Bolsa de Iniciação Científica no Laboratório de Conservação Preventiva – Inscrições até 01/08

PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE ALGORITMOS E RECURSOS TECNOLÓGICOS E COMPUTACIONAIS APLICADOS À CONSERVAÇÃO PREVENTIVA DE COLEÇÕES

ORIENTADOR: PROF. WILLI DE BARROS GONÇALVES
(link lattes: http://lattes.cnpq.br/1965309200847602)

OBJETIVO: Investigar e desenvolver algoritmos e recursos tecnológicos aplicados à conservação preventiva de
coleções de bens culturais, abrigadas em instituições de salvaguarda e pesquisa de acervos como museus,
arquivos e bibliotecas.

CARGA HORÁRIA: 20 horas semanais a serem cumpridas em teletrabalho, durante a vigência da emergência
sanitária da COVID-19, ou presencialmente na EBA/UFMG, em conformidade com o plano para o retorno
presencial de atividades não adaptáveis ao modo remoto da UFMG, disponibilizado no link
https://bit.ly/36JE0lP.

Inscrições até 01/08

Mais informações: Bolsa de Iniciação Científica

Edital 980/2021 — Seleção para alunos do curso de especialização em Ensino de Artes Visuais

Informamos que o edital será publicado amanhã na página do CAED/UFMG. As vagas para admissão ao Curso de Pós-Graduação para o primeiro semestre do ano de 2021 são em número de 150 (centro e cinquenta), sendo 30 (trinta) vagas para o polo de Confins, 30 (trinta) vagas para o polo Sabará, 30 (trinta) vagas para o polo Jaboticatubas, 30 (trinta) vagas para o polo Lagoa Santa e 30 (trinta) vagas para o polo Brumadinho. O período de inscrições será de 29/06/2021 a 04 de 04/07/2021.

Edital 980/2021 — Seleção para alunos do curso de especialização em Ensino de Artes Visuais (publicado em 29/06/2021)

Link para Sessão Pública – Concurso Edital 185 – Teatro Universitário

Área de conhecimento: Visualidade da cena e produção cultural

Titulação:Conforme Edital 815/2021, de 26 de maio de 2021, publicado no Diário Oficial da União em 27 de maio de 2021.

A apuração do resultado da seleção será realizada em sessão pública, por videoconferência, no dia 23/06/2021, às 15h.

https://us02web.zoom.us/j/86386969508?pwd=Q0hmVHpSZ0NHam9wZFRJbFd1YUJPQT09

ID da reunião: 863 8696 9508

LINK-DA-SESSAO-PUBLICA-EDITAL-815-TEATRO-UNIVERSITARIO

Edital de Seleção para Estudantes – Programa de Monitoria da Graduação – Disciplinas Tecnologia têxtil, Materiais Têxteis e API’s e Estudos telemáticos na língua italiana

A Chefe do Órgão Acadêmico Responsável do Departamento de Desenho , Soraya Aparecida Álvares Coppola , faz saber que, no período de 22/06/2021 a 01/07/2021 , de 09:00:00 às 16:00:00 horas, o ddes@eba.ufmg.br receberá as inscrições de candidatos para o exame de
seleção do Programa para atuar nas disciplinas/atividades com carga horária de 12 horas semanais.

Edital PMG 005/2021 – Tecnologia têxtil, Materiais Têxteis e API’s e Estudos telemáticos na língua italiana – Voluntários

Edital de Seleção para Estudantes – Programa de Monitoria da Graduação – Disciplina Animação

A Chefe do Órgão Acadêmico Responsável do Departamento de Fotografia e Cinema, Patrícia Gomes de Azevedo , faz saber que, no período de 18/06/2021 a 28/06/2021 , de 00:00:01 às 23:59:00 horas, o(a) Secretaria do Departamento de Fotografia e Cinema (através do email dftc@eba.ufmg.br) receberá as inscrições de candidatos para o exame de seleção do Programa para atuar nas disciplinas/atividades com carga horária de 12 horas semanais.

Edital PMG 003/2021 – Animação

Concurso Professor Substituto para o Teatro Universitário da UFMG

Texto: Divulgação

A Reitora da Universidade Federal de Minas Gerais torna público que, consoante o(s) prazo(s) abaixo especificado(s), contado(s) a partir do dia subsequente ao dia da publicação deste Edital, serão recebidas as inscrições de candidatos ao(s) processo(s) seletivo(s) para preenchimento de vaga(s) de PROFESSOR SUBSTITUTO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO, a ser(em) lotado(s) nesta Universidade, de acordo com a seguinte especificação:
UNIDADE: Escola de Educação Básica e Profissional / Teatro Universitário.
VAGA(S): 01(uma).
ÁREA DE CONHECIMENTO: Visualidade da Cena e Produção Cultural
TITULAÇÃO: Mestrado na área de Teatro, ou Design, ou Arquitetura, ou Artes Visuais, ou Moda, ou Cenografia, ou Indumentária, ou Figurino, ou comunicação.
PRAZO DE INSCRIÇÃO: 15 (quinze) dias, a partir do dia subsequente ao dia da publicação do Edital.
DATA DA SELEÇÃO: até 10 ( dez) dias úteis após o encerramento das inscrições. FORMA DE SELEÇÃO: análise de “curriculum vitae” e entrevista por videoconferência. As instruções para a realização da videoconferência e critérios de avaliação das provas estarão disponíveis na página eletrônica http://www.coltec.ufmg.br .
Endereço eletrônico para contato: secretaria-tu@ebap.ufmg.br.
PRAZO DE VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO: 6 (seis) meses, contados a partir do dia subsequente ao dia da publicação do Edital de Homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do órgão interessado no certame.

