Implementação do Ensino Remoto Emergencial na EBA

  1. ENSINO REMOTO EMERGENCIAL COMO LABORATÓRIO EXPERIMENTAL

Compreendemos o Ensino Remoto Emergencial (ERE) como um Laboratório Experimental, que nos permite um momento único para a experimentação e criação, tanto como Escola quanto como educadores, artistas, designers e profissionais da cultura que somos, gerando possibilidades de reinvenção das nossas atividades acadêmicas, frente aos desafios trazidos pela pandemia do novo coronavírus e a necessidade do uso ampliado das tecnologias digitais.

A experimentação e a invenção estão fortemente ligadas ao campo múltiplo que configura as Artes, a Cultura e a Educação. Assim, o Ensino Remoto Emergencial  é uma oportunidade para criar, aprender e experimentar, em nossas práticas pedagógicas, as possibilidades tecnológicas e virtuais do nosso tempo, paralelamente aos saberes artísticos e culturais, que notadamente são marcados pelas experiências de contato físico, material e em interação social e emocional.

O momento de crise global de saúde pública nos impõe desafios para encontrarmos alternativas disponíveis no nosso momento histórico, as quais nos permitam manter presente e fortalecer a interatividade dos conhecimentos e das pessoas, por meio do universo das redes digitais e virtuais de informação e comunicação.

O documento oficial para o Planejamento de Atividades Acadêmicas na EBA para a retomada do 1º Semestre de 2020, aprovado pela Congregação da Escola de Belas Artes, está disponível aqui.

A Resolução nº 02/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG que regulamenta o Ensino Remoto Emergencial para os cursos de graduação da UFMG durante o período de pandemia da doença COVID-19, está disponível aqui.

  1. CALENDÁRIO ACADÊMICO DA UFMG

O Calendário Acadêmico da UFMG 2020 com as datas oficiais definadas pelo CEPE está disponível aqui.

O reinício do 1º Semestre letivo de 2020 em toda a Universidade ocorre a partir de 03 de agosto de 2020, com a adoção do Ensino Remoto Emergencial, de acordo com os critérios e lançamentos de disciplinas estabelecidos em cada Colegiado de Curso de Graduação da UFMG.

Na Escola de Belas Artes o reinício do semestre ocorre nas seguintes datas:

Em 03 de agosto: Cursos de Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança e Teatro.

Em 10 de agosto:  Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis

Em 17 de agosto: Curso de Design de Moda

O fim do 1º Semetre letivo de 2020 está programado para 07 de novembro de 2020.

  1. PARA MATRICULAR-SE NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

As Matrículas em Disciplinas estão abertas no período de 21 de julho a 28 de agosto de 2020 e os ajustes de matrícula poderão ocorrer apenas com o intermédio dos Colegiados.

As informações sobre as disciplinas, horários e matrículas estão disponíveis em cada Colegiado de Curso da EBA.

Algumas disciplinas tiveram que ser canceladas, uma vez constatada a impossibilidade de seu prosseguimento sem atividades presenciais. Entretanto, outras disciplinas permaneceram e foram adaptadas para o ERE e novas disciplinas do tipo Optativas foram ofertadas levando em consideração as possibilidades do ERE.

Não é possível o estudante acumular disciplinas ofertadas em um mesmo horário. Mesmo que as atividades acadêmicas sejam predominantemente assíncronas, ou seja, os esudantes não estão conectados ao mesmo tempo, as disciplinas contam necessariamente com horários determinados para atividades síncronas, o que significa a necessidade da participação simultânea dos estudantes em encontros coletivos em ambiente virtual.

  1. USO DE PLATAFORMAS DIGITAIS

A UFMG recomenda o uso das plataformas digitais Moodle e Microsoft Teams.

Essa recomendação está relacionada à capacidade técnica desses ambientes virtuais para a execução do planejamento acadêmico, a fim de disponibilizar adequadamente os materiais didáticos, tarefas e planos de ensino, disponíveis inclusive para a comprovação do cumprimento de carga horária.

O acesso às plataformas Moodle e Microsoft Teams está previamente configurado na Universidade para o mesmo  acesso ao Minha UFMG.

Em comum acordo entre os professores e os alunos podem ser utilizados outros recursos digitais para assegurar e facilitar o acesso aos estudantes. Em caso de adoção de outras plataformas digitais, recomendamos que estudantes e professores sempre acompanhem o Moodle, como a forma de comunicação oficial das disciplinas.

