Sobre o Programa

Informações Gerais:

O Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é um dos mais antigos e bem estabelecidos na área de Artes no país, tendo conceito 6 (seis) na avaliação da CAPES. Criado em 1978, inicialmente como especialização lato sensu. O Programa implementou o mestrado em 1995 e, finalmente, o doutorado em 2006. O PPGArtes tem sempre objetivado a busca incessante por excelência acadêmica tanto na formação de recursos humanos quanto na execução de pesquisa, publicação dos resultados em veículos nacionais e internacionais de alta visibilidade e produção artística de relevância nacional e internacional. Desde sua criação, até janeiro de 2018, o Programa formou 403 mestres e 124 doutores.

Os requisitos para obtenção do grau de doutor em Artes no Programa são os seguintes: obtenção de 24 créditos em disciplinas; aprovação em Exame de Qualificação que consiste na apresentação de 80 páginas, ou dois capítulos, da tese de doutorado a uma banca de professores; publicação de comunicação em Congresso de reconhecida qualidade e submissão de pelo menos um artigo para periódico qualificado; aprovação na defesa de tese.

Os requisitos para obtenção do grau de mestre são os seguintes: obtenção de 16 créditos em disciplinas e aprovação em defesa de dissertação. Apesar da não obrigatoriedade de publicações, vários dos nossos alunos terminam o mestrado com pelo menos um artigo científico publicado em veículos de qualidade ou em Congresso de qualidade reconhecida.

Escopo:

O Programa tem uma única área de concentração, Artes, e está ancorado em seis linhas de pesquisa. O Processo de Seleção se dá por linha de pesquisa. Cada linha tem seu rol de disciplinas e campos de orientação específicos.

No ano de 2017, atuaram no Programa 41 docentes. A excelência do corpo docente se reflete no fato de que 06 docentes são bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq e/ou Pesquisador Mineiro da FAPEMIG, levando em consideração a escassa disponibilidade de bolsas dessa categoria na área de Artes. Também destaca-se a efetiva participação de nossos docentes como artistas das diversas áreas em eventos de relevância nacional e internacional. A diversidade na formação do corpo docente é outro fato de relevância, dado que a maioria dos docentes obteve seu doutorado em universidades de primeira linha no Brasil e no exterior.

A ênfase na excelência da formação de recursos humanos tem atraído talentos de todas as partes do Brasil, assim como de diversos países incluindo Argentina, Colômbia, Espanha, dentre outros. A maioria dos doutores e mestres formados atua na academia e uma porção significativa atua na área de Artes como artistas e/ou curadores, destacando-se a Bienal de Arte de São Paulo, IPHAN, Museu da Imagem e do Som, Editora Javali, Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte, Festival de Inverno da UFMG, Inverno Cultural da UFSJ, Festival de Inverno da UFOP, entre outros.

Objetivos:

O objetivo do Programa de Pós-Graduação em Artes é formar mestres e doutores em Artes que possuam um amplo conhecimento tanto da área como um todo quanto específico da sua linha de pesquisa e, ao mesmo tempo, que fomentem a realização de pesquisas de qualidade e de reconhecimento nacional e internacional, as quais devem ter relevância artística, intelectual e social.

São objetivos específicos:

  • Atuar com densidade acadêmica e artística em todas as áreas fundamentais das Artes;
  • Oferecer disciplinas básicas e avançadas em nível de pós-graduação nas linhas de pesquisa do curso;
  • Realizar pesquisa de alcance e qualidade reconhecida nacionalmente e internacionalmente;
  • Publicar nos fóruns de maior qualidade e impacto reconhecidos nas áreas de atuação;
  • Promover a internacionalização do programa através de atividades como visitas técnicas tanto à UFMG quanto a instituições no exterior e cursos ministrados por professores convidados;
  • Contribuir para o desenvolvimento das Artes e do pensamento sobre arte no Brasil e no exterior;
  • Contribuir para o desenvolvimento do Ensino de Arte no Brasil, bem como de pesquisas com efetiva aplicabilidade no setor da Educação.
  • Interagir com outros programas e instituições de ensino e pesquisa na construção de conhecimentos multi e transdisciplinares.

Linhas de pesquisa:

As linhas de pesquisa, juntamente com o número de docentes que atuam em cada uma delas, são apresentadas abaixo:

  1. Artes da Cena (07 profs.)
  2. Arte e Experiência Interartes na Educação (08 profs.)
  3. Artes Visuais, Plásticas e Interartes (14 profs.)
  4. Cinema (06 profs.)
  5. Preservação do Patrimônio Cultural (05 profs.)
  6. Poéticas Tecnológicas (05 profs.)

Obs.: Devido ao caráter interdisciplinar das linhas, há professores que orientam em mais de uma linha de pesquisa.

Elenco de disciplinas:

O elenco de disciplinas procura cobrir todos os aspectos básicos da pesquisa em e sobre Arte, além de atender as demandas das linhas de pesquisa. Não há disciplinas obrigatórias para os alunos, pois entendemos que a construção de um pensamento autônomo em e sobre Arte passa pela seleção de disciplinas, conjuntamente com a orientação.

Não existe diferenciação entre disciplinas para o mestrado e para o doutorado, mas há um grande número de disciplinas de tópicos avançados que refletem as atividades e interesses correntes de pesquisa dos docentes permanentes e colaboradores.

A maioria das disciplinas ofertadas correspondem a 4 créditos cada, entretanto são ofertadas também disciplinas chamadas Tópicos Especiais em Artes, equivalentes a 1, 2, 3 ou 4 créditos. O aluno pode ainda desenvolver tarefas ou estudos especiais até um máximo de 03 créditos, além do Estágio Docência, obrigatório para bolsistas e optativo aos demais alunos, com 03 créditos. 

Processo de Seleção:

O Processo de Seleção Regular para Mestrado e Doutorado ocorre uma vez ao ano, no segundo semestre para entrada no primeiro semestre do ano subsequente. No Processo Seletivo Regular há reserva 20% de cotas para pessoas autodeclaradas negras ou pardas. Há também o Processo de Seleção Complementar com vagas reservadas para indígenas e pessoas com deficiência que ocorre uma vez ao ano.

Processo Seletivo 2018
Mestrado 2018 (39 vagas)

Doutorado 2018 (28 vagas)
Inscrições: 18 de julho a 31 de agosto de 2017.

Bolsas de Estudos
O PPG Artes trabalha com bolsas de estudos da FAPEMIG, CAPES e CNPq. A chamada para elaboração de lista de prioridade de concessão de bolsas ocorre sempre em fevereiro e têm a duração de 01 ano. As bolsas concedidas têm a vigência de cada nível – Mestrado (24 meses); Doutorado (48 meses) – e devem ser renovadas anualmente.

Dúvidas? Envie mensagem para ppgartes-administrativo@eba.ufmg.br