Retificação da CHAMADA INTERNA EBA 01/2020 – Prorrogação de prazo até 19 de outubro

Estudantes da Escola de Belas Artes, Coordenadores de Colegiados dos Cursos de Graduação e Comunidade da EBA

Prezados Senhores,

Informamos à comunidade escolar a retificação da Chamada interna EBA 01/2020, cujo objetivo é esclarecer sobre os termos devidos para a concessão de auxílio financeiro aos estudantes da Escola de Belas Artes, para apoio à realização de projetos acadêmicos.

Visamos, com isso, viabilizar aos estudantes o custeio de despesas decorrentes da produção e ou apresentaçao de trabalhos acadêmicos, artísticos ou culturais.

Reforçamos que no projeto deve constar a justificativa da pertinência da despesa envolvida para a realização do projeto, em razão da sua própria proposição acadêmica, artística ou cultural.

Para ambas as modalidades (projetos dos Estudantes e projetos dos Colegiados), os auxílios financeiros aos estudantes estão limitados ao máximo de R$ 500,00 (quinhentos reais) por participação de estudante em projeto ou evento. Isso, significa que o estudante pode receber auxílio financeiro pela participação em projeto de sua própria autoria e também pela participação em projeto do Colegiado. Entretanto, há impedimento de concessão do auxílio financeiro, no caso de o estudante receber outro auxílio financeiro da UFMG, no mesmo ano letivo, para a participação no mesmo projeto, evento ou atividade acadêmica.

Na oportunidade, informamos também que a extensão do prazo para as solicitações dos estudantes para o auxílio financeiro foi prorrogada até o dia 19 de outubro de 2020, bem como do prazo para a deliberação pelos Colegiados até o dia 30 de outubro de 2020.

O documento de retificação desta chamada interna está disponível neste link.

Atenciosamente,

Prof. Cristiano Gurgel Bickel

Diretor da Escola de Belas Artes da UFMG

 

CHAMADA INTERNA EBA 01/2020 – Concessão de auxílio financeiro ao estudante para apoio à realização de projetos acadêmicos

O Diretor da Escola de Belas Artes da UFMG, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público para conhecimento dos Colegiados dos Cursos de Graduação da EBA, dos estudantes regularmente matriculados na EBA e da comunidade da Escola de Belas Artes, as condições para a concessão de Auxílio Financeiro ao Estudante para apoio à realização de projetos acadêmicos, no 1º e 2° semestre letivo de 2020

CHAMADA INTERNA EBA 01/2020

Implementação do Ensino Remoto Emergencial na EBA

  1. ENSINO REMOTO EMERGENCIAL COMO LABORATÓRIO EXPERIMENTAL

Compreendemos o Ensino Remoto Emergencial (ERE) como um Laboratório Experimental, que nos permite um momento único para a experimentação e criação, tanto como Escola quanto como educadores, artistas, designers e profissionais da cultura que somos, gerando possibilidades de reinvenção das nossas atividades acadêmicas, frente aos desafios trazidos pela pandemia do novo coronavírus e a necessidade do uso ampliado das tecnologias digitais.

A experimentação e a invenção estão fortemente ligadas ao campo múltiplo que configura as Artes, a Cultura e a Educação. Assim, o Ensino Remoto Emergencial  é uma oportunidade para criar, aprender e experimentar, em nossas práticas pedagógicas, as possibilidades tecnológicas e virtuais do nosso tempo, paralelamente aos saberes artísticos e culturais, que notadamente são marcados pelas experiências de contato físico, material e em interação social e emocional.

O momento de crise global de saúde pública nos impõe desafios para encontrarmos alternativas disponíveis no nosso momento histórico, as quais nos permitam manter presente e fortalecer a interatividade dos conhecimentos e das pessoas, por meio do universo das redes digitais e virtuais de informação e comunicação.

O documento oficial para o Planejamento de Atividades Acadêmicas na EBA para a retomada do 1º Semestre de 2020, aprovado pela Congregação da Escola de Belas Artes, está disponível aqui.