Maiores detalhes nos arquivos abaixo:

Edital 815 – TEATRO UNIVERSITÁRIO

TABELA DE PONTUAÇÃO – CONCURSO

CRONOGRAMA – VISUALIDADE DA CENA E PRODUÇÃO CULTURAL

Chamada Interna EBA 01/2021 Concessão de Auxílio Financeiro ao Estudante para Apoio à Realização de Projetos de Discentes

O Diretor da Escola de Belas Artes d a UFMG, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público para conhecimento dos Colegiados dos Cursos de Graduação da EBA, dos estudantes regularmente matriculados na EBA e da comunidade da Escola de Belas Artes, as condições para a concessão de Auxílio Financeiro ao Estudante para apoio à realização de projetos acadêmicos, no 1º e 2° semestre letivo de 2021.

As solicitações de auxílio financeiro ao estudante deverão ser apresentadas pelos próprios estudantes interessados aos respectivos Colegiados de Curso, nos seguintes períodos:

a) para o 1º semestre de 2021: de 19 de maio até 30 de junho de 2021.

b) para o 2º semestre de 2021: de 19 de julho até 30 de agosto de 2021.

As condições para participação estão descritas no documento abaixo.

Edital 775 – Chamada Interna EBA_01/2021 – Concessao de Auxilio a Estudantes

Boas vindas ao 1º semestre de 2021 da EBA/UFMG!

À Comunidade da EBA,

Boas vindas ao 1º semestre de 2021 da EBA/UFMG!

 

A Diretoria da Escola de Belas Artes preparou este comunicado para receber a comunidade acadêmica da EBA e reforçar informações relevantes neste contexto da pandemia e dos trabalhos acadêmicos e administrativos em ambientes remotos.

Para a nossa Escola, cada semestre representa a renovação dos nossos compromissos com a educação pública, diversa e de qualidade, reafirmando a nossa vocação de formar pessoas e, especificamente, aproximá-las às diversas áreas do conhecimento das Artes e da Cultura.

O momento de crise global de saúde pública nos impõe desafios para encontrarmos alternativas disponíveis no nosso momento histórico, as quais nos permitam manter presente e fortalecer a interatividade dos conhecimentos e das pessoas, por meio do universo das redes digitais e virtuais de informação e comunicação.

Desejamos que, no 1º semestre de 2021, possamos aprimorar os nossos trabalhos remotos e contar sempre com a colaboração de todos e todas membros da comunidade escolar para seguirmos superando os desafios.

 

Recepção de Calouros on line: programação de atividades on line para recepção dos novos estudantes da UFMG com informações disponíveis em: https://ufmg.br/comunicacao/eventos/ufmg-recepciona-calouros-com-atividades-on-line e mais informações em: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/ufmg-recebe-novos-estudantes-com-programacao-on-line-na-proxima-semana .

 

Viver UFMG: no espaço virtual Viver UFMG disponível no endereço https://ufmg.br/viverufmg/ e na versão pdf disponível em https://ufmg.br/storage/f/c/a/5/fca501986a20caf41ff3552484ba652a_1620929845346_1796427430.pdf, os estudantes têm acesso à edição 2021/1 do Guia Viver UFMG, que se trata de um manual com orientações gerais sobre a universidade e a vida acadêmica, incluindo: o ensino remoto emergencial, a assistência e permanência estudantil, as plataformas de livros eletrônicos disponíveis no Sistema de Bibliotecas da UFMG, o acolhimento em saúde mental, as fontes de referência para esclarecimento de dúvidas, dentre outros assuntos.

 

Chamadas de apoio discente para Inclusão digital: as chamadas PRAE e FUMP de apoio discente para inclusão digital estão disponíveis em: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/lancadas-tres-chamadas-para-inclusao-digital-de-estudantes-de-graduacao

Saúde mental: estamos preocupados com o bem estar físico e mental de toda a comunidade da EBA e, por isso, reforçamos as informações da UFMG para quem precisa de ajuda neste difícil momento da pandemia, que estão disponíveis em https://www.ufmg.br/saudemental/ 

Nesse sentido, destacamos que: A comunidade da UFMG se organizou e, sob articulação da Rede de Saúde Mental e da Comissão Permanente de Saúde Mental da UFMG, oferece diferentes modalidades de acolhimento para toda a comunidade. A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu que as incertezas em torno do avanço da pandemia, e as situações de exceção a que grande parte da população mundial está submetida, são gatilhos para o estresse e ansiedade. Fique em casa, cuide da saúde do corpo e da mente, e conte com o apoio dos profissionais e voluntários da UFMG.”

 

Ensino Remoto Emergencial: frente aos desafios trazidos pela pandemia do novo coronavírus e a necessidade do uso ampliado das tecnologias digitais, implementamos no 1º semestre de 2020 o Ensino Remoto Emergencial (ERE) na Escola de Belas Artes como um Laboratório Experimental.

O Ensino remoto emergencial tem nos permitido um momento único para a experimentação e criação, tanto como Escola quanto como educadores, artistas, designers e profissionais da cultura que somos, gerando possibilidades de reinvenção das nossas atividades acadêmicas.

A experimentação e a invenção estão fortemente ligadas ao campo múltiplo que configura as Artes, a Cultura e a Educação. Assim, o Ensino Remoto Emergencial é uma oportunidade para criar, aprender e experimentar, em nossas práticas pedagógicas, as possibilidades tecnológicas e virtuais do nosso tempo, paralelamente aos saberes artísticos e culturais, que notadamente são marcados pelas experiências de contato físico, material e em interação social e emocional.

Lembramos que a Resolução nº 02/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG é que regulamenta o Ensino Remoto Emergencial para os cursos de graduação da UFMG durante o período de pandemia da doença COVID-19, está disponível no sítio eletrônico da UFMG.

Reforçamos também sobre o Programa Integração Docente – Ações Formativas para as Práticas Pedagógicas, que conta com diversas iniciativas, fruto da parceria entre Giz/Prograd, Caed e DTI, cujas informações estão disponíveis em: https://www.ufmg.br/integracaodocente/

 

Uso de plataformas digitais: a UFMG recomenda o uso das plataformas digitais Moodle e Microsoft Teams.

