Edital de Seleção de Estudantes – Design Sonoro

A Chefe do Órgão Acadêmico Responsável do Departamento de Fotografia e Cinema, Professora Patrícia Gomes de Azevedo, faz saber que, no período de 30/11/2020 a 07/12/2020, de 00:00:01 às 23:59:59 horas, a Secretaria do Departamento de Fotografia e Cinema (através do email dftc@eba.ufmg.br) receberá as inscrições de candidatos para o exame de seleção do Programa para atuar nas disciplinas/atividades com carga horária de 12 horas semanais.

Edital 014/2020 – PMG 2020/2021

Edital de Seleção de Estudantes – Animação 3D Digital e Introdução à Composição e Pós-produção e Stop-motion e Animação Experimental

A Chefe do Órgão Acadêmico Responsável do Departamento de Fotografia e Cinema, Professora Patrícia Gomes de Azevedo, faz saber que, no período de 30/11/2020 a 07/12/2020, de 00:00:01 às 23:59:59 horas, a Secretaria do Departamento de Fotografia e Cinema (através do email dftc@eba.ufmg.br) receberá as inscrições de candidatos para o exame de seleção do Programa para atuar nas disciplinas/atividades com carga horária de 12 horas semanais.

Edital 013/2020 – PMG 2020/2021

Seleção de Professor Substituto para o Departamento de Artes Plásticas na área de Desenho, Artes Gráficas e Ilustração

EDITAL No 709, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2020

ÁREA DE CONHECIMENTO: Desenho, Artes Gráficas e Ilustração
PRAZO DE INSCRIÇÕES: 26/11/2020(00:00 hs) à 07/12/2020(23:59 hs)
Mais informações: Edital 709 de 23 de novembro de 2020

INSTRUÇÕES PARA OS CANDIDATOS:

– Plataforma de realização da entrevista: Teams
– Seleção por entrevista com duração de 15 minutos e intervalo de 5 min entre cada candidato
– Apresentação por ordem alfabética
– Prova consiste em análise de Títulos; Portfólio e Entrevista
– O portfólio deve ser enviado em formato PDF para o e-mail ddes@eba.ufmg.br

Tabela de Pontuação da Prova de Títulos

Implementação do Ensino Remoto Emergencial na EBA

  1. ENSINO REMOTO EMERGENCIAL COMO LABORATÓRIO EXPERIMENTAL

Compreendemos o Ensino Remoto Emergencial (ERE) como um Laboratório Experimental, que nos permite um momento único para a experimentação e criação, tanto como Escola quanto como educadores, artistas, designers e profissionais da cultura que somos, gerando possibilidades de reinvenção das nossas atividades acadêmicas, frente aos desafios trazidos pela pandemia do novo coronavírus e a necessidade do uso ampliado das tecnologias digitais.

A experimentação e a invenção estão fortemente ligadas ao campo múltiplo que configura as Artes, a Cultura e a Educação. Assim, o Ensino Remoto Emergencial  é uma oportunidade para criar, aprender e experimentar, em nossas práticas pedagógicas, as possibilidades tecnológicas e virtuais do nosso tempo, paralelamente aos saberes artísticos e culturais, que notadamente são marcados pelas experiências de contato físico, material e em interação social e emocional.

O momento de crise global de saúde pública nos impõe desafios para encontrarmos alternativas disponíveis no nosso momento histórico, as quais nos permitam manter presente e fortalecer a interatividade dos conhecimentos e das pessoas, por meio do universo das redes digitais e virtuais de informação e comunicação.

O documento oficial para o Planejamento de Atividades Acadêmicas na EBA para a retomada do 1º Semestre de 2020, aprovado pela Congregação da Escola de Belas Artes, está disponível aqui.

A Resolução nº 02/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG que regulamenta o Ensino Remoto Emergencial para os cursos de graduação da UFMG durante o período de pandemia da doença COVID-19, está disponível aqui.

  1. CALENDÁRIO ACADÊMICO DA UFMG

O Calendário Acadêmico da UFMG 2020 com as datas oficiais definadas pelo CEPE está disponível aqui.

