Calendário para arguição oral - Processo seletivo 2018

Prezados candidatos do processo seletivo PPGArtes 2018, segue neste link calendário para arguição oral do projeto. Trata-se da terceira etapa do processo seletivo. Recomendamos que cheguem ao local com trinta minutos de antecedência, será necessária apresentação de documento oficial de identificação com foto.

Comentários desativados em Calendário para arguição oral - Processo seletivo 2018

Paralisação Nacional

Informamos que a secretaria do PPGArtes e ProfArtes estará fechada na sexta-feira, dia 10 de novembro de 2017 devido à paralisação nacional em prol das universidades públicas.

Comentários desativados em Paralisação Nacional

Resultado 2° Etapa- Processo Seletivo 2018

O resultado da segunda do Etapa do Processo Seletivo regular 2018 é divulgado por
linha de pesquisa e curso (Doutorado e Mestrado). A divulgação é feita com os nomes dos
candidatos aprovados, uma vez que a terceira etapa não é anônima. Em breve,
divulgaremos o cronograma de arguição oral do Projeto, dentro das datas previstas em
Edital.

Resultado prova escrita- Processo Seletivo 2018

Comentários desativados em Resultado 2° Etapa- Processo Seletivo 2018

Seminário semestral promovido pelo Laboratório CRIA


Coordenado pelo Prof. Dr. Fernando Mencarelli e pela Profa. Dra. Monica Ribeiro, o Laboratório CRIA é vinculado ao PPGArtes e composto por professores, ex-alunos, doutorandos e mestrandos do programa. O tema deste semestre é “Corpo e Palavra”, e conta com a participação de artistas e pesquisadores da UFMG, UNIRIO, UFOP, UDESC, Grupo Galpão, Grupo Quatroloscinco, Janela de Dramaturgia, entre outros.

O Laboratório CRIA vem realizando ao longo dos últimos anos os seminários semestrais como atividade para os alunos do PPGArtes (seja como disciplina, seja como atividade complementar).

Programação:Laboratório CRIA

Link para página no Facebook do Seminário promovido pelo Laboratório CRIA e direcionado aos alunos da Formação Transversal: https://www.facebook.com/criaartesufmg/

Comentários desativados em Seminário semestral promovido pelo Laboratório CRIA

Papéis

É uma publicação resultante das Jornadas de Estudos promovidas pelo grupo de pesquisa Imagens no Vazio: escrita e teatralidades, integrado ao Núcleo de Estudos da Cultura do Impresso NECI/EBA com o objetivo de  articular pesquisas, estudos e ações, entre docentes e discentes dos programas de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGArtes) e da Universidade Federal de Ouro Preto (PPGAC).

Os textos aqui apresentados são relativos às pesquisas de Mestrado e Doutorado em curso e foram organizados em pequenos artigos, que se configuram como exercícios de escrita. Para acessar: Papéis.

Comentários desativados em Papéis

Local de prova 2° Etapa Processo Seletivo 2018- PPG-ARTES

Informamos aos candidatos do Processo Seletivo 2018 – PPG-ARTES aprovados na primeira etapa que a prova escrita (referente a 2° Etapa) será aplicada no Auditório da Escola de Belas Artes. Os candidatos deverão comparecer ao local da prova, pelo menos, meia hora (30 minutos) antes do horário inicial da prova. A prova será aplicada em 18/10/2017, de 13h30 às 18h00.

Comentários desativados em Local de prova 2° Etapa Processo Seletivo 2018- PPG-ARTES

Tese defendida no PPG-Artes ganha o Prêmio Tese da CAPES Edição 2017 na área de Artes

A tese “DEVEMOS SER UMA OBRA DE ARTE OU VESTIR UMA: O Dandismo como Medium-de-Reflexão na Arte” de Angélica Oliveira Adverse, defendida no ano de 2016, sob a orientação da Profa. Dra. Patrícia Dias Franca Huchet, do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, foi a vencedora do Prêmio Capes de Tese – Edição 2017. O resultado foi publicado no Diário Oficial da União de 10 de outubro de 2017, seção 1, páginas 09 a 14, Portaria n° 199, de 06 de outubro de 2017.

Pelo segundo ano consecutivo o Prêmio CAPES de tese da área de Artes foi concedido para trabalho final de curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Artes da EBA. Na edição do Prêmio Capes de Tese-2016, a tese “O Corpo, a Morte, a Imagem: a Invenção de uma Presença nas Fotografias Memoriais e Post-mortem”, da pesquisadora Carolina Junqueira dos Santos, sob a orientação de Stéphane Huchet e coorientação de David Le Breton foi a vencedora. A tese foi defendida em julho de 2015 pelo PPG-ARTES/EBA da UFMG.

Criado em 2005, o Prêmio Capes de Tese é constituído pelo Prêmio Capes de Tese e o Grande Prêmio Capes de Tese e ocorre anualmente em reconhecimento às melhores teses de Doutorado aprovadas nos cursos de Pós-Graduação reconhecidos no Sistema Nacional de Pós-Graduação em cada uma das 48 áreas do conhecimento. A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá em Brasília, no dia 07 de dezembro de 2017, no Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB, às 17 horas. O resultado do Grande Prêmio Capes de Tese – Edição 2017 será divulgado na cerimônia de entrega dos prêmios.
Comentários desativados em Tese defendida no PPG-Artes ganha o Prêmio Tese da CAPES Edição 2017 na área de Artes

Resultado Primeira Etapa Processo Seletivo 2018 PPGARTES

Informamos sobre resultado da primeira etapa do Processo Seletivo 2018 do Programa de Pós-Graduação em Artes da EBA/UFMG.

Acesse o resultado: Resultado Primeira Etapa Seletivo 2018 – Retificado

Comentários desativados em Resultado Primeira Etapa Processo Seletivo 2018 PPGARTES

Retificação das Referências Bibliográficas da Prova Escrita Processo Seletivo 2018

Abaixo segue pdf com as Referências Bibliográficas da Prova Escrita do Processo Seletivo 2018 retificadas. A retificação ocorreu apenas nas referências do Doutorado em Artes Plásticas, Visuais e Interartes e no Mestrado em Cinema. Todos os candidatos inscritos nessas linhas e cursos foram avisados por meio do e-mail informado no ato da inscrição.

 

REFERÊNCIAS PROVA ESCRITA POR LINHA DE PESQUISA E CURSO 2018 versão corrigida

Comentários desativados em Retificação das Referências Bibliográficas da Prova Escrita Processo Seletivo 2018

Aula aberta

Convidamos para aula aberta “memória, ruína e esquecimento: locais do inferno” com os convidados Bruna Mibielli e George Rembrandt Gutlich.

Vide flyer anexo

memória, ruína e esquecimento

Comentários desativados em Aula aberta