Essa recomendação está relacionada à capacidade técnica desses ambientes virtuais para a execução do planejamento acadêmico, a fim de disponibilizar adequadamente os materiais didáticos, tarefas e planos de ensino, disponíveis inclusive para a comprovação do cumprimento de carga horária.

O acesso às plataformas Moodle e Microsoft Teams está previamente configurado na Universidade para o mesmo acesso ao Minha UFMG. Em comum acordo entre os professores e os alunos podem ser utilizados outros recursos digitais para assegurar e facilitar o acesso aos estudantes. Em caso de adoção de outras plataformas digitais, recomendamos que estudantes e professores sempre acompanhem o Moodle, como a forma de comunicação oficial das disciplinas.

Nos sítios eletrônicos da EBA e da UFMG encontram-se os links de acessos e tutoriais para o uso do Moodle e Microsoft.

Além disso, para introdução às plataformas digitais da UFMG, o Setor de Tecnologia da Informação da EBA disponibilizou um tutorial direcionado aos novos estudantes da EBA, que está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9bH6LE52yEQ

 

Direitos autorais e de imagem: enfatizamos a atenção ao uso responsável com a difusão de material didático elaborado por Professores da EBA e UFMG, no que diz respeito aos direitos autorais e de imagem concernentes e ao caráter eminentemente didático dos materiais disponibilizados aos estudantes, que são de uso específico para o suporte pedagógico durante o Ensino Remoto Emergencial, sendo imprescindível a autorização expressa do autor do material para o seu uso para quaisquer outras finalidades não inseridas naquelas abrangidas pelas atividades institucionais.

Dessa forma, reiteramos os termos da Advertência Legal, estabelecida na UFMG:

Adverte-se, para os devidos fins, que a imagem dos docentes, discentes e demais envolvidos, além do conteúdo oral e escrito das aulas, encontram-se legalmente protegidos pela Lei nº 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais) e somente poderão ser utilizados para fins exclusivamente acadêmicos a que se destinam e no âmbito interno da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Estão proibidas quaisquer outras formas de utilização, tais como copiar, editar, adicionar, reduzir, exibir, difundir publicamente, transmitir a terceiros, bem como trocar, emprestar ou praticar qualquer ato de comercialização.

A violação a quaisquer desses direitos exclusivos dos titulares acarretará as sanções previstas na Lei no 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais), nos arts. 184 e 186 do Código Penal, sem prejuízo da apuração de transgressão disciplinar de servidores (Lei no 8.112/90) e discentes (Estatuto da UFMG)”.

 

Acesso a conteúdos públicos: o Guia do Usuário contendo as orientações sobre o Sistema de Bibliotecas da UFMG está disponível no sítio eletrônico da EBA.

Recomendamos a realização do Treinamento online da Biblioteca Universitária, para conhecer os fundamentos das Bibliotecas da UFMG. O curso tem carga horária de 4 horas e a inscrição é feita no sítio eletrônico da própria Biblioteca Universitária.

Conteúdos digitais públicos estão disponíveis nos portais abaixo, cujos links de acesso estão disponíveis no site da EBA:

Portal Capes, biblioteca virtual que disponibiliza a produção científica nacional e internacional.

Repositório Institucional da UFMG, que armazena a produção intelectual da UFMG.

Periódicos da UFMG.

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) que integra e disponibiliza os textos completos das teses e dissertações defendidas nas instituições brasileiras de ensino e pesquisa.

 

Cuidados coletivos e individuais com o coronavírus: no sítio eletrônico da UFMG, disponível em https://ufmg.br/coronavirus, encontram-se informações oficiais da Universidade sobre a pandemia do novo coronavírus. E no sistema Minha UFMG na aba Serviços encontra-se o sistema MonitoraCovid que está disponível em: https://monitoracovid.ufmg.br

Destacamos que: Embora o cenário da pandemia seja dinâmico, é também evidente que a necessidade do distanciamento social será prolongada, por tempo indeterminado. Por isso, com base nas evidências científicas disponíveis, a UFMG iniciou o planejamento da retomada de atividades que não podem ser desenvolvidas por meio remoto, considerando a relevância e a responsabilidade social da UFMG. O retorno é lento, gradual, sujeito a idas e vindas, com restrição do número de pessoas e adoção de medidas de distanciamento social e de biossegurança. Sobretudo, sempre alinhado aos indicadores epidemiológicos e às recomendações das autoridades sanitárias locais.”

Diante disso, a comunidade escolar deve observar as orientações contidas nos seguintes documentos oficiais:

Protocolo de biossegurança e adequação do espaço físico da UFMG, disponível em: https://ufmg.br/storage/b/d/4/b/bd4b2cf83ed9619099eff5a389184f7a_16020949808844_1676750974.pdf

Plano para o retorno presencial de atividades não adaptáveis ao modo remoto na UFMG, disponível em: https://ufmg.br/storage/9/c/f/7/9cf7ab98cc7c38124d4603c296127771_16011170618036_736056224.pdf

Reforçamos que a Comissão de Acompanhamento do Ensino Remoto Emergencial na EBA e a Comissão de Proteção Comunitária da EBA, em ação conjunta com a Diretoria da EBA estão elaborando uma proposta de Plano de adequações para retorno de atividades presenciais na EBA, de maneira a orientar a comunidade da EBA no desenvolvimento de suas atividades não adaptáveis ao modo remoto, somente quando o contexto da pandemia assim o permitir. Contamos com a participação de todos os representantes envolvidos neste trabalho para compartilhar os anseios de todos os setores da EBA e juntos construirmos alternativas em diálogo com a comunidade, viáveis e seguras para apoiar o desenvolvimento de nossas atividades acadêmicas e administrativas na EBA.