No site da UFMG encontram-se os links de acessos e tutoriais para o uso do Moodle e Microsoft, que estão disponíveis aqui.

  1. ATIVIDADES ACADÊMICAS REMOTAS

As atividades acadêmicas realizadas no mês de março de 2020 poderão ser aproveitadas ou dispensadas no ERE, a critério dos Professores, lembrando que as mesmas atividades devem ser realizadas pelos novos estudantes matriculados.

As atividades acadêmicas regulares e as atividades avaliativas seguirão as disposições da   referida Resolução nº 02/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG

  1. DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM

Enfatizamos a atenção ao uso responsável com a difusão de material didático elaborado por Professores da EBA e UFMG, no que diz respeito aos direitos autorais e de imagem concernentes e ao caráter eminentemente didático dos materiais disponibilizados aos estudantes, que são de uso específico para o suporte pedagógico durante o Ensino Remoto Emergencial, sendo imprescindível a autorização expressa do autor do material para o seu uso para quaisquer outras finalidades não inseridas naquelas abrangidas pelas atividades institucionais.

Dessa forma, reiteramos os termos da Advertência Legal, estabelecida na UFMG:

“Adverte-se, para os devidos fins, que a imagem dos docentes, discentes e demais envolvidos, além do conteúdo oral e escrito das aulas, encontram-se legalmente protegidos pela Lei nº 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais) e somente poderão ser utilizados para fins exclusivamente acadêmicos a que se destinam e no âmbito interno da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Estão proibidas quaisquer outras formas de utilização, tais como copiar, editar, adicionar, reduzir, exibir, difundir publicamente, transmitir a terceiros, bem como trocar, emprestar ou praticar qualquer ato de comercialização.

A violação a quaisquer desses direitos exclusivos dos titulares acarretará as sanções previstas na Lei no 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais), nos arts. 184 e 186 do Código Penal, sem prejuízo da apuração de transgressão disciplinar de servidores (Lei no 8.112/90) e discentes (Estatuto da UFMG)”.

  1. BIBLIOTECA E CONTEÚDOS DIGITAIS

O Guia do Usuário contendo as orientações sobre o Sistema de Bibliotecas da UFMG está disponível aqui.

Recomendamos a realização do Treinamento online da Biblioteca Universitária, para conhecer os fundamentos das Bibliotecas da UFMG. O curso tem carga horária de 4 horas e a inscrição é feita no sítio eletrônico da própria Biblioteca Universitária, disponível aqui.

Conteúdos digitais públicos estão disponíveis nos seguintes endereços:

  • Portal Capes, biblioteca virtual que disponibiliza a produção científica nacional e internacional: Link de Acesso
  • Repositório Institucional da UFMG, que armazena a produção intelectual da UFMG: Link de Acesso
  • Periódicos da UFMG: Link de Acesso
  • Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) que integra e disponibliza os textos completos das teses e dissertações defendidas nas instituições brasileiras de ensino e pesquisa: Link de Acesso
  1. USO EVENTUAL DOS ESPAÇOS FÍSICOS DA EBA

Em consonância com as decisões da Reitoria da UFMG e dos Órgãos de Deliberação Superior da Universidade, as atividades presenciais que requerem o uso eventual das dependências da Escola de Belas Artes estão regulamentadas pela Diretoria da EBA, por meio da Portaria nº 013/2020/DIR/EBA-UFMG, que está disponível aqui.

Dessa forma, havendo a necessidade de acesso presencial à Escola de Belas Artes, os membros da comunidade escolar devem requerer por e-mail às autoridades elencadas na referida Portaria, no item 3.6, a fim de obter a devida autorização de acesso à EBA para o cumprimento de atividades ou serviços essenciais. Lembramos ainda a necessidade da adoção de medidas de biosegurança com a finalidade de garantir o acesso seguro aos que  necessitarem comparecer na Escola.

Além disso, por cautela e para melhor organização da movimentação de pessoas na Unidade, deve ser agendado na SLOP, por e-mail endereçado a <slop@eba.ufmg.br>, o comparecimento na Escola de Belas Artes, de modo que a SLOP possa observar as movimentações previstas para as datas solicitadas, evitando-se aglomerações, e para que sejam tomados todos os cuidados sanitários exigidos neste momento excepcional.

