Ações Emergenciais na EBA – Coronavírus

Portaria nº 013/2020/DIR/EBA-UFMG que institui a adoção de medidas gerais e implementa as ações emergenciais específicas para a EBA, diante da pandemia do COVID-19 e suspensão das atividades administrativas da UFMG de forma presencial, bem como o planejamento e execução de trabalho remoto por tempo indeterminado.

013_2020_Portaria_DIR_EBA_Covid

 

Curso a distância da UFMG capacita profissionais para elaboração de projetos sociais

Fonte: Assessoria de Imprensa da UFMG

O Centro de Capacitação e Pesquisas em Projetos Sociais (Cecaps) da UFMG ofertará, de 13 de abril a 30 de maio, um curso de extensão a distância em Elaboração de Projetos Sociais. As aulas serão on-line serão disponibilizadas 24 horas ao dia por meio da plataforma Moodle UFMG. Os interessados devem se inscrever até o dia 8 de abril, por meio do link: http://conveniar.ipead.com.br/eventos/Forms/Servicos/EventoDados.aspx?action=153

Com o objetivo de qualificar profissionais para a elaboração de projetos sociais, o curso é voltado para profissionais que trabalhem na área de Assistência Social, gestores públicos, psicólogos, sociólogos, educadores e profissionais oriundos de quaisquer áreas do conhecimento. Ao final das aulas o aluno deverá dominar todas as etapas da elaboração de um projeto social e receberá um certificado oficial da UFMG.

Serão abordados os seguintes tópicos: conceitos básicos – proposição de um tema para um projeto a ser construído; metodologia de elaboração; construção da relação entre as causas do problema central do projeto; ações de intervenção, diagnóstico socioeconômico e marco lógico; construção da versão final do projeto contendo todas as suas etapas.

Outras informações na página de Facebook do curso.

Espaço do Conhecimento UFMG promove atividades on-line voltadas para a comunidade surda e para o ensino da Língua de Sinais

Texto: Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

O Espaço do Conhecimento UFMG vem realizando, desde 2015, uma série de ações para entreter, engajar e compartilhar saberes com visitantes surdos ou interessados na Língua Brasileira de Sinais (Libras). São oficinas, contação de histórias e mediações realizadas todo sábado, dentro da programação do Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do museu.

Com os protocolos de distanciamento social adotados em função da pandemia do novo coronavírus, os encontros presenciais foram temporariamente suspensos. Para evitar a interrupção do projeto, o Espaço do Conhecimento UFMG passou a realizar, desde o dia 28 de março, o Sábado com Libras Virtual, no Instagram, Facebook e Twitter. Por essas redes sociais, os internautas podem assistir à atriz e intérprete Dinalva Andrade contando histórias sobre as Cosmogonias, conteúdo que integra a exposição de longa duração do museu, Demasiado Humano, além de vídeos ensinando o alfabeto em Libras e termos como os verbos, os planetas e os signos.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH.

Sábado com Libras Virtual 

Quando: sempre aos sábados

Classificação: livre

Onde:
Facebook: facebook.com/espacodoconhecimentoufmg
Twitter: twitter.com/espacoufmg
Instagram: instagram.com/espacoufmg

Museu virtual! Espaço do Conhecimento UFMG lança série de ações educativas e culturais para período de distanciamento social

Texto: Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG 

Se agora você não pode ir até o Espaço do Conhecimento UFMG, o museu vai até você! O Espaço está temporariamente fechado para visitação, em função da pandemia de Covid-19, mas as portas continuam abertas no ambiente virtual! Além dos conteúdos informativos e educativos publicados diariamente no Facebook, Twitter e Instagram, o museu lançou novos projetos e intensificou a produção de conteúdo para o site e o canal no Spotify. Confira as ações pensadas para o período de distanciamento social e divirta-se conosco em casa!

Gincana do Conhecimento – Voltada para todos os públicos, especialmente crianças e adolescentes, a gincana acontece de segunda a sexta-feira, no Instagram do Espaço do Conhecimento UFMG (@espacoufmg). A brincadeira virtual traz uma série de atividades, perguntas, desafios e tutoriais de brincadeiras que podem ser realizadas a distância. A cada sexta-feira, um concurso cultural premia o internauta que melhor responder à proposta daquela semana com brindes especiais do museu, que serão entregues após a reabertura.