 

Uso eventual dos espaços físicos da EBA: as atividades presenciais que requerem o uso eventual das dependências da Escola de Belas Artes, por sua vez, estão regulamentadas pela Diretoria da EBA, por meio da Portaria nº 013/2020/DIR/EBA-UFMG, que está disponível no sítio eletrônico da Escola no endereço: https://eba.ufmg.br/nossa-escola/wp-content/uploads/2020/07/013_2020_Portaria_DIR_EBA_Covid.pdf . Reforçamos que as condições de acesso definidas pela referida Portaria dizem respeito apenas ao uso eventual da Unidade, com justificativa expressa da necessidade da presença.

Reforçamos que a oferta de atividades acadêmicas presenciais de ensino permanecem suspensas na UFMG e devem observar o disposto no art.7 da Resolução nº 02/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG. Dessa forma, havendo a necessidade eventual de acesso presencial à Escola de Belas Artes, os membros da comunidade escolar devem requerer por e-mail às autoridades elencadas na referida Portaria, no item 3.6, a fim de obter a devida autorização de acesso à EBA para o cumprimento de atividades ou serviços essenciais.

Lembramos ainda a necessidade da adoção das medidas de biosegurança do protocolo da UFMG, com a finalidade de garantir o acesso seguro aos que necessitarem comparecer na Escola. Além disso, por cautela e para melhor organização da movimentação de pessoas na Unidade, deve ser agendado na SLOP, por e-mail endereçado a <slop@eba.ufmg.br>, o comparecimento na Escola de Belas Artes, de modo que a SLOP possa observar as movimentações previstas para as datas solicitadas, evitando-se aglomerações, e para que sejam tomados todos os cuidados sanitários exigidos neste momento excepcional.

 

O Espaço encena: teatralidade e performatividade na cenografia contemporânea – Lançamento 28/07 – 19h

Prezades colegas pesquisadores do campo das artes,

É com muita alegria que convido a todes para o lançamento do meu livro – O espaço encena: teatralidade e performatividade na cenografia contemporânea – que acontecerá na próxima quarta-feira, dia 28 de julho, às 19h, no canal Barracão UFMG no Youtube.

O livro é fruto da minha pesquisa de doutorado realizada na UNIRIO (Rio de Janeiro), com sanduíche na Universidade de Columbia (Nova York), laureada com Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese 2020.

O trabalho parte de uma questão, aparentemente simples, mas que demonstra a necessidade de uma ampla investigação teórica-conceitual: como o espaço cênico pode ser compreendido como um agente performativo? A pergunta reflete a percepção de diversos artistas e pesquisadores de que, no teatro contemporâneo, marcado por uma estética performativa, os elementos não estão no palco apenas para “significar” ou “representar” um mundo ficcional, mas, sobretudo, para “performar”. Nesse contexto, outras questões emergem: Qual seria então o papel da cenografia? O que seria um cenário performativo? Ou, ainda, como as coisas e objetos performam? Movido por essas reflexões, desenvolvo uma minuciosa investigação sobre os temas da teatralidade e da performatividade, cruzando conceitos e fundamentos teóricos dos estudos da performance, do teatro, das artes visuais, da antropologia e da filosofia, junto a exemplos de objetos emblemáticos da história da cenografia e de produções contemporâneas internacionais e nacionais, com especial recorte para a produção de Minas Gerais.

O livro pode ser comprado através do site da editora Synergia ou através do e-mail ednaotem@gmail.com.

Espero vocês lá.

Abraços!

Ed Andrade

CHAMADA 2021 – Rocalha – Revista eletrônica do Centro de Estudos e Pesquisas em História da Arte e Patrimônio da UFSJ

Texto: Divulgação

DOSSIÊ TEMÁTICO I – História da Arte – arquitetura, pintura e escultura no contexto luso-brasileiro (séculos XVII-XIX)

O campo da história da arte, sobretudo o universo da arquitetura, da pintura e da escultura (em suas variadas feições e inflexões), continua a ser uma rica e inesgotável fonte de conhecimento acerca da dinâmica cultural e visual do passado. Numa perspectiva de longa duração, o presente dossiê visa agregar pesquisas em torno da produção artística no espaço luso-brasileiro desde o século XVII até o XIX, explorando novas contribuições dentro dos eixos propostos. A temática ampla que ora apresentamos busca dar espaço a pesquisas concluídas ou em andamento a propósito de aspectos da arquitetura, pintura e escultura luso-brasileiras, assim como de temas que vinculem essas expressões artísticas aos campos da cultura e do espaço cultural, da iconografia, dos debates teóricos, da cultura material e da história social. Tal amplitude enseja ainda trazer à luz objetos pouco privilegiados pela história da arte em sua forma tradicional (p.ex., mobiliário, vestuário, tapeçaria, cerâmica), abrindo-se a abordagens interdisciplinares e à atualização dos debates.

DOSSIÊ TEMÁTICO II – Patrimônio: entre o material e o imaterial – história, políticas, narrativas e memória

O campo do patrimônio, mais que um coadjuvante da história e da arquitetura, mostra-se uma importante ferramenta para a compreensão das dinâmicas humanas em torno do espaço edificado e das expressões culturais (sejam elas materiais ou imateriais). Polissêmico, amplo e plural, o termo ‘patrimônio’ engloba uma miríade de perspectivas, de objetos e manifestações. O presente dossiê visa abrir espaço para pesquisas concluídas ou em andamento que enfoquem questões relacionadas ao patrimônio material e imaterial em sua pluralidade de abordagens: história, narrativas, memória, políticas e metodologias.

Prazo de submissão: do dia 18\05 a 16\08\2021

O artigo\resenha deve ser enviado em formato WORD para o endereço eletrônico: rocalha.cephap@gmail.com

Revista Rocalha – https://ufsj.edu.br/cephap/rocalha_-_revista_eletronica.php

Chamada – 2021 – https://ufsj.edu.br/cephap/chamada_2021.php

Normas de submissão – https://ufsj.edu.br/cephap/submissao.php

Inscrições abertas para curso da UFMG sobre recepção teatral e estudos do espetáculo

Texto: Assessoria de Imprensa da UFMG

A Faculdade de Letras (Fale) da UFMG está com matrículas abertas para o curso on-line Recepção teatral e estudos do espetáculo. Promovido pelo Centro de Extensão (Cenex/Fale), o curso acontece entre outubro de 2021 e fevereiro de 2022, sempre às segundas-feiras, das 19h às 21h. As inscrições ficam abertas até o dia 20 de agosto, pelo site de Cursos e Eventos da UFMG. Haverá emissão de certificado para os participantes.