O reinício do 1º Semestre letivo de 2020 em toda a Universidade ocorre a partir de 03 de agosto de 2020, com a adoção do Ensino Remoto Emergencial, de acordo com os critérios e lançamentos de disciplinas estabelecidos em cada Colegiado de Curso de Graduação da UFMG.

Na Escola de Belas Artes o reinício do semestre ocorre nas seguintes datas:

Em 03 de agosto: Cursos de Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Dança e Teatro.

Em 10 de agosto:  Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis

Em 17 de agosto: Curso de Design de Moda

O fim do 1º Semetre letivo de 2020 está programado para 07 de novembro de 2020.

  1. PARA MATRICULAR-SE NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

As Matrículas em Disciplinas estão abertas no período de 21 de julho a 28 de agosto de 2020 e os ajustes de matrícula poderão ocorrer apenas com o intermédio dos Colegiados.

As informações sobre as disciplinas, horários e matrículas estão disponíveis em cada Colegiado de Curso da EBA.

Algumas disciplinas tiveram que ser canceladas, uma vez constatada a impossibilidade de seu prosseguimento sem atividades presenciais. Entretanto, outras disciplinas permaneceram e foram adaptadas para o ERE e novas disciplinas do tipo Optativas foram ofertadas levando em consideração as possibilidades do ERE.

Não é possível o estudante acumular disciplinas ofertadas em um mesmo horário. Mesmo que as atividades acadêmicas sejam predominantemente assíncronas, ou seja, os esudantes não estão conectados ao mesmo tempo, as disciplinas contam necessariamente com horários determinados para atividades síncronas, o que significa a necessidade da participação simultânea dos estudantes em encontros coletivos em ambiente virtual.

  1. USO DE PLATAFORMAS DIGITAIS

A UFMG recomenda o uso das plataformas digitais Moodle e Microsoft Teams.

Essa recomendação está relacionada à capacidade técnica desses ambientes virtuais para a execução do planejamento acadêmico, a fim de disponibilizar adequadamente os materiais didáticos, tarefas e planos de ensino, disponíveis inclusive para a comprovação do cumprimento de carga horária.

O acesso às plataformas Moodle e Microsoft Teams está previamente configurado na Universidade para o mesmo  acesso ao Minha UFMG.

Em comum acordo entre os professores e os alunos podem ser utilizados outros recursos digitais para assegurar e facilitar o acesso aos estudantes. Em caso de adoção de outras plataformas digitais, recomendamos que estudantes e professores sempre acompanhem o Moodle, como a forma de comunicação oficial das disciplinas.

No site da UFMG encontram-se os links de acessos e tutoriais para o uso do Moodle e Microsoft, que estão disponíveis aqui.

  1. ATIVIDADES ACADÊMICAS REMOTAS

As atividades acadêmicas realizadas no mês de março de 2020 poderão ser aproveitadas ou dispensadas no ERE, a critério dos Professores, lembrando que as mesmas atividades devem ser realizadas pelos novos estudantes matriculados.

As atividades acadêmicas regulares e as atividades avaliativas seguirão as disposições da   referida Resolução nº 02/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG

  1. DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM

Enfatizamos a atenção ao uso responsável com a difusão de material didático elaborado por Professores da EBA e UFMG, no que diz respeito aos direitos autorais e de imagem concernentes e ao caráter eminentemente didático dos materiais disponibilizados aos estudantes, que são de uso específico para o suporte pedagógico durante o Ensino Remoto Emergencial, sendo imprescindível a autorização expressa do autor do material para o seu uso para quaisquer outras finalidades não inseridas naquelas abrangidas pelas atividades institucionais.

Dessa forma, reiteramos os termos da Advertência Legal, estabelecida na UFMG:

“Adverte-se, para os devidos fins, que a imagem dos docentes, discentes e demais envolvidos, além do conteúdo oral e escrito das aulas, encontram-se legalmente protegidos pela Lei nº 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais) e somente poderão ser utilizados para fins exclusivamente acadêmicos a que se destinam e no âmbito interno da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Estão proibidas quaisquer outras formas de utilização, tais como copiar, editar, adicionar, reduzir, exibir, difundir publicamente, transmitir a terceiros, bem como trocar, emprestar ou praticar qualquer ato de comercialização.

