Texto: Comunicação do Centro Cultural UFMG
A Pró-Reitoria de Cultura da UFMG, por meio do Centro Cultural UFMG, convida para a abertura da exposição ‘marco a n c e s t r a l’, do antropólogo e fotógrafo indígena Edgar Kanaykõ Xakriabá, na quinta-feira, dia 20 de julho de 2023, às 19 horas. A mostra integra a programação do 55º Festival de Inverno UFMG e poderá ser vista até 20 de agosto de 2023. A entrada é gratuita e tem classificação livre.
Fotografias autorais do artista trazem o olhar indígena para a universidade e para os espaços de arte da cidade. As obras se baseiam em registros fotográficos da sua comunidade e de outros povos, assim como de manifestações do movimento indígena no país.
marco a n c e s t r a l – por Edgar Kanaykõ Xakriabá
“O tempo, pensado de forma linear, se estende e se perde de vista até mesmo do próprio pensamento. Para os povos indígenas, muitas vezes, o tempo e espaço é concebido de forma circular, onde todo o conhecimento e sabedoria são transformados.
Em razão dos conflitos históricos com invasores, os povos indígenas de toda parte do país, de alguma forma, são tangidos para longe de seus territórios. Lutas são travadas com a sociedade, envolvendo o próprio Estado.
Dessa maneira, a retomada da terra é também uma retomada pela vida, uma retomada da própria história e do tempo dos ‘troncos velhos’, onde se encontra parte da fonte da sabedoria de um povo, a partir da relação que se tem com o território e a mãe terra.
O tempo e espaço se dilatam num marco que não é temporal e sim ancestral.”
Edgar Kanaykõ Xakriabá é mestre em Antropologia pela UFMG, tem atuação livre na área de etnofotografia, considerada como ‘um meio de registrar o aspecto da cultura – a vida de um povo’. Por suas lentes, a fotografia torna-se uma nova ‘ferramenta de luta’, possibilitando ao espectador um olhar distinto para os povos indígenas.