Mulheres Modernas: Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, a Semana de Arte Moderna de 1922 e seus desdobramentos – 26/02 – 21h

MULHERES MODERNAS: na próxima Sexta Cultural!

“Mulheres Modernas: Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, a Semana de Arte Moderna de 1922 e seus desdobramentos”.

Este será o tema da apresentação que teremos sexta-feira 26 de fevereiro de 2021, às 7 pm, com a professora Dra. Rita Lages Rodrigues, da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais.

Conheceremos mais sobre a Semana de Arte Moderna que ocurreu no Brasil em 1922 e os efeitos transformadores que gerousobre as diversas formas de arte no país. Entre os artistas revolucionários, vamos nos aprofundar na obra de duas mulheres que se destacan na história das artes visuais do Brasil: Anita Malfatti e Tarsila do Amaral.

Acompanhe a apresentação por este link

Clique nessa frase para mais informações

Resultado da eleição para Direção e Vice Direção da Escola de Belas Artes e Retificação de Editais

A chapa única, inscrita para a consulta eleitoral para a Diretoria e Vice-diretora da EBA, gestão 2021 a 2025, foi sancionada pela comunidade que compareceu à urna eletrônica, na seguinte porcentagem 50% de docentes, 47% de técnicos administrativos e 1% discentes.

Diretor Professor Cristiano Gurgel Bickel ; Vice-Diretor Professor Adolfo Cifuentes

Comissão Eleitoral

Profª Rita Gusmão

Profª Ana Paola

Técnica Adm. Adila de Oliveira

Técnica Adm. Tatiana Campolina

Discentes Gabriela Arsênio e Vinícius Guimarães

 

EDITAL_243-2021-EBA-SGE-UFMG – RETIFICAÇÃO DOS EDITAIS Nº 855/2020/EBA-SGE-UFMG, EDITAL Nº 134/2021/EBA-SGE-UFMG E EDITAL Nº838/2020/EBA-SGE-UFMG

Processo Seletivo de Professor Substituto – Edital nº 142, de 27 de Janeiro de 2021 – Departamento de Artes Plásticas – Pintura

Edital 141 – Departamento de Artes Plásticas – Área de Conhecimento: Pintura – 40 h – Professor Substituto

OFÍCIO CIRCULAR Nº 3/2020/CPPD-UFMG – Abertura de Edital de Processo Seletivo para Professor Substituto

Edital 142 – Edital 151 – Retificação_APL_- 40 h – Professor Substituto

15º Festival de Verão UFMG começa hoje

Texto: Assessoria de Imprensa do 15º Festival de Verão UFMG

Tem início hoje, 4 de março, a 15ª edição do Festival de Verão UFMG. Neste ano, o Festival, que marca a programação de férias de verão da Universidade, acontece em ambiente virtual. São oito dias de programação diversificada, com oficinas, seminários, rodas de conversa, exposições, shows e apresentações teatrais. Todas as atividades são gratuitas e serão transmitidas pelo canal da Diretoria de Ação Cultural da UFMG no YouTube: youtube.com/culturaufmg.

Com o tema Transversal – redes de cidadania e direito à cultura, a programação destaca as diversas iniciativas em torno dos direitos culturais hoje. E a programação já começa com a realização do Seminário Internacional Direito à Cultura, a partir das 14h. O Seminário reúne pesquisadores, gestores e agentes culturais latino-americanos em mesas-redondas e conferências. Já às 19h haverá a solenidade de abertura do 15º Festival de Verão UFMG, com a presença da reitora Sandra Regina Goulart Almeida e convidados especiais.

Na sequência, às 20h, é hora do Renegado Samba Groove, com participação de Elza Soares. O novo show do cantor e compositor mineiro Flávio Renegado reúne a contundência do rap mineiro com a cadência do samba carioca. No repertório, clássicos que todo mundo canta. Recentemente batizado como afilhado musical do ícone Elza Soares, Renegado convida sua madrinha para a gravação de uma apresentação especial, que será transmitida pelo Festival.

Ao longo dos dias seguintes, a programação promoverá outros encontros de consagrados artistas mineiros com o público, como a apresentação inédita do cantor e instrumentista Maurício Tizumba com a cantora Titane; o espetáculo on-line Doida no Quintal, com a atriz Teuda Bara e seu filho Admar Fernandes; e a valorização de saberes tradicionais mineiros, na apresentação do grupo Mulheres do Jequitinhonha. Ao mesmo tempo, o evento abre espaço para grupos de jovens que atuam na cena cultural da capital mineira.

A programação completa está disponível no site do Festival: www.ufmg.br/festivaldeverao.

Festival de Verão UFMG

Criado em 2007, o Festival de Verão UFMG é realizado anualmente pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG. A iniciativa visa oferecer ao público e à cidade de Belo Horizonte um vasto e significativo programa cultural no período de férias de verão. A proposta é reconhecer e promover o processo de interação dinâmica entre cultura e educação. A programação é oferecida gratuitamente ao público e inclui cursos, oficinas e palestras que buscam contemplar, além da cultura e arte, todas as áreas de conhecimento atendidas pela Universidade.

Acompanhe o Festival:

No Instagram: festival_ufmg

No Facebook: festivaldeverao

No Twitter: @festivalufmg

 

Antonio Fialho inaugura novo ciclo do projeto Aulas Abertas que tem como temática conversas de cinema

Texto: Comunicação Centro Cultural UFMG

Os próximos vídeos do projeto Aulas Abertas trazem falas de especialistas sobre “Conversas de Cinema”, mais especificamente o Cinema de Animação. Os convidados deste ciclo apresentam um percurso por esse gênero cinematográfico, que parte das suas bases técnicas, passando por possibilidades narrativas, chegando às expansões da arte para projeções mapeadas e interseções com as artes computacionais.