A violação a quaisquer desses direitos exclusivos dos titulares acarretará as sanções previstas na Lei no 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais), nos arts. 184 e 186 do Código Penal, sem prejuízo da apuração de transgressão disciplinar de servidores (Lei no 8.112/90) e discentes (Estatuto da UFMG)”.

  1. BIBLIOTECA E CONTEÚDOS DIGITAIS

O Guia do Usuário contendo as orientações sobre o Sistema de Bibliotecas da UFMG está disponível aqui.

Recomendamos a realização do Treinamento online da Biblioteca Universitária, para conhecer os fundamentos das Bibliotecas da UFMG. O curso tem carga horária de 4 horas e a inscrição é feita no sítio eletrônico da própria Biblioteca Universitária, disponível aqui.

Conteúdos digitais públicos estão disponíveis nos seguintes endereços:

  • Portal Capes, biblioteca virtual que disponibiliza a produção científica nacional e internacional: Link de Acesso
  • Repositório Institucional da UFMG, que armazena a produção intelectual da UFMG: Link de Acesso
  • Periódicos da UFMG: Link de Acesso
  • Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) que integra e disponibliza os textos completos das teses e dissertações defendidas nas instituições brasileiras de ensino e pesquisa: Link de Acesso
  1. USO EVENTUAL DOS ESPAÇOS FÍSICOS DA EBA

Em consonância com as decisões da Reitoria da UFMG e dos Órgãos de Deliberação Superior da Universidade, as atividades presenciais que requerem o uso eventual das dependências da Escola de Belas Artes estão regulamentadas pela Diretoria da EBA, por meio da Portaria nº 013/2020/DIR/EBA-UFMG, que está disponível aqui.

Dessa forma, havendo a necessidade de acesso presencial à Escola de Belas Artes, os membros da comunidade escolar devem requerer por e-mail às autoridades elencadas na referida Portaria, no item 3.6, a fim de obter a devida autorização de acesso à EBA para o cumprimento de atividades ou serviços essenciais. Lembramos ainda a necessidade da adoção de medidas de biosegurança com a finalidade de garantir o acesso seguro aos que  necessitarem comparecer na Escola.

Além disso, por cautela e para melhor organização da movimentação de pessoas na Unidade, deve ser agendado na SLOP, por e-mail endereçado a <slop@eba.ufmg.br>, o comparecimento na Escola de Belas Artes, de modo que a SLOP possa observar as movimentações previstas para as datas solicitadas, evitando-se aglomerações, e para que sejam tomados todos os cuidados sanitários exigidos neste momento excepcional.

 

 

Tutoriais para o Ensino Remoto Emergencial

Texto: Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino – GIZ/UFMG e Diretoria de Tecnologia da Informação

Prezado(a) estudante,
Este material foi elaborado por estudantes, bolsistas da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino – GIZ/UFMG, com o objetivo de auxiliar outros estudantes que utilizam a plataforma Moodle para estudar. Aqui você encontrará o básico para navegar nessse Ambiente virtual de  Aprendizagem. Esperamos que possa ajudar!

Tutorial Moodle para Estudantes

Além disso, A UFMG decidiu que irá usar a plataforma Microsoft Teams, além do Moodle, para as atividades remotas. Assim, o Tutorial abaixo, produzido pela Diretoria de Tecnologia da Informação e o CECOM, pode ajudar nos primeiros acessos a plataforma:

Tutorial para acesso ao Microsoft Office 365

Bons estudos.

Atividades em comemoração aos 10 anos do Espaço do Conhecimento UFMG ocorrem na próxima semana

Texto: Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG

Os 10 anos do Espaço do Conhecimento UFMG serão comemorados com uma programação especial, entre os dias 9 e 12 de dezembro. Inaugurado em 21 de março de 2010, no coração de Belo Horizonte, foi o primeiro equipamento cultural do Circuito Liberdade. Na década que se seguiu, o museu se consolidou como centro de divulgação e produção dos mais diversos saberes. A partir de então, muitas atividades foram realizadas e disponibilizadas à população de Belo Horizonte.

