Boas vindas ao 1º semestre de 2021 da EBA/UFMG!

À Comunidade da EBA,

Boas vindas ao 1º semestre de 2021 da EBA/UFMG!

 

A Diretoria da Escola de Belas Artes preparou este comunicado para receber a comunidade acadêmica da EBA e reforçar informações relevantes neste contexto da pandemia e dos trabalhos acadêmicos e administrativos em ambientes remotos.

Para a nossa Escola, cada semestre representa a renovação dos nossos compromissos com a educação pública, diversa e de qualidade, reafirmando a nossa vocação de formar pessoas e, especificamente, aproximá-las às diversas áreas do conhecimento das Artes e da Cultura.

O momento de crise global de saúde pública nos impõe desafios para encontrarmos alternativas disponíveis no nosso momento histórico, as quais nos permitam manter presente e fortalecer a interatividade dos conhecimentos e das pessoas, por meio do universo das redes digitais e virtuais de informação e comunicação.

Desejamos que, no 1º semestre de 2021, possamos aprimorar os nossos trabalhos remotos e contar sempre com a colaboração de todos e todas membros da comunidade escolar para seguirmos superando os desafios.

 

Recepção de Calouros on line: programação de atividades on line para recepção dos novos estudantes da UFMG com informações disponíveis em: https://ufmg.br/comunicacao/eventos/ufmg-recepciona-calouros-com-atividades-on-line e mais informações em: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/ufmg-recebe-novos-estudantes-com-programacao-on-line-na-proxima-semana .

 

Viver UFMG: no espaço virtual Viver UFMG disponível no endereço https://ufmg.br/viverufmg/ e na versão pdf disponível em https://ufmg.br/storage/f/c/a/5/fca501986a20caf41ff3552484ba652a_1620929845346_1796427430.pdf, os estudantes têm acesso à edição 2021/1 do Guia Viver UFMG, que se trata de um manual com orientações gerais sobre a universidade e a vida acadêmica, incluindo: o ensino remoto emergencial, a assistência e permanência estudantil, as plataformas de livros eletrônicos disponíveis no Sistema de Bibliotecas da UFMG, o acolhimento em saúde mental, as fontes de referência para esclarecimento de dúvidas, dentre outros assuntos.

 

Chamadas de apoio discente para Inclusão digital: as chamadas PRAE e FUMP de apoio discente para inclusão digital estão disponíveis em: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/lancadas-tres-chamadas-para-inclusao-digital-de-estudantes-de-graduacao

Saúde mental: estamos preocupados com o bem estar físico e mental de toda a comunidade da EBA e, por isso, reforçamos as informações da UFMG para quem precisa de ajuda neste difícil momento da pandemia, que estão disponíveis em https://www.ufmg.br/saudemental/ 

Nesse sentido, destacamos que: A comunidade da UFMG se organizou e, sob articulação da Rede de Saúde Mental e da Comissão Permanente de Saúde Mental da UFMG, oferece diferentes modalidades de acolhimento para toda a comunidade. A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu que as incertezas em torno do avanço da pandemia, e as situações de exceção a que grande parte da população mundial está submetida, são gatilhos para o estresse e ansiedade. Fique em casa, cuide da saúde do corpo e da mente, e conte com o apoio dos profissionais e voluntários da UFMG.”

 

Ensino Remoto Emergencial: frente aos desafios trazidos pela pandemia do novo coronavírus e a necessidade do uso ampliado das tecnologias digitais, implementamos no 1º semestre de 2020 o Ensino Remoto Emergencial (ERE) na Escola de Belas Artes como um Laboratório Experimental.

O Ensino remoto emergencial tem nos permitido um momento único para a experimentação e criação, tanto como Escola quanto como educadores, artistas, designers e profissionais da cultura que somos, gerando possibilidades de reinvenção das nossas atividades acadêmicas.

A experimentação e a invenção estão fortemente ligadas ao campo múltiplo que configura as Artes, a Cultura e a Educação. Assim, o Ensino Remoto Emergencial é uma oportunidade para criar, aprender e experimentar, em nossas práticas pedagógicas, as possibilidades tecnológicas e virtuais do nosso tempo, paralelamente aos saberes artísticos e culturais, que notadamente são marcados pelas experiências de contato físico, material e em interação social e emocional.