O professor Antonio Fialho inaugura o assunto e fala sobre a “A Construção do Movimento Desenhado na Animação”, abordando como se estabeleceu e ainda se estabelecem as relações da animação com o desenho à mão e com o próprio cinema enquanto aparelho reprodutor de imagens em movimento.

Direto do seu estúdio ele realiza diferentes ações utilizando um mesmo personagem e suas mudanças de expressão facial, em uma demonstração prática apresentando três técnicas distintas de produção de movimento através da imagem e a evolução da animação ao longo desses anos.

No vídeo, Antonio exibe seus dispositivos de trabalho na construção do movimento animado, desde a mesa de desenho tradicional e o bloco de desenhos com sequências de imagens fixas, até chegar a uma mesa de desenho digital. Com essa experiência, o professor traz uma reflexão se o movimento desenhado se mantém de maneira similar nessas três instâncias díspares.  

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=m93XWvil8eA 

Antonio Fialho é Professor Adjunto do curso de graduação em Cinema de Animação e Artes Digitais da UFMG, com experiência em animação no mercado internacional de longas-metragens.

O projeto Aulas Abertas foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que terá acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados, não sendo assim aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais neste momento de crise.

A cada semana será publicada uma nova aula através do Facebook, Instagram, YouTube e Site da Instituição.

Confira os vídeos anteriores em nossas Redes Sociais!

Projeto Aulas Abertas
Quartas-feiras nas Redes Sociais e Site do Centro Cultural UFMG
Facebook:
 https://www.facebook.com/centroculturalufmg
Instagram: https://www.instagram.com/centroculturalufmg
YouTube: https://www.youtube.com/c/CentroCulturalUFMG
Site: https://www.ufmg.br/centrocultural/

Abertas as inscrições para o Vestibular de Habilidades da UFMG

Texto: Assessoria de Imprensa da UFMG

De 1º a 17 de março (até às 17h), estarão abertas as inscrições para o Vestibular UFMG 2021 – Habilidades, requisito para ingresso nos cursos de graduação em Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança (licenciatura), Design de Moda, Música (bacharelado e licenciatura) e Teatro. As inscrições serão feitas exclusivamente na página da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve). O valor da taxa é de R$ 205.

De acordo com o edital do vestibular, estão aptos a concorrer candidatos que concluíram o ensino médio (ou equivalente) e aqueles regularmente matriculados no terceiro ano do ensino médio. Eles devem ter participado, obrigatoriamente, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2020.

O concurso será realizado em duas etapas: a primeira, de caráter eliminatório, é composta das provas objetivas do Enem, e a segunda, classificatória e eliminatória, pelas provas específicas e pela redação do Enem.

O resultado da primeira etapa será divulgado no dia 8 de abril. As provas práticas (envio de vídeos) ocorrerão de 9 a 13 de abril, e as presenciais estão agendadas para 21 de abril. A divulgação do resultado preliminar está prevista para 30 de abril, e o resultado final, para 7 de maio.

https://youtu.be/UelYHOThcIA

Vagas

As vagas são distribuídas da seguinte forma: Artes Visuais – Bacharelado e Licenciatura (80 / diurno); Cinema de Animação e Artes Digitais – Bacharelado (40 / noturno); Dança – Licenciatura (20 / noturno); Design de Moda – Bacharelado (45 / noturno); Música – Bacharelado (76 / diurno e noturno); Música – Licenciatura (30 / noturno) e Teatro – Bacharelado e Licenciatura (40 / diurno). Há reserva de vagas para autodeclarados negros (pretos ou pardos) ou indígenas e pessoas com deficiência.

As vagas do curso de Música – Bacharelado serão distribuídas por habilitação e turno. Para Canto, Composição, Instrumentos de Sopro, Corda e Percussão e Regência, o total é de 46 vagas (diurno); para Música Popular, são 15 vagas (noturno, com atividades no período diurno) e para Musicoterapia são disponibilizadas 15 vagas (diurno e noturno).

Professor da EBA é contemplado pelo Prêmio Funarte RespirArte, na categoria Artes Visuais.

O professor Angelo Mazzuchelli foi contemplado pelo Prêmio Funarte RespirArte com o vídeo “Ubre Orbe”. Dirigido a todos os campos alcançados pela Fundação Nacional de Artes, o Prêmio Funarte RespirArte, publicado no dia 16 de junho de 2020, teve como objetivo a seleção de atrações online para o público e a promoção da arte, de vertentes culturais de todas as regiões do país.

Urbe Orbe _ Angelo Mazzuchelli (Prêmio Funarte RespirArte) from Angelo Mazzuchelli on Vimeo.

Bolsa de iniciação científica vinculada ao Programa Institucional de Auxílio à Pesquisa de Docentes recém-contratados pela UFMG – Chamada FTC 001 /2021

A Chefe do Departamento de Fotografia e Cinema (FTC), Professora Patrícia Gomes de Azevedo torna público que estarão abertas inscrições para ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO interessados(as) em participar de Iniciação Científica relacionada ao projeto de pesquisa coordenado pelo Prof. André Goes Mintz.

SEI_23072.208751_2021_67 Edital Seleção de Bolsistas