Texto: Comunicação Centro Cultural UFMG
Nos dias 25 e 27 de outubro de 2022, das 14h às 18h, o Centro Cultural UFMG, em parceria com o Centro de Memória da Faculdade de Letras da UFMG, realiza a ‘Oficina de Cordel – Poesia e Xilogravura’, ministrada pelo poeta, escritor, xilogravurista e cordelista Olegário Azevedo, também conhecido como Mestre Gaio. A atividade é gratuita, mediante inscrição, com classificação indicativa de 16 anos.
A oficina tem como proposta oferecer aos alunos a oportunidade de aprender as técnicas de tradição do cordel diretamente com um autor experiente no formato e, consequentemente, divulgar essa valiosa manifestação artística e cultural.
Em decorrência do recente aniversário de 100 anos de Ângela Vaz Leão, primeira diretora da Faculdade de Letras da UFMG, os participantes produzirão, de forma coletiva, um cordel dedicado à professora. Será produzida uma tiragem de 30 exemplares do resultado de autoria coletiva.
Público-alvo: comunidade acadêmica, especialmente alunos interessados na prática da literatura de cordel e na história desse gênero literário.
A atividade é um desdobramento da exposição ‘Literatura de Cordel’, que reúne álbuns de gravura popular, cordéis, xilogravuras e livros que mostram um pouco da expressividade da cultura nordestina e nacional. A mostra poderá ser vista até o dia 27 de outubro de 2022 no Centro de Memória da Faculdade de Letras da UFMG.
Inscrições
Interessados podem se inscrever pelo formulário online https://bit.ly/3RYrC6B do dia 18 a 23 de outubro de 2022, constando nome completo, e-mail, telefone para contato e idade.
Vagas
Estão abertas 12 vagas, com inscrição e participação gratuita e carga horária de 8 horas, divididas em dois encontros de 4 horas-aula cada. Todos os materiais serão fornecidos pelo Laboratório de Edição da Fale (Labed).
Dúvidas
Eventuais dúvidas e esclarecimentos deverão ser tratados pelo e-mail programa@centrocultural.ufmg.br e ou pelo telefone (31)3409-8280.
Olegário Alfredo da Silva, também conhecido como mestre Gaio, é mineiro de Teófilo Otoni e reside em Belo Horizonte desde 1969. É poeta, escritor, haicaísta, contador de histórias, xilogravurista e cordelista. Integra a Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC) e a Academia de Letras de Teófilo Otoni (ALTO). É mestre de capoeira e grande parte de sua produção literária dialoga com as expressões da cultura popular brasileira. Suas obras podem ser consultadas aqui.