Sábado com Libras – A ação, que acontece desde 2015, ganhou uma versão virtual. Serão publicados todos os sábados, no Facebook e Instagram do museu, vídeos gravados pela atriz e intérprete Dinalva Andrade, voltados para aqueles que se comunicam em Língua Brasileira de Sinais (Libras) ou que desejam aprender mais sobre a língua. Serão duas séries de vídeos: Cosmogonias em Libras, com conteúdos que fazem parte da exposição de longa duração do museu, Demasiado Humano, e Vocabulário em Libras, na qual serão ensinados o alfabeto em língua de sinais, além de palavras e expressões interessantes. Todos os vídeos serão disponibilizados em nosso site.

Clube do Livro Guimarães Rosa – Quem gosta de literatura brasileira não ficará de fora! A partir de 8 abril, as quartas-feiras serão preenchidas pelo estudo de obras do escritor mineiro João Guimarães Rosa. As reuniões do Clube do Livro serão on-line, das 17h às 19h, com a mediação da professora Claudia Campos Soares, da Faculdade de Letras da UFMG. Os participantes vão trocar ideias sobre um conjunto de novelas e contos do autor, ao longo do semestre. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas. É necessário se inscrever pelo site www.ufmg.br/espacodoconhecimento/clubedolivro. Os inscritos receberão o link de acesso por e-mail.

Blog do Espaço – O Blog do Espaço do Conhecimento UFMG já é super querido pelos amantes das ciências. A partir de abril, a periodicidade de publicações será ampliada, com dois artigos novos por semana, sempre às terças e quintas-feiras. O conteúdo é criado em parceria com os Núcleos de Astronomia e Ações Educativas do museu, e traz muitas curiosidades sobre o mundo em que vivemos.

Pílulas do Conhecimento – O Podcast do Espaço do Conhecimento no Spotify, que normalmente traz um novo episódio a cada semana, também terá sua periodicidade ampliadas para terças e quintas-feiras, a partir de abril. As Pílulas são versões dos textos do Blog do Espaço adaptadas para áudio, para você ouvir onde estiver!

Canal do Espaço no YouTube – Nele, temos uma série de vídeos com contações de histórias, making of de exposições, tutoriais de atividades educativas do nosso Calendário Astronômico e muito mais!

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH.

Espaço Virtual – atividades on-line do Espaço do Conhecimento UFMG 

Quando: durante todo o período de distanciamento social

Classificação: livre

Onde:
Site: www.ufmg.br/espacodoconhecimento
Facebook: facebook.com/espacodoconhecimentoufmg
Twitter: twitter.com/espacoufmg
Instagram: instagram.com/espacoufmg
Spotify: https://open.spotify.com/show/4Yz02N3TBuQxVJP8Sv9Nsz
YouTube: https://www.youtube.com/user/espacoufmg

Cursinho da UFMG terá aulas on-line de preparação para o Enem durante a quarentena

Texto: Samuel Resende

O Face Educa, projeto de extensão da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da UFMG, vai postar vídeos no YouTube com conteúdo de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Durante o período de quarentena, o cursinho popular disponibilizará, a partir de hoje, 30 de março, videoaulas, aulas ao vivo e atividades de interação com os participantes.

“Estávamos com 50 alunos matriculados e uma semana de revisão de conteúdo em pleno andamento quando a quarentena começou”, conta João Pedro Panza, diretor de Comunicação do projeto.

Os vídeos serão feitos em casa, com a estrutura de que os professores dispõem. Os profissionais são os mesmos da versão presencial do curso. “Como tínhamos mais de um professor para quase todas as matérias, conseguimos garantir que ao menos um deles se sentisse confortável para gravar os vídeos”, revela João. Os alunos com matrícula presencial terão acompanhamento por monitorias on-line, por meio do WhatsApp, hangouts e e-mail. As atividades são gratuitas.

Democratização
O Face Educa nasceu em agosto de 2019 com a missão de contribuir para a democratização do acesso ao ensino superior e ajudar na transformação do Brasil. “Falamos muito sobre o poder da educação na vida das pessoas, mas na condição de universitários pouco fazemos para conceder acesso aos mais pobres que dependem exclusivamente do ensino público para se preparar para o Enem”.

O projeto conta com cerca de 20 monitores, 18 professores e 14 gestores internos, distribuídos nas áreas de marketing, financeiro, pedagógico e parcerias. Os professores e monitores são alunos formados pela UFMG na graduação ou pós-graduação.

As aulas do programa podem ser acompanhadas no canal do Face Educa no YouTube.

