem revestimento anti-halo. Essencial para hologramas de reflexão.

Placa de zona - Padrão consistindo de um ponto central circundado por áreas concêntricas, alternadamente opacas e transparentes, o total de cada área sendo igual. Ele representa a imagem real de um ponto produzido por difração.

Plano-côncava - Lente que tem uma superfície côncava e outra plana.

Plano-convexa - Lente que tem uma superfície convexa e outra plana.

Plano do filme - O plano no qual o material de registro está localizado.

Polarização - A restrição da luz ou outra radiação em vibrar em apenas um plano.

Porta-placa - Qualquer instrumento que segure um placa ou filme durante a exposição.

Profundidade de campo - A área dentro da qual uma resolução satisfatória de uma imagem pode ser obtida. Também, em holografia, usada para descrever a área dentro da qual qualquer imagem pode ser formada, devido às limitações da luz coerente.

Pseudoscópico - O oposto de ortoscópico. Uma imagem que é virada ao avesso.

Pseudocor - A produção de cores em um holograma que não são relacíonadas com as cores originais do objeto. Normalmente usado em conexão com hologramas multicoloridos.

Q

Quantum - A menor quantidade de energia na qual uma onda pode ser dividida.

R

Radiação eletromagnética - Radiação emitida por partículas carregadas vibrantes que viajam através do espaço à velocidade da luz. Luz visível é apenas uma pequena parte do espectro eletromagnético.

Refletor difuso - Um objeto que espalha a luz que incide sobre ele. A maioria dos objetos são refletores difusos.

Reflexão especular - Qualquer reflexão de uma superfície lisa e polida, como um espelho, por exemplo.

Refração - A dobra da luz que ocorre quando ela passa de um meio de um índice refrativo para outro. Em um holograma em fase, a refração causa um "atraso de fase" que corresponde à diferença de fase original entre as duas frentes de onda registradas.

Resolução - A habilidade de um filme ou sistema ótico de distinguir dois pontos de espaçamento muito próximo. A resolução de um filme é normalmente expressa em termos de quantas linhas por milímetro ele pode registrar. Filmes holográficos devem ser de alta resolução uma vez que as franjas de interferência são muitas vezes extremamente pequenas e com o espaçamento muito próximo.

Ressonância - Grande quantidade de vibração em um sistema que é causada por um pequeno estímulo com aproximadamente o mesmo período de vibração natural de um grande sistema.

Revelação - A seqüência química inteira, da revelação à secagem final do holograma.

Revelador - Solução química que altera a imagem latente de uma imagem fotográfica ou de um padrão de interferência holográfico (sais de prata) em prata metálica preta. O termo revelador normalmente se refere ao grau efetivo do revelador, ou a causa da densidade total.

Rodo - O instrumento usado para remover a água em excesso da emulsão para facilitar a secagem.

Ruído - Os efeitos de uma luz indesejada espalhada sobre a emulsão que interferem com a resolução da imagem.

S

Salpicado - A aparência granulada de um objeto ou imagem holográfica, vista sob a luz laser. É causada pela luz refletindo-se de áreas minúsculas do objeto que interferem consigo próprias.

Sistema baseado em areia - Sistema de isolamento de vibração que usa uma caixa de areia como sua massa inercial. Também chamado simplesmente mesa de areia.

Sombragrama - Um holograma criado ao se deliberadamente mover um objeto durante a exposição, ou de objetos inerentemente instáveis, com o objetivo de produzir um "buraco" tridimensíonal ou sombra onde o objeto estava localizado.

Superexposição - Exposição incorreta resultante de luz excessiva, ou luz atingindo a placa ou o filme por um tempo excessivo.

Suportes para areia - Suportes óticos que podem ser posicíonados sobre mesas óticas de areia.

Suporte de metal - Instrumentos para segurar elementos óticos em uma mesa de isolamento de vibração com a tampa de metal.

T

Táquíon (tachíon) - Partícula teórica que viajaria a velocidades maiores que a da luz.

TEM oo - O mais baixo modo de um laser, caracterizado por um feixe que é espacialmente coerente sobre tempo e distância. Um etalon aumenta a coerência temporal.

Tempo de assentamento - Período de tempo entre colocar a placa e expô-la, com o objetivo de permitir que as vibrações do ambiente se amorteçam.

Tempo-espaço - Modelo quadridimensíonal que inclui as três dimensões do espaço com a quarta do tempo.

Tira de teste - Meio de visualmente determinar a exposição correta fazendo-se uma série de exposições individuais de tempos variados sobre a mesma placa. O tempo correto é determinado ao selecíonar-se a tira que gerou a imagem mais limpa ou brilhante.

Transmitividade - A proporção da luz transmitida por um meio sobre o qual ela incidiu.

Trietanolamina - Químico usado para alterar a espessura da emulsão para produzir diferentes cores nas reconstruções, normalmente em hologramas de reflexão.

U

Ultravioleta - Parte invisível do espectro caracterizada por comprimentos de onda um pouco mais curtos.

V

Velocidade do filme - O grau de sensibilidade do filme para gerar uma exposição satisfatória. As velocidades de filmes holográficos são normalmente expressas em ergs/cm2.

Visão tridimensíonal - A síntese de duas imagens separadas de dois olhos ou um olho em movimento em uma experiência de tempo médio no cérebro.

X

Xileno (ou xilol) -O químico mais comum usado como igualador de índice. O xileno tem um índice refrativo muito próximo ao do vidro.

Traduzido de "Holography Handbook, Making Holograms the Easy Way", Unterseher, Fred; Hansen, Jeannene; Schlesinger, Bob; Ross Books, 1987 por José Wenceslau Caminha Aguiar Junior - Bolsista do CNPq