Lembramos que a Resolução nº 02/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG é que regulamenta o Ensino Remoto Emergencial para os cursos de graduação da UFMG durante o período de pandemia da doença COVID-19, está disponível no sítio eletrônico da UFMG.

Reforçamos também sobre o Programa Integração Docente – Ações Formativas para as Práticas Pedagógicas, que conta com diversas iniciativas, fruto da parceria entre Giz/Prograd, Caed e DTI, cujas informações estão disponíveis em: https://www.ufmg.br/integracaodocente/

 

Uso de plataformas digitais: a UFMG recomenda o uso das plataformas digitais Moodle e Microsoft Teams.

Essa recomendação está relacionada à capacidade técnica desses ambientes virtuais para a execução do planejamento acadêmico, a fim de disponibilizar adequadamente os materiais didáticos, tarefas e planos de ensino, disponíveis inclusive para a comprovação do cumprimento de carga horária.

O acesso às plataformas Moodle e Microsoft Teams está previamente configurado na Universidade para o mesmo acesso ao Minha UFMG. Em comum acordo entre os professores e os alunos podem ser utilizados outros recursos digitais para assegurar e facilitar o acesso aos estudantes. Em caso de adoção de outras plataformas digitais, recomendamos que estudantes e professores sempre acompanhem o Moodle, como a forma de comunicação oficial das disciplinas.

Nos sítios eletrônicos da EBA e da UFMG encontram-se os links de acessos e tutoriais para o uso do Moodle e Microsoft.

Além disso, para introdução às plataformas digitais da UFMG, o Setor de Tecnologia da Informação da EBA disponibilizou um tutorial direcionado aos novos estudantes da EBA, que está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9bH6LE52yEQ

 

Direitos autorais e de imagem: enfatizamos a atenção ao uso responsável com a difusão de material didático elaborado por Professores da EBA e UFMG, no que diz respeito aos direitos autorais e de imagem concernentes e ao caráter eminentemente didático dos materiais disponibilizados aos estudantes, que são de uso específico para o suporte pedagógico durante o Ensino Remoto Emergencial, sendo imprescindível a autorização expressa do autor do material para o seu uso para quaisquer outras finalidades não inseridas naquelas abrangidas pelas atividades institucionais.

Dessa forma, reiteramos os termos da Advertência Legal, estabelecida na UFMG:

Adverte-se, para os devidos fins, que a imagem dos docentes, discentes e demais envolvidos, além do conteúdo oral e escrito das aulas, encontram-se legalmente protegidos pela Lei nº 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais) e somente poderão ser utilizados para fins exclusivamente acadêmicos a que se destinam e no âmbito interno da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Estão proibidas quaisquer outras formas de utilização, tais como copiar, editar, adicionar, reduzir, exibir, difundir publicamente, transmitir a terceiros, bem como trocar, emprestar ou praticar qualquer ato de comercialização.

A violação a quaisquer desses direitos exclusivos dos titulares acarretará as sanções previstas na Lei no 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais), nos arts. 184 e 186 do Código Penal, sem prejuízo da apuração de transgressão disciplinar de servidores (Lei no 8.112/90) e discentes (Estatuto da UFMG)”.

 

Acesso a conteúdos públicos: o Guia do Usuário contendo as orientações sobre o Sistema de Bibliotecas da UFMG está disponível no sítio eletrônico da EBA.

Recomendamos a realização do Treinamento online da Biblioteca Universitária, para conhecer os fundamentos das Bibliotecas da UFMG. O curso tem carga horária de 4 horas e a inscrição é feita no sítio eletrônico da própria Biblioteca Universitária.

Conteúdos digitais públicos estão disponíveis nos portais abaixo, cujos links de acesso estão disponíveis no site da EBA:

Portal Capes, biblioteca virtual que disponibiliza a produção científica nacional e internacional.

Repositório Institucional da UFMG, que armazena a produção intelectual da UFMG.

Periódicos da UFMG.