 

 

Inscrições de candidatos para o exame de seleção do Programa de Monitoria da Graduação – Laboratório de Vestimenta Cênica

A Chefe do Órgão Acadêmico Responsável do Departamento de Artes Cênicas, Professora Rita de Cassia Santos Buarque de Gusmão, faz saber que, no período de 13/08/2020 a 08/09/2020, de 00:00:01 às 23:59:59 horas, a Secretaria do Departamento de Artes Cênicas (através do
email darc@eba.ufmg.br) receberá as inscrições de candidatos para o exame de seleção do Programa.

Edital de Seleção para Estudantes – Laboratório de Vestimenta Cênica

Inscrições de candidatos para o exame de seleção do Programa de Monitoria da Graduação – Animação

A Chefe do Órgão Acadêmico Responsável do Departamento de Fotografia e Cinema, Professora Patrícia Gomes de Azevedo, faz saber que, no período de 10/08/2020 a 17/08/2020, de 12:00:00 às 16:00:00 horas, o Departamento de Fotografia e Cinema (FTC) pelo email dftc@eba.ufmg.br receberá as inscrições de candidatos para o exame de seleção do Programa.

EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTUDANTES – Animação

Inscrições de candidatos para o exame de seleção do Programa de Monitoria da Graduação – Fotografia

A Chefe do Órgão Acadêmico Responsável do(a) Departamento de Fotografia e Cinema, Professora Patrícia Gomes de Azevedo, faz saber que, no período de 03/08/2020 a 10/08/2020, de 00:00:01 às 23:59:59 horas, a Secretaria do Departamento de Fotografia e Cinema (através do
email dftc@eba.ufmg.br) receberá as inscrições de candidatos para o exame de seleção do Programa.

EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTUDANTES

Inscrições de candidatos para o exame de seleção do Programa de Monitoria da Graduação

A Chefe do Órgão Acadêmico Responsável do Departamento de Fotografia e Cinema, Professora Patrícia Gomes de Azevedo, faz saber que, no período de 03/08/2020 a 10/08/2020, de 00:00:01 às 23:59:59 horas, o(a) Secretaria do Departamento de Fotografia e Cinema (através do
email dftc@eba.ufmg.br) receberá as inscrições de candidatos para o exame de seleção do Programa – Estudo de Casos: Processing/Tópicos em Artes
Digitais: Processing 2/Jogos 1

EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTUDANTES

Inscrições de candidatos para o exame de seleção do Programa de Monitoria da Graduação

A Chefe do Órgão Acadêmico Responsável do Departamento de Fotografia e Cinema, Professora Patrícia Gomes de Azevedo, faz saber que, no período de 30/07/2020 a 06/08/2020, de 12:00:00 às 16:00:00 horas, o(a) Departamento de Fotografia e Cinema (FTC) receberá as inscrições de candidatos para o exame de seleção do Programa.

Prazo: 30/07/2020 a 06/08/2020

Edital de Seleção de Estudantes

Manutenção da vigência da Portaria nº 013/2020/DIR/EBA-UFMG – Atenção ao uso das dependências da EBA para atividades presenciais eventuais

Prezados Membros da Comunidade da EBA – Docentes, Taes e Estudantes,
 
Informamos que estamos mantendo vigente a Portaria nº 013/2020/DIR/EBA-UFMG, uma vez que as decisões da Reitoria da UFMG e dos órgãos de deliberação superiores da Universidade estão de acordo com o que dispomos no início da pandemia com relação, especialmente, à atenção especial ao uso das dependências da EBA para atividades presenciais eventuais.
 
Dessa forma, reforçamos que nesse contexto excepcional da pandemia já estão previamente autorizadas pela Diretoria da EBA a delegação à Diretoria do Cecor, Chefias, Coordenações e Responsáveis por Setores Técnicos para procederem à aprovação de enquadramento de demandas e de atividades em serviços essenciais.
Reforçamos que essa decisão proferida nesta Portaria é para darmos celeridade e autonomia administrativa aos diversos contextos locais da Escola, conhecendo-se de perto as necessidades e evitando-se demora nas autorizações de acessos eventuais, nesse momento que são exigidas condições excepcionais e rigor de biosegurança no acesso presencial à instituição.
Destacamos, especialmente, o seguinte:
PARA O DESEMPENHO DE ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS E ACADÊMICAS:

3.6. Ficam delegadas competências para a realização de enquadramento de demandas e de atividades em serviços essenciais à Diretoria do CECOR, Chefias de Departamentos,
Coordenações de Colegiados de Curso de Graduação e de Pós-Graduação, Chefias de Seções Administrativas e aos Servidores Responsáveis pela Biblioteca, Seção de Ensino,

Seção de Almoxarifado e Patrimônio e Setor de Tecnologia da Informação, no âmbito direto da gestão administrativa ou acadêmica exercida regularmente na Unidade.
PARA O USO DA ESTRUTURA E INFRAESTRUTURA:
3.10) O acesso de pessoas às dependências físicas da Escola fica sujeito ao cumprimento de serviços essenciais.
3.15) Em caráter excepcional a entrega ou recebimento de materiais, documentos, processos físicos e congêneres, bem como o suporte operacional, técnico ou administrativo para qualquer Seção, Setor ou Servidor da EBA, fica permitida apenas com o agendamento prévio e o entendimento prévio entre todas as partes envolvidas, direta e indiretamente, respaldado pelo devido enquadramento em serviços essenciais.
Dessa forma, havendo necessidade de acesso presencial à EBA peço que requeiram por e-mail às autoridades elencadas acima no item 3.6, para obterem a devida autorização de acesso à EBA para o cumprimento de serviços essenciais.
Além disso, por cautela e para melhor organização da movimentação na Unidade, pedimos também que programe por e-mail a sua ida à Escola com o conhecimento da Chefia da SLOP, endereço <slop@eba.ufmg.br> de maneira que a SLOP possa observar as movimentações previstas para a data que escolher, evitando-se aglomerações e que sejam tomados todos os cuidados sanitários exigidos neste momento.
Estamos à disposição para esclarecer dúvidas.
Atenciosamente,
Prof. Cristiano Gurgel Bickel
Diretor da Escola de Belas Artes
Prof. Adolfo Cifuenetes
Vice-Diretor da Escola de Belas Artes

 

Tutoriais para o Ensino Remoto Emergencial

Texto: Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino – GIZ/UFMG e Diretoria de Tecnologia da Informação

Prezado(a) estudante,
Este material foi elaborado por estudantes, bolsistas da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino – GIZ/UFMG, com o objetivo de auxiliar outros estudantes que utilizam a plataforma Moodle para estudar. Aqui você encontrará o básico para navegar nessse Ambiente virtual de  Aprendizagem. Esperamos que possa ajudar!

Tutorial Moodle para Estudantes

Além disso, A UFMG decidiu que irá usar a plataforma Microsoft Teams, além do Moodle, para as atividades remotas. Assim, o Tutorial abaixo, produzido pela Diretoria de Tecnologia da Informação e o CECOM, pode ajudar nos primeiros acessos a plataforma:

Tutorial para acesso ao Microsoft Office 365

Bons estudos.

UFMG define diretrizes para retomada das atividades em regime remoto emergencial

Texto: Assessoria de Imprensa da UFMG

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) definiu, em sessão nesta quinta-feira, dia 25, diretrizes para o retorno das atividades acadêmicas na UFMG de forma remota emergencial em meio à pandemia de Covid-19. O órgão aprovou resolução que estabelece que os programas de pós-graduação stricto sensu e lato sensu terão suas atividades reiniciadas a partir da próxima quarta-feira, 1º de julho, respeitando as necessidades e contingências de cada curso e do corpo discente

Os cursos de graduação, por sua vez, retornam em um prazo mínimo de seis semanas. A decisão veio após reunião realizada com coordenadores, conforme recomendação da Câmara de Graduação. Ficou estabelecido que o reinício do primeiro período letivo ocorrerá a partir de 3 de agosto.

Em relação aos cursos de mestrado, doutorado e de especialização, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, que presidiu a reunião on-line do Cepe, informa que a Câmara de Pós-graduação deverá designar uma comissão para acompanhar a implantação e execução de atividades remotas emergenciais.

No caso da graduação, explica a reitora, a Câmara de Graduação deverá, nesse prazo de seis semanas, fornecer, com base em propostas elaboradas por Grupos de Trabalho (GTs), diretrizes para regulamentar a oferta de atividades acadêmicas curriculares na modalidade remota emergencial. Os GTs, compostos de docentes e discentes, estão trabalhando no estabelecimento de diretrizes de estratégias de ensino-aprendizagem, atividades avaliativas e regime acadêmico. “Caberá aos colegiados, com base nessas diretrizes, programar as atividades que poderão ser ofertadas remotamente. Para isso, haverá um período para ajustes das matrículas. Também serão definidas ações para avaliação e monitoramento das estratégias adotadas nas três fases previstas para o processo de retomada das aulas, conforme descrito no documento Síntese das reflexões e recomendações“, explica Sandra Goulart.

