Texto: Assessoria do Centro Cultural UFMG
Nesta sexta-feira, 28 de abril, às 18h30, o Centro Cultural UFMG (Av. Santos Dumont, 174 – Centro – Belo Horizonte) recebe a cineasta Clarisse Alvarenga para a exibição do documentário Ô, de casa! O filme será apresentado na segunda sessão da Mostra Pensar o Cinema, Pensar a Educação, que será realizada ao longo deste ano com o objetivo de proporcionar um espaço formativo a partir de obras que provocam reflexões no campo do cinema e da educação. A mostra é aberta para todos os públicos, sobretudo para as pessoas que querem pensar as pedagogias presentes no cinema em seus trabalhos de pesquisa. O evento integra o projeto CineCentro, tem a entrada gratuita e a classificação livre.
Serão nove sessões, uma por mês, seguida de roda de conversa que abre espaço para discutir como as obras abrem possibilidades de experiências estéticas e docentes. Os filmes, em sua maioria, são curtas-metragens, com temas que transitam entre memória escolar, infâncias, trabalho no campo, escola, cotidiano de pessoas indígenas, crítica à educação mercantilizada, aos processos de formação do Brasil atual, racismo, fome, arquivos históricos e seus desdobramentos, envelhecimento, pobreza e política.
Os filmes selecionados são de autoria de Thiago Rosado e amigos parceiros, que em seus estudos investigam os processos criativos, as pedagogias do cinema e a educação. A mostra é uma realização do Projeto Estúdio de Produção Audiovisual, vinculado ao Programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil, da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG.
Segundo filme da Mostra Pensar o Cinema, Pensar a Educação:
28.04 – Ô, de casa! – (Documentário, 2007, Brasil, Direção: Clarisse Alvarenga, 70’, livre)
Crianças e adolescentes se apropriam de espaços públicos ociosos, seja no interior ou na capital do estado de Minas Gerais, para brincar de construir casinhas e cabaninhas. Em cada casinha, uma pequena história se passa: a visita indesejada de um menino que tudo bagunça; a possibilidade de fundar um espaço de individualidade recuado em relação ao espaço da família; a preparação do almoço pelas meninas enquanto os meninos vão caçar e colher palha; o desentendimento decorrente da partilha do espaço e a reconstrução de uma casinha destruída. Fora desses ambientes, é possível entrever um mundo feito do tempo da memória dos que, no passado, brincaram ali naqueles mesmos espaços.
Sobre a diretora
Clarisse Alvarenga é cineasta, professora e pesquisadora. Entre os filmes que dirigiu estão Umdolasi (2001), Ô, de casa! (2007) e Homem-peixe (2017). Atua como professora na Faculdade de Educação da UFMG, onde coordena o Laboratório de Práticas Audiovisuais (Lapa) e o Laboratório e Arquivo de Imagem e Som (Lais). Sua pesquisa envolve processos poéticos e pedagógicos realizados com coletivos e cineastas ameríndios. É autora do livro Da cena do contato ao inacabamento da história (Edufba, 2017).
Mostra Pensar o Cinema, Pensar a Educação
Documentário Ô, de casa! – Clarisse Alvarenga
Data: 28 de abril de 2023
Horário: 18h30
Local: auditório do Centro Cultural UFMG (Av. Santos Dumont, 174 – Centro – Belo Horizonte | MG)
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita