Luiza Alcântara aponta para as relações entre corpo e desenho em exposição no Centro Cultural UFMG

Texto: Assessoria do Centro Cultural UFMG

O Centro Cultural UFMG abre da exposição O tempo da duração, da artista Luiza Alcântara, nesta sexta-feira, dia 6 de outubro, às 19h. A mostra poderá ser vista até 12 de novembro de 2023. A entrada é gratuita e tem classificação livre.

Em O tempo da duração, a artista aponta para as relações entre o corpo, o desenho e as questões arquitetônicas da sala Celso Renato de Lima do Centro Cultural UFMG, parte integrante do complexo arquitetônico da Praça da Estação, trazendo duas obras como proposta de ocupação desse espaço.

A primeira constitui-se de uma instalação em que o piso da galeria é recoberto por papel branco, permanecendo uma pequena faixa do piso em madeira no entorno de todo o perímetro da sala, evidenciando o desenho de sua planta baixa.

Em diálogo com a instalação, Luiza executará uma caminhada sobre essa única faixa de chão descoberta, guiada pelo som de um metrônomo analógico, que marca o compasso do tempo e a rítmica que cadencia o vazio e o silêncio.

O trabalho busca evidenciar o deslocamento no espaço delimitado pelo desenho da sala, os tempos de respiração e de locomoção entre os membros do corpo, assim como o desenho do lugar que o corpo contém e redesenha em seu movimento.

Luiza Alcântara é uma artista mineira que tem no desenho seu método de investigação e produção artística. Mestra em Artes pela UEMG, busca retratar em suas produções as percepções individuais sobre espaços e lugares junto aos elementos que os constituem.

Exposição O tempo da duração – Luiza Alcântara
Abertura: 6 de outubro de 2023 | às 19h
Visitação: até o dia 12/11/2023
Terças a sextas: 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h
Sala Celso Renato de Lima
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita