Núcleo Transdiciplinar de Pesquisa em Artes Cênicas – NACE

NACE – Núcleo Transdiciplinar de Pesquisa em Artes Cênicas é um Grupo de Pesquisa formado em 2003 que atua na área predominante de Linguística, Letras e Artes. É um Grupo de Pesquisa do Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG.

Repercussões do trabalho do grupo

O NACE, Núcleo de Pesquisa Transdisciplinar em Artes Cênicas, foi criado em 2003 e é composto por professores do quadro efetivo do Curso de Graduação em Teatro da EBA/UFMG e por professores de outras áreas afins, como a Escola de Educação Física da UFMG.

Seu objetivo é fomentar, desenvolver e inter-relacionar o trabalho de seus pesquisadores em seis linhas de pesquisa, a saber:

1. Processos de Criação Cênica: Pesquisa sobre os processos de criação de espetáculo cênicos da contemporaneidade.
  2. Formação do Criador Cênico: Pesquisa sobre a formação do criador cênico em seus aspectos práticos, teóricos e pedagógicos.
  3. Processos formativos em Teatro e Dança
  4. Estudos Corporais
  5. Teatro e Sociedade
  6. Estudos vocais e musicais em Teatro

O caráter transdisciplinar das pesquisas deste grupo se apóia nas múltiplas referências que os pesquisadores aportam em função de seus percursos acadêmicos e artísticos.

Em reuniões bimestrais os trabalhos em andamento e os resultados das pesquisas são apresentados, alimentando uma reflexão comum sobre os processos de criação e formação do criador cênico. Para o primeiro semestre de 2009, estamos organizando a edição de uma revista virtual cujo objetivo é a publicação dos resultados finais ou parciais das pesquisas, bem como o diálogo entre os pesquisadores e a comunidade acadêmica e artística.