Mesa com laser e componentes
 Mesa com laser e componentes, no escuro
 Exemplo de holograma de transmissão

Laboratório

O Laboratório Holográfico da Escola de Belas-Artes, coordenado por mim, está ligado ao Departamento de Artes Plásticas desta Unidade da UFMG. Sua implantação oficial, em espaço dedicado especialmente para este fim, realizou-se no primeiro semestre de 1997. Antes disso trabalhamos algum tempo em instalações provisórias que, apesar de não serem inteiramente adequadas, nos proporcionaram a oportunidade de iniciarmos nossas pesquisas. Atualmente contamos com uma sala subterrânea de aproximadamente 6 x 5 metros onde estão instalados equipamentos de ponta da Newport Corporation, onde destacamos uma mesa com isolamento pneumático contra vibrações, um laser HeNe de 10 mW e um de 35 mW, e diversos componentes óticos e eletro-mecânicos que nos permitem uma série de montagens holográficas diferentes. Contamos também com uma sala de revelação de 5 x 2 metros com capela e exaustor para eventuais trabalhos com produtos tóxicos.

Este Laboratório foi montado a partir de verbas de pesquisa fornecidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), que hoje chegam ao montante de US$ 85,000.00. Nele já orientamos 4 bolsistas de Iniciação Científica, realizamos uma dissertação de mestrado (a minha), apresentamos trabalhos na Semana de Iniciação Científica da UFMG e painéis na reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, traduzimos textos para divulgação ao público e confecção de apostilas, e agora, numa atitude inédita para um Laboratório de pesquisa deste nível, oferecemos uma disciplina optativa para os alunos de graduação da Escola de Belas-Artes de Introdução à Holografia, com oito vagas. Seu objetivo é o de proporcionar o treinamento de artistas em uma tecnologia antes acessível apenas aos físicos, e desenvolver trabalhos criativos na área artística, explorando uma linguagem que ainda carece de massa crítica em nosso país. Ao que eu saiba, a nossa é a única escola de arte no país que explora a Holografia neste nível.

Planejamos tornar este site um ponto de encontro e de informação objetiva e atualizada para todos aqueles que se interessarem pela Holografia. Haverão atualizações constantes, com o objetivo de disponibilizar dicas, links interessantes, fórmulas de revelação de hologramas, referências para compra de materiais e tudo aquilo que acharmos que for importante para quem está envolvido com o tema.

Como tudo que existe criado pelo homem neste mundo, tudo começou com um sonho. Um sonho de tentar compreender uma tecnologia absolutamente estranha e fascinante, e de dominar o seu fazer. Através de muita leitura, pesquisa, esforço, tenacidade e perseverança conseguimos tornar realidade aquilo que poucos achavam possível. A partir desta base de trabalho consolidada partiremos para vôos mais elevados, tendo sempre em mente que a vida só vale realmente a pena, se a alma não for pequena.

Lindsley Daibert, 11 de maio de 1998

Fotos: José Wenceslau Aguiar Caminha Jr.