Texto: Assessoria do Centro Cultural UFMG
Nos dias 1 e 2 de setembro, o Centro Cultural UFMG transmite em seu canal do YouTube o seminário Re-volver: Histórias da Arte Postal. O evento é um desdobramento da exposição virtual resultante da convocatória internacional de arte postal Re-volver. O projeto é de Luíza Marcolino e foi acolhido pela 3ª edição da chamada de seleção de propostas para espaços artísticos da Escola de Belas Artes da UFMG, promovida pelo Centro de Extensão da unidade (CENEX-EBA).
A exposição estava prevista para ocupar a grande galeria da referida escola durante o mês de julho de 2020, mas em função do distanciamento social foi remodelada para o modo virtual e pode ser vista em: www.revolverarte.com. A mostra conta com 180 trabalhos enviados por artistas de 32 países distintos, dentre eles da Ásia, África, Américas e Europa, reunindo uma diversidade de ideias, tanto nos temas quanto nas técnicas utilizadas.
Re-volver: Histórias da Arte Postal pretende provocar discussões acerca do desenrolar dessa prática nos dias de hoje, celebrar sua memória e reafirmar seu lugar na contemporaneidade. Através de conversas ao vivo com grandes nomes desse movimento no Brasil e no mundo, será debatida, ainda, a presença da poesia visual e das publicações independentes através desse meio de expressão.
O seminário acontece por meio de duas mesas redondas mediadas por Luíza Marcolino. O primeiro dia tem a participação dos artistas Clemente Padín e Falves Silva, ambos integrantes da exposição Re-volver, além da artista Yanaki Herrera e a professora Cellina Muniz, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O segundo dia reúne os artistas José Roberto Sechi, administrador do espaço de arte Sechiisland, e os professores Amir Brito Cadôr, da UFMG, e Marcelo Gonçalves Maciel, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A palestra de encerramento será ministrada por Cristina Freire, curadora e professora titular do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (USP).
O evento é voltado para estudantes e pesquisadores interessados em discutir os diferentes aspectos da arte postal e da poesia visual, artistas postais experientes, bem como pessoas que queiram conhecer ou iniciar a prática dessa arte. A transmissão do seminário é aberta ao público e ao fim de cada mesa haverá um momento para perguntas aos convidados através do chat ao vivo.
Elaborado por Luíza Marcolino e Carolina Ruoso, coordenadora do Laboratório de Curadoria de Exposições Bisi Silva – programa de extensão da Escola de Belas Artes da UFMG desenvolvido pelo grupo de pesquisa Estopim, do qual Luíza fez parte durante a graduação – o seminário pretende também reafirmar a importância de estruturas formativas para introdução do aluno universitário artista no meio da produção cultural do país. Premiado pelo Governo do Estado de Minas Gerais através da Lei Aldir Blanc, o projeto Re-volver vem agora ao Centro Cultural UFMG celebrar sua trajetória e abrir novos debates.
Programação:
1º de setembro
19h: abertura ao vivo com Carolina Ruoso e Fabrício Fernandino.
19h10: mesa redonda ao vivo com Clemente Padín, Yanaki Herrera, Falves Silva e Cellina Muniz. Mediação de Luíza Marcolino.
2 de setembro
18h: abertura ao vivo com Brígida Campbell.
18h10: mesa redonda ao vivo com José Roberto Sechi, Amir Brito Cadôr e Marcelo Gonçalves Maciel (Projeto 10×15: Momentos de Não Calar). Mediação de Luíza Marcolino.
19h30: palestra de encerramento ao vivo com Cristina Freire.
Siga o Centro Cultural UFMG nas redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/centroculturalufmg
Instagram: https://www.instagram.com/centroculturalufmg
YouTube: https://www.youtube.com/c/CentroCulturalUFMG
Site: https://www.ufmg.br/centrocultural/