O objetivo da atividade é oferecer diferentes perspectivas para a leitura da cena teatral, a partir da fruição e discussão de espetáculos pré-selecionados. O curso está voltado a pessoas interessadas em teatro, com pouco ou nenhum conhecimento prévio sobre essa linguagem. A intenção é valorizar a experiência do espectador, a partilha de percepções e o estímulo ao olhar crítico sobre as criações cênicas, além de fornecer instrumentais para a observação e análise de espetáculos. Durante a pandemia, serão abordados, prioritariamente, espetáculos de teatro on-line. As aulas serão ministradas por Julia Guimarães, crítica teatral e professora na área de Literaturas e Outras Artes da Fale.

O curso integra as ações do programa de extensão Mirante – recepção e expectação teatral, que visa estimular a fruição das artes cênicas entre públicos diversos. Concebido pelas professoras da Fale Elen de Medeiros, Julia Guimarães e Tereza Virgínia, o programa Mirante tem como objetivo a ampliação, diversificação e qualificação de espectadores de teatro.

 

53º Festival de Inverno UFMG divulga programação gratuita completa

Texto: Assessoria de Imprensa do 53º Festival de Inverno UFMG

De 23 a 31 de julho, acontece o 53º Festival de Inverno UFMG. A programação completa do evento, que é referência nacional, já está disponível para consulta no endereço www.ufmg.br/festivaldeinverno. Durante nove dias, o festival promoverá diálogos e apresentações culturais de diversas vertentes, em uma programação gratuita e aberta ao público, em formato on-line. Toda as atividades culturais do 53º Festival de Inverno UFMG serão exibidas pelo canal no YouTube da Diretoria de Ação Cultural da UFMG.

Sob o tema Escutas e Vozes dos Brasis, a edição 2021 do festival aborda os impasses do Brasil contemporâneo ao rever os 100 anos do modernismo, tendo em vista as comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. A programação foi planejada em conjunto pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG e pelo projeto MinasMundo. O projeto, formado por uma rede de pesquisadores de diversas universidades nacionais e internacionais, busca rever os sentidos do Modernismo em diferentes linguagens artísticas, intelectuais e políticas, a partir da viagem dos modernistas para Minas Gerais em 1924.

A proposta desta edição é investigar o fenômeno do modernismo em sua complexidade, refletindo sobre seus paradoxos e contradições, assim como as visões e projetos de país que moldaram o Brasil contemporâneo. Para isso, foram convidados artistas, escritores e pensadores, formando um panorama de vozes plurais que revelam a emergência de ideias que apontam para a superação das tensões culturais do momento. “Por meio de atividades artísticas e seminários, o Festival busca olhar para o modernismo a partir das tensões contemporâneas do Brasil, apostando na necessidade de escutar as vozes que defendem a democracia, a justiça social e a necessária transformação do país, baseada em novos valores e pactos, na busca por outras poéticas, economias, políticas, sociabilidades”, afirma Fernando Mencarelli, diretor de Ação Cultural da UFMG e coordenador do Festival, ao lado de Mônica Ribeiro.

O público poderá acompanhar essas e outras discussões em uma programação diversificada com rodas de conversas e palestras, além de duas oficinas, todas elas com direito a certificado de participação. Na programação também estão previstas 13 atrações artísticas – espetáculo teatral, apresentações musicais e performances, além de encontro poético entre Arnaldo Antunes e Lucia Castello Branco.

Abertura

A abertura do Festival, no dia 23 de julho, sexta-feira, será às 18h30, com palestra e encontro da escritora e professora de literatura Eneida Maria de Souza, com o escritor Silviano Santiago, para discutir sobre seu novo livro, Menino sem passado.

Na sequência, às 20h15, o público assiste ao encontro poético entre a escritora Lucia Castello Branco e o compositor, cantor e poeta Arnaldo Antunes. A conversa parte do livro recentemente publicado por Arnaldo pela Companhia das Letras, Algo Antigo, e caminha em direção à leitura expandida da múltipla obra do poeta, em interseção com o tema do Festival deste ano.

Atrações artísticas – música, dança, poesia e teatro

No sábado, 24, às 19h45, o público poderá conferir o espetáculo teatral Luiza Mahin… eu ainda continuo aqui, produzido pela artista Cyda Moreno, que aborda a questão do extermínio da juventude negra no país, com inspiração na obra da heroína da Guerra do Malês, Luiza Mahin.

No dia 26, segunda-feira, às 18h30 a programação artística terá início com a performance do artista multimídia e curador independente, Jaider Esbell. Às 21h será exibido a primeira Textura Sonora, trabalho de montagens criativas que reúnem voz, músicas, sons e texto, promovido pelo projeto MinasMundo, com concepção e montagem por Sérgio Bairon. A temática das texturas une passagens do livro O Recado do Morro, de João Guimarães Rosa, aos sons, cantos e rituais da região de Cordisburgo, Jequitibá e entornos. Com cerca de cinco minutos cada, as texturas sonoras estreiam nas noites dos dias 26, 27, 28, 29 e 30.

Logo após a exibição da primeira Textura Sonora, no dia 26, às 21h05, ocorrerá a exibição do vídeo-manifesto Modernismo por MinasMundo, curta-metragem com direção de Fábio Seixo, seguido de conversa sobre o filme com André Botelho, Maurício Hoelz e Lucas van Hombeeck.