Confira a programação de aniversário:

09/12 | Quarta-feira

17h – Live | Abertura da Celebração dos 10 Anos do Espaço do Conhecimento UFMG

Onde:  www.youtube.com/espacoufmg

Convidados: Profa. Sandra Regina Goulart Almeida, reitora da UFMG; Prof. Fernando Mencarelli, diretor de Ação Cultural da UFMG; Milena Pedrosa, Superintendente de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público e Equipamentos Culturais do Governo do Estado de Minas Gerais; e Profa. Diomira Maria Cicci Pinto Faria, diretora do Espaço do Conhecimento UFMG

Mediação: Profa. Camila Mantovani – coordenadora do Núcleo de Comunicação e Design do Espaço

18h30 – Live | O futuro da ciência e da arte e o papel dos museus

Onde: www.youtube.com/espacoufmg

Convidados: Profa. Patrícia Maria Kauark Leite (Fafich/UFMG) e Prof. Paulo Pires do Vale (Universidade Católica Portuguesa)

Mediação: Profa. Diomira Maria Cicci Pinto Faria – diretora do Espaço

10/12 | Quinta-feira

17h – Live | Descobrindo o Céu – Especial 10 Anos do Espaço

Nessa live especial, a conversa será sobre as atividades realizadas no museu pelo Núcleo de Astronomia e como adaptações para o período de suspensão das ações presenciais. Haverá a participação de vários membros da equipe e a presença da professora Silvania Nascimento, ex-coordenadora do núcleo. Todos estarão à disposição para responder às perguntas enviadas pelos espectadores no chat. Além disso, será feito o sorteio de 30 calendários astronômicos entre os espectadores da live.

Onde: www.youtube.com/espacoufmg

Convidados: Profa. Silvânia Nascimento (FaE/UFMG) e equipe do Núcleo de Astronomia do Espaço

Mediação: Nathalia Fonseca – assessora do Núcleo de Astronomia do Espaço

18h30 – Live | Clube do Livro Guimarães Rosa – Liqueliques e Berliquesloques: a alteridade no sertão

Nessa sessão especial do Clube do Livro Guimarães Rosa, será feita a leitura e discussão coletiva dos contos Orientação e O outro ou o outro, de Tutaméia, aberta a todos os interessados

Onde: www.youtube.com/espacoufmg

Mediação: Profa. Cláudia Campos Soares (Fale/UFMG)

19h30 – Projeção | Arte e ciência em percursos expositivos: 10 anos do Espaço do Conhecimento UFMG

Onde: Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700

11/12 | Sexta-feira

17h – Live | 10 anos de ações educativas no Espaço do Conhecimento UFMG

Onde: www.youtube.com/espacoufmg

Convidados: Profa. Débora Reis (ICB/UFMG) e ex-mediadores do Espaço

Mediação: Profa. Sibelle Diniz – coordenadora do Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do Espaço

18h30 – Vídeo | Estreia do documentário Inconfidências

Onde: www.youtube.com/espacoufmg

19h30 – Roda de conversa sobre o documentário Inconfidências

Onde: www.youtube.com/espacoufmg

Convidados: Profa. Cláudia Mayorga, pró-Reitora de Extensão da UFMG, Profa. Sara del Carmen Rojo de la Rosa (Fale/UFMG) e Prof. Paulo Henrique Silva, jornalista, crítico de cinema e ex-presidente da Associação Brasileira de Críticos de Cinema

Mediação: Prof. André Mintz (EBA/UFMG)

19h30 e 20h30 – Projeção | Arte e ciência em percursos expositivos: 10 anos do Espaço do Conhecimento UFMG

Onde: Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700

12/12 | Sábado

18h – Live | Abertura da Mostra Universidade Cidade – gestos, afetos e manifestos de urbanidade

Onde: www.youtube.com/espacoufmg

Convidados: Profa. Sandra Regina Goulart Almeida, eitora da UFMG; Prof. Fernando Mencarelli, diretor de Ação Cultural da UFMG; Profa. Diomira Maria Cicci Pinto, Diretora do Espaço do Conhecimento UFMG; Profa. Júnia Ferrari e Profa. Marcela Brandão, curadoras da Mostra;  Sra. Fabíola Moulin Mendonça, Secretária Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

Mediação: Profa. Diomira Maria Cicci Pinto Faria – diretora do Espaço

19h – Vídeo | Poesia no Espaço 

Gravado por Elisa Almeida, contadora de estórias, diretora e coordenadora do Grupo de Contadores de Estórias Miguilim.

