Revelação

Atenção: Toda água utilizada em processos de revelação holográfica deve ser destilada ou deionizada. O cloro presente na água de torneira prejudica o brilho do holograma. A luz de segurança do studio para hologramas feitos com laser HeNe (vermelho) deve ser verde. O processo combinado de revelação/bleaching descrito a seguir é considerado um dos mais eficientes com o menor ruído de fundo (partes claras mais claras, partes escuras mais escuras) que já foi conseguido.

Revelador CWC2 (duas partes):

Parte A - (Pyro) Catecol, 10g
Ácido L-Ascórbico (Vitamina C), 5g
Sulfito de Sódio, 5g
Uréia, 30g

Parte B - Carbonato de Sódio, 30g

Misture cada parte em água morna. A Parte A pode ser armazenada até um mês, a Parte B indefinidamente. Adicione partes iguais de A e B logo antes de usar, o suficiente para cobrir o holograma na banheira de revelação. Jogue fora após o uso. Revele por dois minutos a 20 graus centígrados. Ajuste o tempo de exposição para conseguir uma densidade final de revelação de 15 a 20% (transmissão) ou 70 a 90% (reflexão). Lave em água corrente por cinco minutos. Não use fixador se o holograma for passar pelo bleaching (todo holograma de reflexão deve passar por este processo).

Bleach PBU-AMIDOL:

Persulfato de Potássio, 10g
Bissulfato de Sódio (ou Ácido Cítrico), 10g
Brometo de Potássio, 20g
Brometo Cúprico, 1g
Amidol (adicione por último), 1g

Misture em água morna. Espere 30 minutos para ativação química. Coloque o filme não fixado no bleach por 2 a 3 minutos, a 20 graus centígrados até clarear o filme. Bom por duas semanas - a coloração vermelha da solução poderá desbotar, indicando exaustão. Cuidado com o sedimento formado ao longo do tempo, não o deixe cair sobre a emulsão.

Esta fórmula é boa para hologramas de transmissão ou reflexão. Forma pouquíssimas manchas, deixando o filme bem claro. Hologramas que serão utilizados como masters de transmissão podem ter o processo de bleaching revertido para máxima resolução e contraste, utilizando fixador ou, para um menor encolhimento da emulsão, 0,5 grama de fenosafranina dissolvida em um pouco de metanol por litro de água.

Fonte: Jeffrey Murray - Holography Institute - hologram@well.com