A Resolução nº 02/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG que regulamenta o Ensino Remoto Emergencial para os cursos de graduação da UFMG durante o período de pandemia da doença COVID-19, está disponível aqui.

  1. CALENDÁRIO ACADÊMICO DA UFMG

O Calendário Acadêmico da UFMG 2020 com as datas oficiais definadas pelo CEPE está disponível aqui.

O reinício do 1º Semestre letivo de 2020 em toda a Universidade ocorre a partir de 03 de agosto de 2020, com a adoção do Ensino Remoto Emergencial, de acordo com os critérios e lançamentos de disciplinas estabelecidos em cada Colegiado de Curso de Graduação da UFMG.

Na Escola de Belas Artes o reinício do semestre ocorre nas seguintes datas:

Em 03 de agosto: Cursos de Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança e Teatro.

Em 10 de agosto:  Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis

Em 17 de agosto: Curso de Design de Moda

O fim do 1º Semetre letivo de 2020 está programado para 07 de novembro de 2020.

  1. PARA MATRICULAR-SE NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

As Matrículas em Disciplinas estão abertas no período de 21 de julho a 28 de agosto de 2020 e os ajustes de matrícula poderão ocorrer apenas com o intermédio dos Colegiados.

As informações sobre as disciplinas, horários e matrículas estão disponíveis em cada Colegiado de Curso da EBA.

Algumas disciplinas tiveram que ser canceladas, uma vez constatada a impossibilidade de seu prosseguimento sem atividades presenciais. Entretanto, outras disciplinas permaneceram e foram adaptadas para o ERE e novas disciplinas do tipo Optativas foram ofertadas levando em consideração as possibilidades do ERE.

Não é possível o estudante acumular disciplinas ofertadas em um mesmo horário. Mesmo que as atividades acadêmicas sejam predominantemente assíncronas, ou seja, os esudantes não estão conectados ao mesmo tempo, as disciplinas contam necessariamente com horários determinados para atividades síncronas, o que significa a necessidade da participação simultânea dos estudantes em encontros coletivos em ambiente virtual.

  1. USO DE PLATAFORMAS DIGITAIS

A UFMG recomenda o uso das plataformas digitais Moodle e Microsoft Teams.

Essa recomendação está relacionada à capacidade técnica desses ambientes virtuais para a execução do planejamento acadêmico, a fim de disponibilizar adequadamente os materiais didáticos, tarefas e planos de ensino, disponíveis inclusive para a comprovação do cumprimento de carga horária.

O acesso às plataformas Moodle e Microsoft Teams está previamente configurado na Universidade para o mesmo  acesso ao Minha UFMG.

Em comum acordo entre os professores e os alunos podem ser utilizados outros recursos digitais para assegurar e facilitar o acesso aos estudantes. Em caso de adoção de outras plataformas digitais, recomendamos que estudantes e professores sempre acompanhem o Moodle, como a forma de comunicação oficial das disciplinas.

No site da UFMG encontram-se os links de acessos e tutoriais para o uso do Moodle e Microsoft, que estão disponíveis aqui.

  1. ATIVIDADES ACADÊMICAS REMOTAS

As atividades acadêmicas realizadas no mês de março de 2020 poderão ser aproveitadas ou dispensadas no ERE, a critério dos Professores, lembrando que as mesmas atividades devem ser realizadas pelos novos estudantes matriculados.

As atividades acadêmicas regulares e as atividades avaliativas seguirão as disposições da   referida Resolução nº 02/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG

  1. DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM

Enfatizamos a atenção ao uso responsável com a difusão de material didático elaborado por Professores da EBA e UFMG, no que diz respeito aos direitos autorais e de imagem concernentes e ao caráter eminentemente didático dos materiais disponibilizados aos estudantes, que são de uso específico para o suporte pedagógico durante o Ensino Remoto Emergencial, sendo imprescindível a autorização expressa do autor do material para o seu uso para quaisquer outras finalidades não inseridas naquelas abrangidas pelas atividades institucionais.

Dessa forma, reiteramos os termos da Advertência Legal, estabelecida na UFMG:

“Adverte-se, para os devidos fins, que a imagem dos docentes, discentes e demais envolvidos, além do conteúdo oral e escrito das aulas, encontram-se legalmente protegidos pela Lei nº 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais) e somente poderão ser utilizados para fins exclusivamente acadêmicos a que se destinam e no âmbito interno da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Estão proibidas quaisquer outras formas de utilização, tais como copiar, editar, adicionar, reduzir, exibir, difundir publicamente, transmitir a terceiros, bem como trocar, emprestar ou praticar qualquer ato de comercialização.

A violação a quaisquer desses direitos exclusivos dos titulares acarretará as sanções previstas na Lei no 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais), nos arts. 184 e 186 do Código Penal, sem prejuízo da apuração de transgressão disciplinar de servidores (Lei no 8.112/90) e discentes (Estatuto da UFMG)”.

  1. BIBLIOTECA E CONTEÚDOS DIGITAIS

O Guia do Usuário contendo as orientações sobre o Sistema de Bibliotecas da UFMG está disponível aqui.

Recomendamos a realização do Treinamento online da Biblioteca Universitária, para conhecer os fundamentos das Bibliotecas da UFMG. O curso tem carga horária de 4 horas e a inscrição é feita no sítio eletrônico da própria Biblioteca Universitária, disponível aqui.

Conteúdos digitais públicos estão disponíveis nos seguintes endereços:

  • Portal Capes, biblioteca virtual que disponibiliza a produção científica nacional e internacional: Link de Acesso
  • Repositório Institucional da UFMG, que armazena a produção intelectual da UFMG: Link de Acesso
  • Periódicos da UFMG: Link de Acesso
  • Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) que integra e disponibliza os textos completos das teses e dissertações defendidas nas instituições brasileiras de ensino e pesquisa: Link de Acesso
  1. USO EVENTUAL DOS ESPAÇOS FÍSICOS DA EBA

Em consonância com as decisões da Reitoria da UFMG e dos Órgãos de Deliberação Superior da Universidade, as atividades presenciais que requerem o uso eventual das dependências da Escola de Belas Artes estão regulamentadas pela Diretoria da EBA, por meio da Portaria nº 013/2020/DIR/EBA-UFMG, que está disponível aqui.

Dessa forma, havendo a necessidade de acesso presencial à Escola de Belas Artes, os membros da comunidade escolar devem requerer por e-mail às autoridades elencadas na referida Portaria, no item 3.6, a fim de obter a devida autorização de acesso à EBA para o cumprimento de atividades ou serviços essenciais. Lembramos ainda a necessidade da adoção de medidas de biosegurança com a finalidade de garantir o acesso seguro aos que  necessitarem comparecer na Escola.

Além disso, por cautela e para melhor organização da movimentação de pessoas na Unidade, deve ser agendado na SLOP, por e-mail endereçado a <slop@eba.ufmg.br>, o comparecimento na Escola de Belas Artes, de modo que a SLOP possa observar as movimentações previstas para as datas solicitadas, evitando-se aglomerações, e para que sejam tomados todos os cuidados sanitários exigidos neste momento excepcional.

 

 

Tutoriais para o Ensino Remoto Emergencial

Texto: Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino – GIZ/UFMG e Diretoria de Tecnologia da Informação

Prezado(a) estudante,
Este material foi elaborado por estudantes, bolsistas da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino – GIZ/UFMG, com o objetivo de auxiliar outros estudantes que utilizam a plataforma Moodle para estudar. Aqui você encontrará o básico para navegar nessse Ambiente virtual de  Aprendizagem. Esperamos que possa ajudar!

Tutorial Moodle para Estudantes

Além disso, A UFMG decidiu que irá usar a plataforma Microsoft Teams, além do Moodle, para as atividades remotas. Assim, o Tutorial abaixo, produzido pela Diretoria de Tecnologia da Informação e o CECOM, pode ajudar nos primeiros acessos a plataforma:

Tutorial para acesso ao Microsoft Office 365

Bons estudos.

