Texto: Assessoria de Imprensa da UFMG
De 17 a 21 de outubro, o MOSTRATU, evento estudantil de cenas curtas do Teatro Universitário (T.U.) da UFMG, recebe 18 propostas artísticas de alunos da escola e de diferentes instituições de formação artística de Belo Horizonte. Efetivando-se como tradição do T.U., a mostra chega a sua 6ª edição, retomando suas atividades presenciais após duas edições on-line.
Ao longo de cinco dias, serão apresentadas propostas cênicas elaboradas por estudantes do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart/FCS), Curso de Capacitação Profissional em Artes Cênicas (CCP), Confesso Escola de Teatro e Graduação em Teatro da Escola de Belas Artes (EBA/UFMG), além de cenas desenvolvidas por estudantes do próprio T.U. O evento, que acontece desde 2013, tem como objetivo propiciar o compartilhamento dos trabalhos desenvolvidos por artistas em formação, abrindo para trocas entre estudantes de outras escolas desde 2019.
A mostra tem se consolidado progressivamente e ganhou ainda mais abrangência com o formato virtual nos anos de 2020 e 2021, expandindo o seu espaço de convívio e de experimentação para, assim, efetivar o intercâmbio entre linguagens dentro e fora da instituição. Juntamente ao retorno presencial de suas atividades, o evento coincide com o aniversário de 70 anos do Teatro Universitário, primeiro curso de formação técnica em teatro da capital mineira e o mais longo em atividade, e também com a 22ª edição do Feto — Festival Estudantil de Teatro, que traz as montagens Além do Rio e Gold (respectivamente, com elencos compostos por estudantes e egressos do T.U.).
As apresentações da mostra se dividem entre o prédio do Teatro Universitário (campus Pampulha da UFMG), Funarte e Centro Cultural UFMG. A produção, feita por estudantes do T.U., conta com o apoio do projeto de extensão T.U. Produção e Memória, T.U. Convida e Pró-reitoria de Cultura (Procult) da UFMG.
A Teatra Universitária
A Teatra Universitária (ATU), que realiza a MOSTRATU, é uma ação de alunos do Teatro Universitário, que nasceu em meio à pandemia do coronavírus, com o objetivo de criar e fortalecer redes diversas entre artistas. Em 2020 e 2021, produziu a 4ª e a 5ª edição da mostra de cenas curtas do T.U. de forma on-line, além de ter criado uma revista colaborativa intitulada Reverbera.
Sobre o Teatro Universitário
Celebrando 70 anos de história em 2022, o Teatro Universitário da UFMG oferece formação profissional em teatro a nível técnico, exercendo importante influência no cenário artístico e cultural não só de Minas Gerais, mas de todo o país. A escola também desenvolve importantes projetos de pesquisa e de extensão na Universidade. O curso técnico em teatro, atualmente, tem duração de três anos e se encerra com a realização de um espetáculo teatral.
Programação:
Local: Teatro Universitário/UFMG
Segunda-feira (17/10)
19h10 – Corpo-Maré – Ricardo Jorge Rado de Moraes (T.U.)
19h40 – Cromossapiens – Sheila Oliva e Dany Piva (T.U.)
20h10 – Dias Felizes – Zelda Scotch (Confesso)
20h40 – {saiba que há nesse momento uma plantação de flores dentro de mim} – Rafael Souza (EBA)
Terça-feira (18/10)
19h10 – Fu?didos – Natália Corval, Clayton Silva, Daiana Silvestre, Lexis Cristina, Márcia Madureira Matheus Duarte, Nayara Bretas, Thiago Sadalah, Tony Romão (CCP)
19h40 – Sol & Sombra – Coletiva Diz Trava Através do Olhar (T.U.)
20h10 – Ensaio do desassossego – um ensaio sobre perdão (T.U.)
20h40 – Parda – Capitulo I – Onde todas as coisas são iguais – Rafael Barbosa Leão (T.U.)
21h10 – Quem? Lia (T.U.)
21h40 – Eu sou louca! – Kleber Sallazar (T.U.)
22h10 – saudades, Décio – Igor Rangel (CEFART)
Quinta-feira (20/10)
19h10 – Matern(a)gem – Nayara Leite (EBA)
19h40 – Conversa Diante de Deus – Claret Helena Reis (T.U.)
20h10 – Tão cedo que ficou tarde demais – Ana Luísa Alves (T.U.)
20h40 – Solo Trágico de Lady Macbeth – Bia Lazzarini (Confesso)
21h – Pai – Valderis Cunha (T.U.)
21h20 – #1 – Hyu (T.U.)
21h50 – Saideira – Nanaue (CEFART)
Local: FUNARTE (Programação Feto 2022)
Quarta-feira (19/10)
Além do Rio
Quinta-feira (20/10)
Gold
Local: Centro Cultural UFMG
Sexta-feira (21/10)
querença – Breve Cia