Onde: www.youtube.com/espacoufmg

19h30 – Projeções | Mostra Universidade e Cidade

Onde: Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – e no site www.ufmg.br/espacodoconhecimento/mostrauniversidadecidade.

 

Professora da Escola de Belas Artes da UFMG fala sobre suas vivências e experiências em novo vídeo do projeto Aulas Abertas

Texto: Comunicação – Centro Cultural UFMG

A convidada do projeto Aulas Abertas desta semana, professora Maria do Carmo de Freitas Veneroso, fala sobre o seu trabalho como artista, as relações entre as palavras e as imagens e a construção de arquivos de memória a partir de coleções de livros, objetos, fotografias de família e cacos de louça e vidro.

No vídeo, a artista nos convida a fazermos uma reflexão sobre o futuro a partir das narrativas do passado, já que a memória funciona no aqui e agora, como uma linha do tempo entre o passado e o futuro. Para ela, esse olhar pode se dar de várias maneiras: através do otimismo, da esperança, ou o contrário, através da incerteza, do pessimismo, da alegria, ou da tristeza, ou até mesmo tudo isso, já que as emoções humanas não são excludentes.

Link do vídeo “Escavando e recordando: inventário dos achados”: https://www.youtube.com/watch?v=JTclsfPA3eA

Maria do Carmo de Freitas Veneroso é Professora Titular da Escola de Belas Artes da UFMG. Artista e pesquisadora/CNPq. Doutora em Estudos Literários pela Faculdade de Letras da UFMG. Mestre (Master of Fine Arts – MFA) pelo Pratt Institute, New York. Visiting artist and professor – University of Indiana, Bloomington, EUA. Coordena o grupo de pesquisa Caligrafias e Escrituras e o Litholabor – Atelier de Litografia da EBA/UFMG.

O projeto Aulas Abertas foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que terá acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados, não sendo assim aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais neste momento de crise.

A cada semana será publicada uma nova aula através do Facebook, Instagram, YouTube e Site da Instituição.

Confira os vídeos anteriores em nossas Redes Sociais!

Projeto Aulas Abertas
Quartas-feiras nas Redes Sociais e Site do Centro Cultural UFMG
Facebook:
 https://www.facebook.com/centroculturalufmg
Instagram: https://www.instagram.com/centroculturalufmg
YouTube: https://www.youtube.com/c/CentroCulturalUFMG
Site: https://www.ufmg.br/centrocultural/

Novo ciclo do projeto Aulas Abertas traz falas de especialistas sobre “O estado da arte: reflexões sobre a arte contemporânea”

Texto: Comunicação do Centro Cultural UFMG

Os próximos vídeos do projeto Aulas Abertas apresentam falas de especialistas sobre “O estado da arte: reflexões sobre a arte contemporânea”. A temática abordada traz reflexões sobre os direcionamentos e os caminhos da arte contemporânea e a nova realidade que está se consolidando.

O artista plástico Marco Tulio Resende inaugura o assunto e fala sobre a arte como desafio. Em seu relato, ele rememora a invenção da fotografia, os questionamentos que esse acontecimento trouxe para as artes plásticas e artes visuais, bem como a reinvenção da pintura, desenho e gravura.

Marco Tulio afirma que atualmente estamos diante de um novo desafio, pois partimos de uma era analógica para uma era tecnológica. Somos bombardeados diariamente por notícias falsas e verdadeiras, além de estarmos vivendo uma crise generalizada em todos os valores humanos.

No vídeo, o artista apresenta um pouco do seu universo, seu processo de criação, seu trabalho e o que te desafia.

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=VuUI7wLREfw 

Marco Tulio Resende é Artista Plástico, Professor na Escola Guignard UEMG, Mestre em Artes pela School of the Art Institute of Chicago. Professor visitante na Sheffield Hallam University, a convite do British Council e nas instituições UFMG, UFOP e UFES.

O projeto Aulas Abertas foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que terá acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados, não sendo assim aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais neste momento de crise.