No dia 27, às 21h05, será exibido o filme Fonte de Cura, com direção de Jack Diniz que aborda costumes religiosos, e a importância cultural de povos tradicionais e de retomar a ancestralidade passada entre gerações, e como influenciam na constituição do Brasil contemporâneo.

No dia 28, às 21h05, acontecerá a primeira transmissão da série Conversas Musicais, com curadoria do Conservatório UFMG. Com o título Conversas musicais: Trilha, Toada e Trupégrupo A Barca, o encontro terá a apresentação musical e conversa entre os músicos sobre suas composições, memórias musicais e de seus processos de criação. O grupo A Barca cria arranjos e composições inéditas inspiradas nas manifestações populares e nas trocas realizadas com comunidades e artistas da tradição de todo o país.

No dia 29, também às 21h05, ocorrerá a exposição e conversa sobre a mostra Alphabeto, do artista Mário Zavagli, através da live Diálogos Artista e Curador: Alphabeto, de Mário Zavagli, do Centro Cultural UFMG. A mostra será debatida com a presença de seu criador e dos curadores Fabrício Fernandino e Douglas de Freitas.

No dia 30, sexta-feira, às 20h35, Toninho Horta é a atração artística da série Conversas Musicais. Nesta edição, Mauro Rodrigues conduz uma entrevista-show com o artista, que apresenta canções emblemáticas de sua carreira e músicas que foram referências para a sua trajetória.

O último dia de Festival, no dia 31 de julho, sábado, às 21h, acontecerá o show de encerramento de Titane e Makely Ka, sendo a última atividade da série Conversas Musicais. Na ocasião, de temática Os sertões de Rosa e Elomar, os músicos se reencontram no palco do Conservatório da UFMG para apresentar canções que dialogam com a obra e o universo musical e literário do escritor João Guimarães Rosa e do compositor Elomar Figueira Melo, além de conversarem sobre as experiências de suas viagens no sertão de Minas e Bahia.

Palestras e rodas de conversa

O Festival também promove discussões em torno dos cem anos do modernismo e sua reverberação no Brasil contemporâneo, por meio de palestras e rodas de conversa com artistas, pesquisadores e pensadores indígenas, negras, negros, dos saberes tradicionais e de diferentes áreas de conhecimento.

No sábado, dia 24, às 17h, ocorre a roda de conversa Cinema entre mundos: a viagem, o sonho e a retomada da terra, entre os cineastas indígenas Patrícia Ferreira, também professora e da etnia Mbyá-Guarani, e Alberto Alvares, da etnia Guarani Nhandewa. Em seguida, às 18h30, acontecerá a palestra Teatro Negro: poéticas, por Leda Martins.

Para o público que gosta de poesia, no dia 26, segunda-feira, às 17h acontecerá a roda de conversa Poéticas Insurgentes com mediação dos professores Leda Martins, Fabrício Fernandino, editores da revista cultural do Centro Cultural UFMG Guaícurus, e os escritores poetas Edimilson de Almeida Pereira, Sebastião Nunes e Sueli Maxacali. Logo após, às 19h30, ocorrerá a roda de conversa Mário de Andrade, modernista mineiro com os professores André Botelho (UFRJ) e Helena Bomeny (Uerj).

No dia 27, às 17h, a roda de conversa Memória 1972: comemorações dos 50 anos do Modernismo, com os pesquisadores Luiz Costa Lima, Eduardo Jardim de Moraes e Myriam Correa de Araujo Avila consta na programação. Em seguida, às 18h30, acontecerá a palestra A poesia, ninguém segura mais, por Heloisa Buarque de Hollanda e Eduardo Coelho. A atividade, às 19h30, que encerra a programação de debates do dia, será a roda de conversa Ecos e desvios do modernismo entre o artista antropófago Denilson Baniwa e a professora e artista Naine Terena.

No dia 28, quarta-feira, às 10h, a primeira atividade do dia será a roda de conversa Reflexos da Semana de Arte Moderna na música hoje entre os pesquisadores Flavia Toni e Walter Garcia. Na parte da tarde, às 17h30, acontecerá a palestra Literatura, raça e representação, com o escritor Jeferson Tenório. Logo em seguida, às 18h30, a palestra de título A cena – um lugar de acontecimentos e de confluência, será ministrada por Maria Thaís Lima Santos. E por fim, às 19h30, a roda de conversa Exuzilhadas: uma conversa com Cidinha da Silva, em que a escritora mineira se encontra com o professor da Universidade de Princeton, Pedro Meira Monteiro.

No dia 29, quinta-feira, às 17h, ocorrerá a roda de conversa A memória e o mundo: Arcadio Díaz-Quiñones, a brega e a memória rota, em que o professor Pedro Meira Monteiro conversa com Arcadio Díaz-Quiñones, ambos professores da Universidade de Princeton, sobre os conceitos de “memória rota” e a “arte de bregar”. Em seguida, às 18h30, pesquisadores pertencentes da comunidade indígena Xakriabá, Célia Xakriabá e Edgar Kanaykõ Xakriabá, estarão na roda de conversa com o tema Epistemicídio. Logo após, às 19h30, acontecerá a roda de conversa Atlas Minas Mnemosyne Mundo, projeto da rede de pesquisadores MinasMundo, entre os pesquisadores Paulo Maciel e Maurício Hoelz.

A programação do dia 30, sexta-feira, se inicia às 10h com a roda de conversa Literatura e música popular: Minas, modernidade e cosmopolitismo, com os pesquisadores Alexandre Faria e Júlio Diniz. No fim da tarde, às 17h, acontecerá a roda de conversa Restauração e enxertia: formas da memória em Pedro Nava e Silviano Santiago com os pesquisadores Wander Melo Miranda e Marília Rothier Cardoso. Em seguida, às 18h30, a palestra Rever Macunaíma por Jaider Esbell, retoma o seu trabalho que combinam discussões interseccionais entre arte, ancestralidade, espiritualidade, história, memória, política e ecologia. Por fim, às 19h30, ocorrerá a roda de conversa Sertão Mundo: os desafios da montagem de uma exposição virtual, com a curadora da exposição e professora, Claudia Campos Soares e professores convidados.