A primeira etapa da retomada consiste no diagnóstico, planejamento, regulamentação da oferta e integralização de atividades acadêmicas complementares e de atividades voltadas para os concluintes, além de ações de formação docente. Em sua segunda etapa, o processo prevê a adoção do ensino remoto emergencial propriamente dito. Na terceira etapa, o ensino remoto emergencial coexistirá com a ampliação gradual das atividades presenciais.

Também ficou decidido que um novo calendário escolar será elaborado. “Isso será feito pelo próprio Cepe, com base nas reflexões das câmaras de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão”, informa Sandra Goulart.

Ampla consulta

A reunião desta quinta-feira foi convocada para que os conselheiros analisassem as propostas concebidas com base nas consultas às unidades, aos colegiados de Graduação e de Pós-graduação, aos centros de extensão e aos núcleos de pesquisa. O resultado das consultas foi, primeiramente, sistematizado pelas câmaras de graduação e de pós-graduação, apresentado e debatido em reuniões do Cepe, em 10 de junho, e do Conselho Universitário, em 15 de junho.

Em seguida, os documentos foram encaminhados às unidades acadêmicas para que fosse dado conhecimento à comunidade universitária e colhidas reflexões e sugestões adicionais com objetivo de subsidiar o Cepe nas decisões sobre início da retomada das atividades acadêmicas de graduação e de pós-graduação.

Formação docente

Diante da necessidade de consolidação de plano de ação emergencial para apoio à comunidade acadêmica na preparação para o ensino no contexto de crise pandêmica, foi criado o Programa Integração Docente – ações formativas para as práticas pedagógicasO Programa é resultado de articulação entre a Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ/Prograd), Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) e Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), em integração com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), Cedecom e Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC). 

Desde maio, têm sido disponibilizados, para a comunidade acadêmica, fóruns, oficinas, cursos, webinars e outras ações virtuais de apoio ao uso de tecnologias digitais no ensino. Até o momento, foram oferecidas, por meio de oficinas e minicursos, aproximadamente 1 mil vagas para formação de docentes e 450 vagas para estudantes.

Inclusão digital

Uma das principais preocupações da UFMG em seu processo de retomada das atividades acadêmicas em regime remoto emergencial é garantir a qualidade de acesso à internet e a equipamentos para estudantes de graduação e de pós-graduação. O vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira explica que uma série de ações foi elaborada e será posta em prática imediatamente. As propostas, que se basearam nos resultados preliminares da consulta aos estudantes de graduação e de pós-graduação, foram formuladas em conjunto pelas pró-reitorias de Assuntos Estudantis, Graduação e de Pós-graduação, pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) e pelo Comitê de Acompanhamento de Estudantes.

Os estudantes de pós-graduação, por exemplo, já podem participar da chamada de acesso à internet –para a compra de pacote de dados –, lançada nesta semana. Os interessados devem preencher formulário socioeconômico. Já os estudantes de graduação serão beneficiados com chamadas de acesso à internet, aquisição de notebook, de equipamentos para alunos com deficiência e de apadrinhamento coordenadas pela Fump. Esses processos serão deflagrados já na próxima semana.

Outra frente de ação é o empréstimo de notebook a estudantes de graduação e de pós-graduação, cuja chamada também será aberta na próxima semana. Estudantes indígenas e quilombolas também receberão apoio específico. “É um projeto que será lançado no próximo mês”, informa o vice-reitor Alessandro Moreira.

Além disso, a rede de internet sem fio nas moradias universitárias será reestruturada, com previsão de entrega na segunda semana de agosto.

 

 

Centro Cultural UFMG apresenta falas de especialistas sobre a arte e a cultura como fortalecimento da saúde mental

Texto: Assessoria do Centro Cultural UFMG

Os próximos vídeos do Aulas Abertas, projeto do Centro Cultural UFMG, apresentam falas de especialistas sobre A arte e a cultura como fortalecimento da saúde mental. A temática abordada é essencial neste momento de pandemia da covid-19, em que cresce a preocupação com a saúde mental.