Revista da UFMG #27: chamada de artigos, tema Desastres

Texto: Divulgação

V. 27, n. 2, maio/ago. 2020
Tema: Desastres
Prazo para submissão: até 15 de maio de 2020


Desastres
é o tema central do próximo número da Revista da UFMG, para o qual convidamos interessados e interessadas para submeter contribuições. 

Em menos de cinco anos, ocorreram dois grandes desastres no Estado de Minas Gerais/Brasil com consequências que alcançaram outras regiões do país, devido a rompimento de barragens de mineradoras. Em 2015, a barragem de Fundão de propriedade da Samarco/Vale e BHP Billiton rompeu-se, em Bento Rodrigues, distrito de Mariana; em 2019, foi a barragem da Empresa Vale localizada na cidade de Brumadinho. Nessas duas situações os impactos sociais, humanos, na saúde, ambientais, econômicos foram de grande escala, ainda que não tenham sido totalmente mensurados. Ambos os desastres mobilizaram instituições governamentais e não governamentais, da justiça, universidades, movimentos sociais, agências internacionais.

Essas e outras situações como o Desastre de Bhopal na Índia (1984), o de Minamata no Japão (1956),o recente vazamento de óleo no litoral do nordeste brasileiro (2019) e também os desastres naturais como enchentes, terremotos, tsunamis, e desastres ambientais resultantes do aquecimento global levantam questões importantes referentes aos modelos de desenvolvimento econômico e padrões contemporâneos de urbanização, aos direitos humanos e às políticas socioambientais, exigindo abordagem inter e transdisciplinar. Os temas e problemas relacionados a situações de Desastres são diversos assim como as perspectivas a partir das quais podem ser abordados e debatidos. É essa diversidade que pretende-se reunir nesse número da Revista da UFMG. 

Poderão ser submetidas análises teóricos-conceituais; estudos empíricos e de campo sobre os impactos de desastres tecnológicos e naturais; desastres e prevenção, preparação, resposta e reconstrução; estudos comparativos; análises sobre o papel do estado, da justiça, dos movimentos sociais, das empresas, das universidades, da mídia, etc.; perspectivas sobre reparações às populações atingidas; desastres, população vulnerável e direitos humanos; governança e desastres; conflitos socioambientais; intervenção comunitária e políticas públicas; proposições para o presente e futuro pós-desastre e outros temas afins; políticas e tecnologias para prevenção de desastres e outros.

Os artigos devem ser adequados às Normas para Publicação disponíveis no website da revista, bem como através deste, exclusivamente, devem ser realizadas as submissões, até 15 de maio/2020. Normas e submissões AQUI . 

Pesquisadores da UFMG produzem vídeos educativos sobre o coronavírus

Texto: Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG

Pesquisadores do Laboratório de Vírus do Departamento de Microbiologia UFMG se uniram e produziram uma série no YouTube com 29 conteúdos didáticos sobre o novo coronavírus. Dirigidos à população em geral, os vídeos têm duração média de um minuto e abordam temas relacionados à doença: os tipos de transmissão, como se prevenir e identificar sintomas, entre outros.

Devido à pandemia de Covid-19, os pesquisadores têm participado de diferentes formas, divulgando informações que podem contribuir para esclarecer as principais dúvidas sobre esse vírus.

Além de iniciativa de divulgação científica do Departamento, coordenada pela professora Giliane Trindade, a ação integra projeto de extensão liderado pela professora Betânia Drumond. A produção dos vídeos também conta com a colaboração dos professores Jônatas Santos e Viviane Alves. Todos estão lotados no Departamento de Microbiologia.

A playlist completa está disponível aqui.

Instalação da Comissão Examinadora e suspensão do Concurso Docente – PINTURA

Ata da reunião de Instalação da Comissão Examinadora, contendo a decisão de suspensão do Concurso Público para Professor Adjunto A, nível 1, na área de conhecimento: Pintura, do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, Edital nº 726, de 25/10/2019, publicado no Diário Oficial da União no dia 31/10/2019.

Ata_Instalacao_Comissao_Examinadora_Concurso_726

Biblioteca da Escola de Belas Artes com atendimento remoto

Em observância à Portaria nº 013/2020/DIR/EBA-UFMG que trata das medidas emergenciais da EBA-UFMG para enfrentamento da pandemia do COVID-19, a Biblioteca da Escola de Belas Artes informa à comunidade universitária da UFMG que não realizará atendimento presencial aos usuários, até segunda ordem. O atendimento será realizado remotamente através do email bibliobelas@gmail.com, cc : bib@eba.ufmg.br