No último dia de evento, 31, sábado, às 17h, acontecerá a roda de conversa Texturas Sonoras: Guimarães Rosa e a cultura oral. Logo em seguida, às 18h30 a roda de conversa será Processos Criativos Decoloniais, com a artista e escritora Castiel Vitorino, a pesquisadora Juhlia Santos e o artista Jack Diniz. Logo em seguida, às 19h30, a roda de conversa Sentimentos de Brasis em Cena, será entre a atriz paraibana Zezita Matos e o diretor e dramaturgo Jota Dangelo.

Oficinas

O 53º Festival de Inverno UFMG promove ainda duas oficinas gratuitas e abertas ao público. As duas atividades oferecem certificado de participação.

Voltada para o público infanto-juvenil, a partir dos 9 anos, a oficina Colorindo o mundo: autorretratos com Anita Malfatti e o Sertão acontece nos dias 26 e 28 de julho, das 14h às 16h, pelo Zoom. As inscrições estão abertas no link: https://bit.ly/3AU3cE0. Na atividade, os participantes irão construir autorretratos, utilizando de fundo a paisagem do Sertão, tão presente nas obras de Guimarães Rosa, com materiais disponíveis em casa, como lápis, papel, tecido, linha, entre outros de livre escolha. Serão dois dias de produção, sendo que os inscritos podem participar de apenas um dia ou dois dias.

31 de julho | Oficina

No último dia do Festival, 31, às 15h, os músicos do grupo paulista A Barca realizam uma oficina aberta no YouTube, com o intuito de resgatar os fundamentos que perpassam as tradições do congado mineiro e, em especial, sua musicalidade. A atividade Criação em diálogo com a tradição: A Barca encontra mestres do congado tem 1h30 de duração e conta também com a participação dos mestres Dirceu e Luiza Ferreira, da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis. Não é necessária inscrição prévia.

Mais informações em www.ufmg.br/festivaldeinverno.

Sobre o Festival

O Festival de Inverno UFMG, criado em 1967, é realizado anualmente pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG. Tradição da capital mineira e referência nacional, o objetivo do evento é promover uma interlocução entre universidade e sociedade, aliando arte e cultura contemporânea de ponta às manifestações culturais regionais.

Com 55 anos de existência, ele se consolidou em Belo Horizonte em 2014, após passar por cidades como Ouro Preto, Diamantina, São João del Rei e Poços de Caldas. O Festival favoreceu o nascimento de grupos artísticos como o Galpão, Corpo, Oficcina Multimédia, e Uakti. Sua realização em Belo Horizonte também inspirou a formação de outros festivais, como o Internacional de Dança (FID) e o Internacional de Teatro (FIT).

Em junho deste ano, recebeu da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), o diploma de distinção em razão das boas e inovadoras práticas da UFMG no âmbito da colaboração com governos locais. Esse reconhecimento, na categoria Gestão cultural, reforça o histórico de ações potentes e transformadoras que o evento promove na área da cultura universitária e seus impactos e repercussões sociais.

Acesse a programação completa pelo site https://www.ufmg.br/festivaldeinverno/

Acompanhe o Festival de Inverno UFMG:

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Aula aberta da UFMG aborda ‘como salvar o futuro”, com André Carvalhal

Texto: Assessoria de Imprensa da UFMG

Com a intenção de colocar em pauta as questões da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), o curso Design de Moda da UFMG recebe em sua aula aberta o pesquisador André Carvalhal. A iniciativa surgiu a partir das questões da pesquisa de iniciação científica Moda, Crime & Desastre: dispositivos da moda e estratégias da arte ao fio do tempo. A aula será transmitida ao vivo nesta quarta-feira, dia 14 de julho, às 19h, pelo canal Design de Moda | UFMG.

A pesquisa está integrada aos conteúdos da AAC Moda, Estilo & Inovação Social, ministrada pela professora Angélica Adverse. “Nesse encontro, nós vamos refletir a respeito da necessidade de mudança da ética do presente a fim de transformar os cenários históricos no futuro. Partindo do livro intitulado Como Salvar o Futuro: ações para o presente (2020), nós iniciaremos uma conversa sobre a construção coletiva da nossa realidade, tomando como ponto de partida a problematização sobre moda como processo de inovação social. Como nos é apresentado pelo livro de Carvalhal, discutiremos a nossa história atual, os desafios contemporâneos do presente e os aprendizados coletivos que possam indicar alternativas para salvar o futuro”, explica.

“O  futuro é cada vez mais incerto. Pela primeira vez em nossa vida, estamos nos deparando com uma possibilidade tangível de cancelamento do futuro. E o que vai restar só pode ser previsto por meio de um número sem fim de cenários e possibilidades, que combinados e recombinados resultam em uma quantidade de hipóteses que eu nem sei como calcular”, destaca André Carvalhal.

 

Minibio

Escritor, consultor e especialista em design para sustentabilidade.

Autor dos best-sellers A Moda Imita a Vida, Moda com Propósito, do livro finalista do prêmio Jabuti 2019 Viva o fim e do mais recente, Como salvar o futuro.

Caed/UFMG abre inscrições para cursos de extensão sobre temas ligados à EaD, até dia 18/7

O Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed/UFMG) abre inscrições, de 14 a 18 de julho, para cinco cursos de extensão, on-line e gratuitos: Introdução à Educação a Distância, Introdução à Webconferência na EaD, Noções Básicas de Direitos Autorais, Introdução à Acessibilidade na EaD e Introdução à Audiodescrição em Sala de Aula.

As formações, autoinstrucionais, abordarão noções introdutórias de temas ligados à EaD, terão carga horária de 15 horas ou 20 horas e conferirão certificado aos concluintes. As aulas serão ministradas pela plataforma Caed Virtual entre 2 e 31 de agosto, para os três primeiros cursos, e de 1º a 30 de setembro, para os dois últimos.