A professora de dança Anamaria Fernandes inaugura o assunto e fala sobre A arte em tempo de pandemia. Para ela, neste momento de grande fragilidade que compartilhamos mundialmente é importante não só exaltar a arte, o objeto artístico que nos afeta, nos comove e nos move, mas valorizar aqueles que lutam com unhas e dentes para sobreviver dessa profissão. Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=oRTUjpqfQtU

Anamaria Fernandes é dançarina, coreógrafa e professora do curso de graduação em Dança da UFMG. Dirige a Cia. de Dança Contemporânea Ananda, projeto de extensão da UFMG. Coordena outros projetos de extensão com foco na arte, diversidade e compartilhamento de práticas.

O Aulas Abertas foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que terá acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados. Não se trata, portanto, de aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais nesse momento de crise. Link sobre o projeto: https://www.youtube.com/watch?v=ZoEjcQ4DPqc.

A cada semana será publicada uma nova aula através do Facebook, Instagram, YouTube e Site da Instituição.

 

Projeto Aulas Abertas

Quartas-feiras nas Redes Sociais e Site do Centro Cultural UFMG

Facebook: https://www.facebook.com/centroculturalufmg

Instagram: https://www.instagram.com/centroculturalufmg

YouTube: https://www.youtube.com/c/CentroCulturalUFMG

Site: https://www.ufmg.br/centrocultural/

Centro Cultural UFMG seleciona uma programação especial de curtas-metragens de animação para refletir e emocionar

Texto: Comunicação do Centro Cultural UFMG

O CineCentro de agosto indica animações de curtas-metragens que contam histórias cotidianas e incomuns com uma abordagem simples e direta, sempre abusando da criatividade.

Como forma de comunicação universal, os curtas, tecnicamente, são filmes com duração inferior a 15 minutos capazes de agradar pessoas de diferentes faixas etárias, inclusive quando tratam de temas complexos e delicados.

A programação do CineClássico Quarentena deste mês apresenta animações de diferentes estúdios e animadores, demonstrando como este gênero cinematográfico permite quebrar regras, ir além dos limites humanos, transmitir conhecimento, influenciar e comover.

Os filmes podem ser encontrados na íntegra pelo YouTube através dos links fornecidos abaixo:

11.08 – Happiness (Felicidade) – 2019/EUA/Direção: Steve Cutts/Ficção/5min/12 anos.

Crítica, sagaz e irônica, a animação aborda o dia de uma colônia de ratos que, na verdade, é uma interpretação sarcástica do cotidiano do homem moderno e sua busca por uma felicidade inalcançável.

Link do curta:
https://www.youtube.com/watch?v=e9dZQelULDk&list=PLOTEjhoJr6zqX4kUsPY6MlQjFzPIl16zj&index=144 

13.08 – Kitbull  2019/USA/Direção: Rosana Sullivan/Produzido: Kathryn Hendrickson e Pixar Animation Studios/Drama/9min/Livre.

Kitbull conta a história da estranha amizade entre um gatinho que vive sozinho e é todo malandro (mesmo que medroso) e de um pitbull grandão e fortão, mas ainda assim um bobão.

Link do curta: https://www.youtube.com/watch?v=AZS5cgybKcI   

18.08 – Zero  2010/Austrália/Direção: Christopher Kezelos/Produzido: Christine Kezelos/Drama/13min/Livre.

Num mundo que julga as pessoas pelos seus números, Zero se deparou com constantes preconceitos e perseguições. Ele trilha um caminho solitário até que um encontro casual muda sua vida para sempre: ele conhece o Zero feminino. Juntos eles provam que através da determinação, coragem e amor, o nada pode verdadeiramente ser alguma coisa.

Link do curta: https://www.youtube.com/watch?v=bHc7pv3s7NE 

20.08 Alma  2010/Espanha, EUA/Direção: Rodrigo Blaas/Fantasia, Suspense/6min/12 anos.

Alma, uma garotinha, pula pelas ruas cobertas de neve de uma cidade pequena. Sua atenção é capturada por uma boneca estranha em uma vitrine de brinquedos antigos. Fascinada, Alma decide entrar.

Link do curta: https://www.youtube.com/watch?v=irbFBgI0jhM 

25.08 – Vida Maria  2007/Brasil/Direção: Márcio Ramos/Drama/9min/12 anos.

