Texto: Assessoria de Comunicação do Centro Cultural UFMG
O Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição ‘O Axioma da Escolha’, do artista visual Lucas Matoso, com curadoria de Luíza Marcolino, na sexta-feira, dia 25 de agosto de 2023, às 19 horas. A mostra reúne pinturas e poderá ser vista até 1º de outubro de 2023. A entrada é gratuita e tem classificação livre.
Em “O Axioma da Escolha”, o artista visual Lucas Matoso apresenta trabalhos realizados entre 2022 e 2023. Através de um processo constituído por práticas que começam pela coleta e desaguam em pintura, a exposição toma de empréstimo um princípio matemático: o Axioma da Escolha diz que havendo uma coleção infinita de objetos, pode-se sempre ser criado um outro objeto feito por uma parte de cada um deles. A exposição convida o visitante a passear por dezenas de recortes do mundo, estabelecendo entre eles relações de acordo com suas próprias vivências.
Lucas Matoso (1997 – Belo Horizonte – Minas Gerais) cursa graduação em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFMG. Trabalha a partir de procedimentos que vão da coleta ao desenho, materializando-se em pintura. Vem lidando com questões ligadas à repetição e à síntese. Dentre as exposições que participou, destacam-se a coletiva ‘Quintais’ (2022), na Galeria Quartoamado, e ‘O futuro daqui pra trás’ (2022), no ESPAI Ateliê, essa última resultante da residência artística realizada no mesmo espaço. Vive e trabalha em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Luíza Marcolino (1990 – Ipatinga – Minas Gerais) é graduada em Artes Visuais e mestranda na Universidade Federal de Minas Gerais e na Escola Guignard. Atua no cruzamento da prática artística, da escrita e da curadoria. Interessa-se, sobretudo, por exposições independentes e imersivas, com foco na democratização da arte. Dentre as curadorias que realizou, destacam-se ZAZ (Neide Pimenta, 2023), À Tona (Amanda Abreu e Marcela Novaes, 2022), Sumidouro (Neide Pimenta, 2022) e Beco com Saída (coletiva, 2022), onde foi curadora assistente ao lado de Marcelo Drummond e Janaína Melo, em residência artística no ESPAI Ateliê. Vive e trabalha em Belo Horizonte, Minas Gerais.