4º Programa de Seleção – Piccola Galleria

Texto: Piccola Galleria

As inscrições do 4° Programa de Seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura já estão abertas!

Essa pode ser a oportunidade de expor seu trabalho em um dos maiores espaços culturais de Belo Horizonte.

A Casa Fiat de Cultura oferece um espaço 4º Programa de Seleção – Piccola Galleriade grande visibilidade e visitação em um dos maiores circuitos culturais do Brasil, para incentivar a produção artística brasileira e internacional.

A instituição ainda oferece suporte ao artista na divulgação da mostra, por meio de criação de identidade visual exclusiva e do desenvolvimento de ações conjuntas entre a curadoria e o Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura.

Serão aceitas, até o dia 2 de novembro, propostas de exposição de pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, fotografias, instalações, performances, videoarte e/ou arte digital.
O processo é 100% online e super fácil:

➡ Prepare seu portfólio
➡ Acesse o regulamento
➡ Preencha suas informações

Conheça a programação cultural da Semana do Conhecimento UFMG

Texto: Assessoria de Comunicação da Diretoria de Ação Cultural da UFMG

Já está disponível a programação cultural da 29ª Semana do Conhecimento UFMG. As apresentações acontecem de forma online, no YouTube, e seguem a temática do evento, que, neste ano, é “Inteligência Artificial e as travessias nas fronteiras do conhecimento”. A Semana acontece entre os dias 19 e 23 de outubro, mas as atividades culturais já começam antes, no dia 14, com performance em video de Thembi Rosa & O Grivo. A programação é uma parceria com a Diretoria de Ação Cultural da UFMG. Confira:

 

14 de outubro

Circuito Cultural UFMG apresenta “Arame”, de Thembi Rosa & O Grivo

 

A dançarina Thembi Rosa e seu marido, Marcos Moreira, músico do grupo O Grivo, apresentam a videoperformance ‘Arame’, que estreia quarta, 14 de outubro, às 19h, pelo Circuito Cultural UFMG. A apresentação mistura improvisação, música, dança e instalação e pode ser assistida quando quiser, no canal no YouTube da Diretoria de Ação Cultural da UFMG (youtube.com/culturaufmg).

O vídeo é fruto do projeto ‘Corpo Instalação’, desenvolvido para a USP, em março do ano passado. Na performance, Thembi interage com esculturas sonorizadas, enquanto Marcos Moreira toca alguns instrumentos presentes no set. O som produzido pelos captadores instalados nas esculturas é filtrado e modificado pelo computador, amplificando e alterando o som puro do objeto.

 

19 de outubro

Coro virtual MLK (U2) do Ars Nova- Coral da UFMG

 

A canção MLK, do grupo irlandês U2, traz no título as iniciais de Martin Luther King, ativista político e líder do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos. Trata-se de uma breve e suave balada, lançada no disco The Unforgettable Fire, em 1984. A canção é interpretada pelos cantores do Ars Nova-Coral da UFMG, durante a abertura oficial da Semana do Conhecimento. O lançamento do coro virtual é às 10h, no YouTube da Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAC). A transmissão também sera exibida no canal da Diretoria de Ação Cultural da UFMG (youtube.com/culturaufmg).

MLK foi lançada originalmente em abril em uma homenagem do Ars Nova aos profissionais da saúde atuando na linha de frente do combate do coronavírus. O coro virtual tem arranjo de Bob Chilcott e solo do tenor do Ars Nova Hendrigo del Freitas. Os coros virtuais são peças realizadas à distância, gravadas individualmente, com cada músico em sua casa, montadas e editadas em vídeo. A produção dos coros virtuais tem parceria da Escola de Música, da Pró-Reitoria de Extensão e da Universidade Federal de Minas Gerais.

 

21 de outubro

Circuito Cultural UFMG apresenta “Aproximações tecnológicas: abordagens para o fazer musical utilizando computadores”, com alunos da Escola de Música da UFMG

 

O Circuito Cultural UFMG, da Diretoria de Ação Cultural da UFMG, lançará a apresentação virtual dos alunos da Escola de Música da UFMG, Brandon Alves, Fellipe Miranda, Jonatah Cardoso e Rubens Silva. Em ‘Aproximações tecnológicas’, cada artista realiza diferentes performances musicais a partir de programas e aplicativos eletrônicos. O resultado são paisagens sonoras, visuais e rítmicas a partir de ritmos inusitados como o pagodão baiano, funk carioca e músicas de artistas nacionais e internacionais.