A história é sobre Maria, que vive em uma região humilde do interior. Desde criança ela ajuda a mãe com os afazeres domésticos e a sua educação não é nem um pouco incentivada. Isso se torna um ciclo e todas as filhas das próximas gerações terão o mesmo destino de Maria.

Link do curta: https://www.youtube.com/watch?v=yFpoG_htum4     

27.08 – Destino  2012/França/Direção: Fabien Weibel/ Fantasia/5min26s/ Livre.

O curta-metragem conta a história de um cara que ama relógios e é extremamente pontual. É tão focado no tempo que acaba não prestando atenção no que acontece a sua volta. Então, ele sofre um acidente e passa por uma experiência inesperada.

Link do curta: https://www.youtube.com/watch?v=wEKLEeY_WeQ   

01.09 Guida  2014/Brasil/Direção: Rosana Urbes/Drama/11min/12 anos.

Guida, uma doce senhora que trabalha há 30 anos como arquivista no Fórum da cidade, tem sua rotina entediante modificada ao se deparar com um anúncio para aulas de modelo vivo em um centro cultural. Através da sensibilidade criativa da personagem, o filme propõe uma reflexão sobre a retomada da inspiração artística, a arte como agente transformador e o conceito do belo.

Link do curta: https://www.youtube.com/watch?v=RenFPqH2CEw 

03.09  Cordas  2014/Espanha/Direção: Pedro Solís García/Drama/10min/Livre.

O curta-metragem mostra de maneira sutil e tocante como se dá a aproximação entre Maria e seu novo colega de turma, Nicolás, que tem paralisia cerebral. A menina, ao contrário dos demais colegas, que preferem manter distância do recém-chegado, logo se aproxima e passa a incluí-lo em todas as brincadeiras, fazendo as adaptações necessárias para que o amigo também possa se divertir.

Link do curta: https://www.youtube.com/watch?v=OrGEjSn1v8Y   

Sugerimos também alguns canais no YouTube que podem ser encontrados outros curtas-metragens:

1 – Steve Cutts: https://www.youtube.com/channel/UCpQLC-evmUAon9BBpcW4kYg 

2 – Pixar SparkShorts: https://www.youtube.com/playlist?list=PLpVg7pgd-JzP-DWROTsaMY8IDWElHMycx 

3 – Zealous Creative: https://www.youtube.com/channel/UC5OxO6isP-65pPOvgaoCmgA 

4 – CGMeetup: https://www.youtube.com/c/Cgmeetup/videos 

Projeto CineCentro | CineClássico Quarentena
Terças e quintas-feiras nas Redes Sociais e Site do Centro Cultural UFMG
Facebook: https://www.facebook.com/centroculturalufmg
Instagram: https://www.instagram.com/centroculturalufmg
YouTube: https://www.youtube.com/c/CentroCulturalUFMG
Site: https://www.ufmg.br/centrocultural/

Cantora Lohanye apresenta pocket show ‘dentrodemim’ no Circuito Cultural UFMG

Texto: Assessoria de Comunicação da Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG

O Circuito Cultural UFMG #emcasa recebe, na quarta-feira, 12 de agosto, a cantautora Lohanye e o seu pocket show dentrodemim. A apresentação feita para o projeto da Diretoria de Ação Cultural da UFMG estreia às 19h em www.youtube.com/culturaufmg. Após, o vídeo ficará disponível no canal do YouTube.

dentrodemim traz interpretações de grandes nomes da world music, como Amy Winehouse e Rita Lee. A gravação foi feita pela artista na cidade de Porto (Portugal), onde realiza um intercâmbio. Atualmente na Europa, Lohanye tem se dedicado a uma turnê independente, dando continuidade à criação de seu projeto de Barbacena a Tokyo. O trabalho remete à sua origem familiar.

Natural de Barbacena e bisneta de japoneses, ela viveu os primeiros anos da infância no Japão, país de sua família paterna. De volta a Minas Gerais, formou-se em Música, pela Universidade Bituca, e em Teatro, pela UFMG.

Ao longo da sua trajetória artística gravou com artistas como Licoln Cheib, César Santos, Eneias Xavier e Serginho Silva. Já se apresentou no mesmo palco que Flávio Venturini e Jorge Aragão, e teve algumas de suas composições premiadas em festivais regionais.

 

Circuito Cultural UFMG #emcasa – dentrodemim – apresentação virtual de Lohanye

Data: 12 de agosto

Horário: 19h

Onde: www.youtube.com/culturaufmg