Inscrições

As inscrições, abertas ao público em geral, vão das 9h do dia 14 às 17h do dia 18 de julho, e devem ser feitas exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponível na página do Caed,

As 500 vagas, 100 para cada curso, serão preenchidas por ordem de inscrição. Os candidatos devem optar uma única opção, que não poderá
ser alterada, conforme edital de seleção.

O resultado final da seleção será publicado na página do Caed, https://www.ufmg.br/ead, no dia 23 de julho.

Informações: pedagogico@caed.ufmg.br.

 

Centro Cultural UFMG realiza roda de diálogo ao vivo sobre fotografia e seus deslocamentos – 14 de junho – 19h30

Texto: Comunicação do Centro Cultural UFMG

Na próxima quarta-feira, dia 14 de julho de 2021, às 19h30, o Centro Cultural UFMG transmite em seu canal do YouTube uma roda de diálogo ao vivo com o tema “A fotografia e seus deslocamentos”. A partir das obras da exposição coletiva “Como viver de arte?”, as curadoras Anna Karina Bartolomeu e Patrícia Azevedo e os participantes André Delfino e Gabriela Guimarães realizam um debate sobre os modos de funcionamento da fotografia e seus possíveis deslocamentos, inquietudes e provocações em fricção com outros campos.

No trabalho intitulado “Serra do Gandarela: o lugar que poucos conhecem”, André Delfino explora os limites da imagem fotográfica, pondo em articulação noções de in/visibilidade e legibilidade através da justaposição de fotografias de paisagem e elementos como gráficos, mapas, texto, entre outros. Gabriela Guimarães apresenta “Sonho cascata”, onde sua personagem Margarete habita um universo atravessado por “memória, registro e ao mesmo tempo fabulação”, um enredo enriquecido pela fotoperformance. Este encontro entre obras, artistas e curadoras propicia um espaço instigante para uma boa conversa ao redor do jogo, da montagem e do que se esperar das fotografias.

A live é aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia, com transmissão ao vivo pelo YouTube, viabilizando interação através de perguntas e comentários. O encontro faz parte do projeto Bordas de Imagem, uma série de rodas de diálogo mediadas pelo professor e fotógrafo Eduardo Queiroga, que buscam abordar questões contemporâneas da fotografia, partindo de articulações entre o fazer artístico e a pesquisa acadêmica, atravessando fronteiras, contrabandeando ideias, abrindo fissuras entre prática e teoria.

Sobre os convidados:

Anna Karina Bartolomeu é pesquisadora e professora associada do Departamento de Fotografia e Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG. Tem Mestrado em Artes e Doutorado em Comunicação Social, ambos pela UFMG. Integra o grupo de pesquisa Poéticas da Experiência, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (FAFICH-UFMG), onde desenvolve pesquisa sobre a potência poética e política do vestígio nos domínios da fotografia e do cinema. Participou da equipe de curadoria de exposições no Festival de Fotografia de Tiradentes e no Museu Casa Padre Toledo. É coeditora da revista Devires – Cinema e Humanidades. Foi Coordenadora do Campus Cultural UFMG em Tiradentes entre 2014 e 2018 e atualmente é Superintendente Cultural da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade.

Patricia Azevedo é artista visual, formada em Filosofia pela Université Paris VIII, com Mestrado em Filosofia Política e Doutorado em Artes Visuais, ambos pela UFMG, onde é professora. Desenvolve projetos colaborativos em diferentes mídias, investigando relações de linguagem, território e poder, trabalhando no espaço público da cidade ou na própria mídia, um trabalho marcado pelas relações que se estabelecem entre as pessoas e o ato comunicativo. Participou de exposições e publicações em âmbito nacional e internacional. Compõe a equipe de curadoria das exposições do FIF BH – Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte e é membro do comitê diretor da rede internacional de pesquisa The Fast Forward Women in Photography, coordenado por Anna Fox.

André Delfino é formado em Produção Multimídia pela PUC e Cinema de Animação e Artes Digitais pela UFMG. Tem como área de atuação a fotografia e o design. Participou das exposições coletivas Foto-topólogos – Paisagens e Territórios (Espaço F, EBA-UFMG), OcupaEBA (Galeria da EBA e Reitoria da UFMG), Beagá Multifacetada (Casa do Baile), Festeja Tradição Mineira (Minas Ninja), Minas 300 Anos (ALMG) e Como viver de arte? (10º Festival de Fotografia de Tiradentes). Realizou ainda a exposição individual Mandela (EBA-UFMG). Além disso, foi monitor do 50º Festival de Inverno da UFMG, voluntário do 3ª Festival Internacional de Fotografia de BH e é membro do coletivo fotográfico Fotorizontinos.

Gabriela Guimarães é formada em Literatura Alemã pela Faculdade de Letras da UFMG (2011). Realizou sua primeira exposição individual A pele só é pele quando tocada no Container do Museu Deichtorhallen, Internationale Kunst und Fotografie Hamburg, Alemanha (2020). Atualmente o seu trabalho Margarete in Amerika compõe a exposição Amerika in Hamburg no site do Museu Deichtorhallen (2021). Cursa Master of Fine Arts em Filme na HFBK Hamburg e segue a sua busca por experiências e narrativas fictícias a partir do encontro com o outro, o ser flâneur, com sua personagem Margarete (2017). Este ano apresentou seu primeiro curta Margarete não foi assassinada (2021) e Bonjour Madame, um programa sobre neocolonialismo e mundo pop conduzido por sua personagem Ruth (2021).

A fotografia e seus deslocamentos 
Roda de diálogo ao vivo com Anna Karina Bartolomeu, Patrícia Azevedo, André Delfino e Gabriela Guimarães.
Data: 14/07/2021
Horário: 19h30
Local: https://www.youtube.com/c/CentroCulturalUFMG
Aberta ao público