A cada semana será publicada uma nova aula através do Facebook, Instagram, YouTube e Site da Instituição.

Confira os vídeos anteriores em nossas Redes Sociais!

Projeto Aulas Abertas
Quartas-feiras nas Redes Sociais e Site do Centro Cultural UFMG
Facebook:
 https://www.facebook.com/centroculturalufmg
Instagram: https://www.instagram.com/centroculturalufmg
YouTube: https://www.youtube.com/c/CentroCulturalUFMG
Site: https://www.ufmg.br/centrocultural/

Festival de teatro da UFMG on-line valoriza estética negra e orgulho racial

Texto: Assessoria de Imprensa da UFMG

Performances expressam belezas, identidades e subjetividades durante o Festival de Teatro Negro On-line, com o objetivo de dar visibilidade às criações artísticas de estudantes negros do Teatro Universitário (TU) da UFMG. O evento, parte do Novembro Negro da UFMG, acontece até o próximo domingo, 29 de novembro. Confira a programação aqui.

As apresentações foram a forma encontrada pelo Teatro Universitário para reestruturar as atividades dos alunos em tempos de pandemia, por meio de bolsas de fomento ofertadas pelo projeto de extensão TU Convida, vinculado ao Programa Teatro Universitário: Arte e Sociedade. “Há uma estética potente que deve ser vista nos corpos de pretas e pretos representados nas cenas com toda a sua multiplicidade, falando de suas belezas, identidades e subjetividades”, destaca o professor da Faculdade de Letras Marcos Alexandre, que coordena o festival, junto com os professores Denise Pedron e Rogério Lopes.

De acordo com Vinícius Theóphilo, integrante do Centro de Convivência Negra da UFMG, o tema Orgulho de ser enegrecer para renascer é um convite para descolonizar o pensamento e foi inspirado na psicanalista negra Neusa Santos Souza, que lançou nos anos 80 o livro Tornar-se negro: as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social, fruto de dissertação de mestrado que ainda hoje é referência na reflexão sobre lutas contra o racismo.

A programação do Novembro Negro da UFMG está disponível no site do evento. A iniciativa reúne a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, a Pró-reitoria de Extensão, a Diretoria de Ação Cultural, o Diretório Central dos Estudantes, o Centro de Convivência Negra e o Movimento Negro da UFMG.

 

Jornada do Nelap-UFMG explora interfaces entre Letras e Artes Performáticas

Texto: Assessoria de Informação da Faculdade de Letras da UFMG

O Núcleo de Estudos em Letras e Artes Performáticas (Nelap), da Faculdade de Letras da UFMG, promove a Jornada Nelap, que acontecerá no dia 1º de dezembro, das 9h às 17h30, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do grupo. Composto por quatro mesas-redondas, o evento objetiva compartilhar e debater as pesquisas realizadas atualmente por alguns de seus pesquisadores.

Além de realizar projetos, de pesquisa e criação artística, integrados sobre as interfaces entre Letras e Artes Performáticas (Teatro, Cinema, Artes Visuais, Vídeo, Música, Dança, dentre outras), o Nelap incentiva a exploração das várias interfaces entre linguagens artísticas, produções multimídias e o trabalho acadêmico, oferece subsídios teórico-metodológicos para as áreas de estudo e atuação, e ajuda a formar um acervo documental sobre os assuntos e temas tratados e afins.

As inscrições para ouvintes, com emissão de certificado de participação, podem ser feitas gratuitamente até o dia 30 de novembro, por meio de formulário eletrônico.

Programação

Primeira mesa (9h às 10h40): Tereza Virgínia Barbosa (UFMG), Elen de Medeiros (UFMG), Carla Dameane (UFBA). Coordenação: Sara Rojo (UFMG).

Segunda mesa (10h45 às 12h30): Júlia Morena Costa (UFBA), Paulo Bio Toledo (UFMG), Antonio Hildebrando (UFMG). Coordenação: Elen de Medeiros (UFMG).

Terceira mesa (14h às 15h40): Marcos Alexandre (UFMG), Joelma Xavier (CEFET) e Geison de Almeida. Coordenação: Laureny Lourenço (UFMG).

Quarta Mesa (15h45 às 1h:30): Eder Rodrigues (UFSB), Sara Rojo (UFMG) e Fernando Mencarelli (UFMG). Coordenação: Marcos Alexandre (UFMG).

Outras informações: elendemedeiros@hotmail.com.

Primeiro Plano oferece 65 vagas gratuitas para oficinas temáticas

Texto: Assessoria de Comunicação Festival Primeiro Plano

O Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades -, que começa na próxima terça-feira (24), está com as inscrições abertas para as oficinas temáticas. Estudantes e profissionais de cinema e áreas afins de Juiz de Fora e Zona da Mata, bem como participantes com filmes selecionados para esta edição do festival, poderão acompanhar os treinamentos com profissionais.

As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas no site primeiroplano.art.br até esta sexta-feira (20), ao meio-dia. Como há limitação do número de vagas para cada oficina, a organização poderá selecionar os participantes, usando como critério o ramo de atividade e a afinidade com o tema escolhido.

As oficinas acontecem a partir do dia 23, segunda-feira, por meio da plataforma Zoom. Estas atividades do Primeiro Plano 2020 ocorrem paralelamente às mostras competitivas Regional e Mercocidades.

Confira abaixo as informações sobre as oficinas:

Oficina de Argumento Cinematográfico, com Fidelys Fraga

23, 24, 27 e 28 de novembro, das 14h às 17h – 20 vagas disponíveis

Ferramenta criativa e um documento de pré-produção, o argumento é fundamental no processo de criação de uma obra audiovisual. A proposta desta oficina é analisar os pontos principais na elaboração da narrativa que precisam estar refletidas no argumento, como estrutura, ponto de vista, arco e universo. Além disso, os participantes poderão perceber como encontrar a melhor redação para um argumento de acordo com a linguagem da obra, bem como entender a diferença entre sinopse, storyline e argumento e a função de cada um na cadeia produtiva e criativa.

Fidelys Fraga trabalha há mais de vinte anos com roteiro e dramaturgia. É formado pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro e licenciado pela UFF. Em 2020, foi contemplado pelo Edital “Cultura Presente nas Redes” da Secretaria de Cultura do RJ para elaboração de quatro videoaulas sobre técnicas de diálogo. Também trabalha como consultor e curador de festivais e concursos, como o Festival Rota, Sesc Argumenta e Festival Primeiro Plano.


Oficina de Crítica de Cinema, com Camila Vieira

24, 25 e 27 de novembro, das 19h às 21h; e 28 de novembro (sábado), das 13h às 15h, e das 15h30 às 17h30 – 25 vagas disponíveis

Com o objetivo de propor aproximações com o trabalho de crítica em cinema, a oficina pretende abordar as formas de atuação do crítico, os desafios do ofício e modos de desenvolver ferramentas de análise crítica fílmica. A proposta também possibilita a compreensão do papel do crítico dentro do cenário de mostras e festivais, bem como as diferentes dinâmicas envolvidas na área. Ao longo da oficina, os participantes irão escrever textos críticos sobre os filmes da programação do festival Primeiro Plano.

Camila Vieira é jornalista, crítica e curadora de cinema. Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É editora da revista eletrônica Multiplot, com ênfase em críticas de cinema. Integra a curadoria de curtas da Mostra de Cinema de Tiradentes e CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto. É integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

Oficina de Desenho de Som, com Thiago Sobral

24 a 27 de novembro (terça à sexta), das 10h ao meio-dia; 28 de novembro, de 10h às 14h – 20 vagas disponíveis

A proposta desta oficina é trabalhar conceitos básicos da construção sonora cinematográfica, partindo dos seguintes questionamentos: Quais elementos constituem a banda sonora de um filme? Quais são as camadas que envolvem uma cena sonora? Qual o campo de interferência entre som e imagem? Qual a contribuição do som para a narrativa mais ampla de um filme? Para a oficina, recomenda-se que os participantes tenham o Adobe Audition, pois as ferramentas básicas de edição do programa serão usadas no início do curso.

Thiago Sobral atua profissionalmente como técnico de som, editor de som, compositor de trilhas sonoras e mixador. É formado em cinema pela UFF e em música pela Escola Villa-Lobos. É professor de som para cinema da  Academia Internacional de Cinema (AIC). Foi premiado com o melhor desenho de som no Festival de Cinema do Vale de Ivinhema com o longa “Torquato Neto: Todas as Horas do Fim” (2017), de Eduardo Ades e Marcus Fernando.; com “Yorimatã” (2016), de Rafael Saar, recebeu o Prémio Delart pelo festival CineMúsica e também o de melhor documentário pelo In-Edit Brasil – 7º Festival Internacional de Documentário Musical; e “Crônicas da Demolição” (2015), de Eduardo Ades, recebeu o prêmio de Melhor Edição de Imagem e Som pelo 15º Festival RECINE.

 

Programação Da Semana – Festival De Teatro Negro On Line Ufmg

O evento conta com 24 atividades gratuitas, sendo que nesta semana (16/11 à 22/11/2020) serão veiculadas:
 
~ 16/11/2020 (segunda-feira) – Espetáculo ‘Pai contra Mãe’ da Cia. Fusion de Danças Urbanas às 20h00 no canal de YouTube do T.U. 
 
~ 17/11/2020 (terça-feira) – Texto de pesquisa ‘Teatralidades negras ou a politicidade sensível’ por Soraya Martins. 
 
~ 18/11/2020 (quarta-feira) – Cena curta de teatro/performance ‘Baixa Visão’ de Raniele Barbosa às 20h00 no canal do YouTube do T.U. 
 
~ 19/11/2020 (quinta-feira) – Cena curta de teatro/performance ‘Cordel Ruim’ de Thalis Vilas Dama às 20h00 no canal do YouTube do T.U. Para assistir, é só clicar no link: https://www.youtube.com/watch?v=fQ7mVXYIF_Q
 
~ 20/11/2020 (sexta-feira) – Dramaturgia ‘Uma Boneca no Lixo’ por Cristiane Sobral. 
+  
Cena curta de teatro/performance ‘Decesso’ de Jéssica Pierina às 20h00 no canal do YouTube do T.U.
 
~ 21/11/2020 (sábado) – Peça de teatro/performance ‘E Se Todas se Chamassem Carmem?’ de Anair Patrícia às 20h00 no canal do YouTube do T.U. 
 
~ 22/11/2020 (domingo) – Cena curta de teatro/performance ‘Ebó’ de Anderson Ferreira às 20h00 no canal do YouTube do T.U.
 
Festival de Teatro Negro On Line da UFMG
 
Entre os dias 09 a 29 de novembro de 2020, o Teatro Universitário da UFMG por meio do Projeto de Extensão T.U. Convida vinculado ao Programa T.U: Arte e Sociedade, promove o primeiro Festival de Teatro Negro On Line da UFMG em caráter completamente digital nas redes sociais.
 
A idealização e coordenação do evento é assinada pelos professores do Teatro Universitário da UFMG, Denise Pedron e Rogério Lopes, assim como pelo professor da Faculdade de Letras da UFMG, Marcos Alexandre, que juntos pensaram e elaboraram o evento e suas respectivas ações. “O Festival de Teatro Negro On Line UFMG é um evento que tem um caráter pedagógico importante, pois as artes negras e seus estudos no campo das práticas e teorias teatrais ainda são poucos estudadas e divulgadas nas academias e, dentro da UFMG, não deixa de ser diferente. Ainda existem poucas disciplinas que apresentam em seus conteúdos discussões acerca da arte e do teatro negro. Por outro lado, a cada ano, há mais interesse por parte dos estudantes sobre a temática, uma vez que muitos alunos não se veem representados, como sujeitos negros, nas discussões do teatro tradicional”, argumenta a coordenação do festival.
 
A programação do Festival de Teatro Negro UFMG on line contará com a exibição dos trabalhos selecionados e ainda com obras performativas de artistas convidados, textos resultantes de pesquisas acadêmicas, divulgação de obras dramáticas e um mini curso. Todas as atividades serão difundidas em formato digital, uma vez que a pandemia ainda nos impede de encontros presenciais.

Acompanhem nossa programação!!!

Att

Festival de Teatro Negro On Line UFMG