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) que integra e disponibiliza os textos completos das teses e dissertações defendidas nas instituições brasileiras de ensino e pesquisa.

 

Cuidados coletivos e individuais com o coronavírus: no sítio eletrônico da UFMG, disponível em https://ufmg.br/coronavirus, encontram-se informações oficiais da Universidade sobre a pandemia do novo coronavírus. E no sistema Minha UFMG na aba Serviços encontra-se o sistema MonitoraCovid que está disponível em: https://monitoracovid.ufmg.br

Destacamos que: Embora o cenário da pandemia seja dinâmico, é também evidente que a necessidade do distanciamento social será prolongada, por tempo indeterminado. Por isso, com base nas evidências científicas disponíveis, a UFMG iniciou o planejamento da retomada de atividades que não podem ser desenvolvidas por meio remoto, considerando a relevância e a responsabilidade social da UFMG. O retorno é lento, gradual, sujeito a idas e vindas, com restrição do número de pessoas e adoção de medidas de distanciamento social e de biossegurança. Sobretudo, sempre alinhado aos indicadores epidemiológicos e às recomendações das autoridades sanitárias locais.”

Diante disso, a comunidade escolar deve observar as orientações contidas nos seguintes documentos oficiais:

Protocolo de biossegurança e adequação do espaço físico da UFMG, disponível em: https://ufmg.br/storage/b/d/4/b/bd4b2cf83ed9619099eff5a389184f7a_16020949808844_1676750974.pdf

Plano para o retorno presencial de atividades não adaptáveis ao modo remoto na UFMG, disponível em: https://ufmg.br/storage/9/c/f/7/9cf7ab98cc7c38124d4603c296127771_16011170618036_736056224.pdf

Reforçamos que a Comissão de Acompanhamento do Ensino Remoto Emergencial na EBA e a Comissão de Proteção Comunitária da EBA, em ação conjunta com a Diretoria da EBA estão elaborando uma proposta de Plano de adequações para retorno de atividades presenciais na EBA, de maneira a orientar a comunidade da EBA no desenvolvimento de suas atividades não adaptáveis ao modo remoto, somente quando o contexto da pandemia assim o permitir. Contamos com a participação de todos os representantes envolvidos neste trabalho para compartilhar os anseios de todos os setores da EBA e juntos construirmos alternativas em diálogo com a comunidade, viáveis e seguras para apoiar o desenvolvimento de nossas atividades acadêmicas e administrativas na EBA.

 

Uso eventual dos espaços físicos da EBA: as atividades presenciais que requerem o uso eventual das dependências da Escola de Belas Artes, por sua vez, estão regulamentadas pela Diretoria da EBA, por meio da Portaria nº 013/2020/DIR/EBA-UFMG, que está disponível no sítio eletrônico da Escola no endereço: https://eba.ufmg.br/nossa-escola/wp-content/uploads/2020/07/013_2020_Portaria_DIR_EBA_Covid.pdf . Reforçamos que as condições de acesso definidas pela referida Portaria dizem respeito apenas ao uso eventual da Unidade, com justificativa expressa da necessidade da presença.

Reforçamos que a oferta de atividades acadêmicas presenciais de ensino permanecem suspensas na UFMG e devem observar o disposto no art.7 da Resolução nº 02/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG. Dessa forma, havendo a necessidade eventual de acesso presencial à Escola de Belas Artes, os membros da comunidade escolar devem requerer por e-mail às autoridades elencadas na referida Portaria, no item 3.6, a fim de obter a devida autorização de acesso à EBA para o cumprimento de atividades ou serviços essenciais.

Lembramos ainda a necessidade da adoção das medidas de biosegurança do protocolo da UFMG, com a finalidade de garantir o acesso seguro aos que necessitarem comparecer na Escola. Além disso, por cautela e para melhor organização da movimentação de pessoas na Unidade, deve ser agendado na SLOP, por e-mail endereçado a <slop@eba.ufmg.br>, o comparecimento na Escola de Belas Artes, de modo que a SLOP possa observar as movimentações previstas para as datas solicitadas, evitando-se aglomerações, e para que sejam tomados todos os cuidados sanitários exigidos neste momento excepcional.