A estreia é às 19h, no youtube.com/culturaufmg. O video ficará disponível no canal para quem não puder acompanhar o lançamento.


23 de outubro

Concerto Duo Qattus

 

Formado por Elise Pittenger no violoncello e Fernando Rocha na percussão, o Duo Qattus se apresenta durante o encerramento da Semana do Conhecimento UFMG, às 16h, no YouTube da Coordenadoria de Assuntos Estudantis (CAC). A transmissão também sera exibida no canal da Diretoria de Ação Cultural da UFMG (youtube.com/culturaufmg).

O repertório inclui a canção Bachianas Brasileiras 5: I. Aria e Cantilena (1938), de Heitor Villa-Lobos, e Adagio para vibrafone e violoncello (2015), de Rufo Herrera.

O duo é resultado de muitos anos de colaboração entre Fernando e Elise. Eles começaram a tocar juntos no Grupo de Música Contemporânea (CME) da Universidade McGill, no Canadá, em 2006. No Brasil, eles atuam juntos desde 2010, em dois grupos de música contemporânea: o Oficina Música Viva e o Sonante 21. No início de 2011, eles passaram a pesquisar e coletar obras para violoncelo e percussão e, também, encomendaram obras especificamente para o duo. No final de 2011, fizeram seu primeiro concerto e, em janeiro de 2012, atuaram por duas semanas como artista residente no Banff Arts Centre (Canadá) realizando, na sequência, uma turnê por EUA e Canada. Atualmente, finalizam a gravação de seu primeiro CD, com obras brasileiras escritas para esta formação.

 

Luiz Nazario, da Escola de Belas Artes da UFMG, fala sobre economia do cinema no Aulas Abertas

O convidado desta semana do Aulas Abertas, projeto do Centro Cultural da UFMG, é o professor Luiz Nazario, da Escola de Belas Artes. Ele fala sobre a economia do cinema, temática complexa na sua opinião, e se inspira na enciclopédia de Roger Manvell para abordar o assunto. Conforme ressalta o professor, cineastas hoje considerados grandes foram até perseguidos e desprezados em suas respectivas épocas e muitos que produziram obras primas não tiveram reconhecimento em seu tempo. Em sua fala, Nazario cita os cineastas Luchino Visconti, Alfred Hitchcock, François Truffaut e Charles Chaplin.

Luiz Nazario é professor titular da Escola de Belas Artes da UFMG, historiador de arte, crítico de cultura e escritor. Colabora atualmente para o caderno Aliás, do Estadão. Escreveu e dirigiu o primeiro longa-metragem em animação de Minas Gerais, a Trilogia do Caos (2001-2016), produzida com dois Prêmios de Incentivo à Produção, da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte, e da Associação Curta Minas/CEMIG, e animada por jovens artistas da Escola de Belas Artes a partir da pesquisa Animação Expressionista, financiada pelo CNPq. Autor de diversos livros, dentre os quais Da natureza dos monstros (1988), As sombras móveis (1999), Todos os corpos de Pasolini (2007) e O cinema errante (2013). O vídeo já está disponível para acesso:  https://www.youtube.com/watch?v=2AfEQGik40M.

O projeto Aulas Abertas foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que terá acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados, não sendo assim aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais nesse momento de crise.

A cada semana será publicada uma nova aula pelo Facebook, Instagram, YouTube e Site da Instituição.

Serviço:

Projeto Aulas Abertas

Quartas-feiras nas Redes Sociais e Site do Centro Cultural UFMG
Facebook: https://www.facebook.com/centroculturalufmg
Instagram: https://www.instagram.com/centroculturalufmg
YouTube: https://www.youtube.com/c/CentroCulturalUFMG
Site: