Bolsas

LISTA DE BOLSISTAS E LISTA ESPERA PARA CONCESSÃO DE BOLSAS 2020

Bolsistas – Doutorado

Bolsistas Mestrado

 

RESULTADO DA DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DO PPG ARTES APÓS O CORTE DE BOLSAS DA CAPES

Resultado da Chamada nº. 01/2019, após o corte de bolsas pela CAPES.

Resultado – Chamada de Bolsas – 26.03.2020

Redução no número de bolsas do PPG-ARTES

Estamos publicando o Ofício do Sindicato Nacional de Gestores em Ciência e Tecnologia (SindGCT), da Diretoria da Associação de Servidores da CAPES/MEC (ASCAPES) e da Diretoria da Associação de Servidores da CAPES/MEC (ASCAPES), manifestando preocupação com a revisão de pisos e tetos de concessão de bolsas de pós-graduação no Brasil anunciadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no último dia 18.

As referidas Portarias da CAPES são

Importa esclarecer que, com essas portarias, a CAPES reduziu em 20% o número de bolsas disponíveis para o Programa de Pós-Graduação em Artes.

A Coordenação do Programa está trabalhando para tentar reaver essas bolsas, mas não sabemos se será possível.

Conforme previsto na Chamada de bolsas 001/2019, o  resultado da Chamada de bolsas precisará ser corrigido em função dos referidos cortes/ajustes. Divulgaremos o novo resultado até esta quarta feira, dia 25 de março de 2020.

Indignados com o corte sofrido e o impacto que isso causará em nossos pesquisadores, informamos que o PPG Artes, por meio de sua Coordenação e Comissão Gestora PROEX, em parceria com o Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação de Artes do Brasil e junto à PRPG/UFMG, continuará buscando reaver essa situação que prejudicou pesquisadores de todo o país.

Informações sobre bolsas – Portarias CAPES – 23.03.2020

“ATENÇÃO: Capes lança nova portaria que revoga:
  I – o art. 6º da Portaria nº 18, de 20 de fevereiro de 2020;
II – o art. 6º da Portaria nº 20, de 20 de fevereiro de 2020;
III – o art. 6º da Portaria nº 21, de 26 de fevereiro de 2020; e IV – a Portaria nº 150, de 28 de junho de 2019.”
 

Os alunos que estariam aptos a começar a receber bolsa, segundo a última chamada, ainda não receberão no mês de abril.

Ainda aguardamos abertura do sistema para sabermos, ao certo,o impacto das novas portarias nas bolsas do PPG Artes.

______________________________________________

Chamada para solicitação e renovação de bolsas 2020

O Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes, UFMG, torna pública chamada para solicitação e renovação de bolsas de estudo do PPG. A documentação será recebida pela secretaria do PPG Artes no período de 06.01.2019 a 10.02.2019.

>>Esclarecimentos sobre a chamada de bolsas PPG Artes 2020.

  1. Não é necessário anexar o histórico, pois ele será providenciado pela Secretaria do PPG Artes.
  2. A data limite de entrega da documentação na secretaria é 10/02/2020.
  3. A entrega deve ser feita pessoalmente.
  4. Aqueles alunos que residem fora da região metropolitana de BH, que não puderem, em hipótese alguma, entregar pessoalmente, gentileza entrar em contato pelo email: ppgartes-administrativo@eba.com.br .

Para mais informações, por favor consultar o documento:

Chamada de Bolsas 2020

 

______________________________________________________________

Resultado final da Chamada para Concessão e Renovação de bolsas PPG Artes

Informamos sobre resultado final para a Chamada 002/2018 – Concessão inicial e Renovação de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Artes, EBA/UFMG.

Resultado Final – Chamada 002/2018

Resultado retificado em 21.02.2019

Resultado parcial publicado em 19.02.2019

______________________________________________

Nota sobre resultado final da Chamada de Concessão e Renovação de Bolsas

Em função de comunicado encaminhado pela Fapemig, hoje (25.02.2019), para o PPG Artes, informamos que o resultado final da Chamada 002/2018 – Concessão e Renovação de bolsas está suspenso até amanhã (26.02.2019) por motivo de necessidade de mais esclarecimentos quanto à situação de cotas de bolsas de Mestrado e Doutorado pagas pela Fapemig. Segue abaixo trecho do comunicado da instituição:

“Como é de conhecimento público, o Estado de Minas Gerais vem enfrentando severa crise fiscal, com decretação de calamidade financeira. Esta realidade tem afetado diretamente a capacidade da FAPEMIG de honrar com os compromissos assumidos junto a seus parceiros e beneficiários.  […] No caso do Programa de Apoio à Pós-Graduação (bolsas de mestrado e doutorado, em sua maioria), será mantido o apoio das bolsas em execução. O sistema Everest estará habilitado apenas para a submissão das renovações”

Diante deste comunicado chamamos a atenção de todos, pois o resultado final poderá ser alterado. Por isto, o recebimento de documentação de bolsistas, ou seja, assinatura do vínculo, será realizado a partir de 14h00 do dia 26.02.2019. O resultado final será publicado amanhã às 10h00.

______________________________________________

Resultado de Chamada 002/2018 para concessão e renovação de bolsas do PPG Artes- Retificado

O Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes, UFMG, torna público o resultado da chamada 002/2018 para concessão (solicitação inicial) e renovação de bolsas Capes Proex e bolsas Fapemig. A seleção terá validade até 31.01.2020, sendo que os candidatos que constam “em espera” poderão ser beneficiados com bolsa durante o período de validade do processo de seleção para 2019.

Conforme a chamada 002/2018, pedidos de revisão do resultado poderão ser requeridos via entrega presencial na secretaria do PPGArtes nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2019, no horário entre 9h00 às 19h00. O pedido deverá ser escrito em formato de carta em que conste fundamentação para a revisão e assinado pelo candidato. O detalhamento da avaliação para revisão de resultado poderá ser requerido pelo candidato via e-mail (ppgartes-administrativo@eba.ufmg.br).

A lista de candidatos veteranos do curso de mestrado foi alterada em sua posição de classificação, em conformidade com a Resolução de Bolsas do PPG Artes. No entanto, todos os candidatos seguem beneficiados com bolsa de mestrado.

Classificação retificada por normativa de Resolução de bolsas do PPG Artes.

Resultado Chamada 002/2018 – Concessão e Renovação de Bolsas- retificado em 21.02.2019

Conforme a chamada 002/2018, pedidos de revisão do resultado poderão ser requeridos via entrega presencial na secretaria do PPG Artes nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2019, no horário entre 9h00 às 19h00. O pedido deverá ser escrito em formato de carta em que conste fundamentação para a revisão e assinado pelo candidato. O detalhamento da avaliação para revisão de resultado poderá ser requerido pelo candidato via e-mail (ppgartes-administrativo@eba.ufmg.br). O resultado final após análise de revisão de resultados será publicado em 25.02.2019.

Os alunos selecionados como “bolsa concedida” ou “renovação concedida” deverão apresentar-se na secretaria do PPG Artes nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2019 para assinatura de termo de compromisso como bolsista. As dúvidas deverão ser encaminhadas somente via e-mail: ppgartes-administrativo@eba.ufmg.br

Os alunos selecionados para a bolsa Capes Proex deverão trazer preenchidos os seguintes documentos em anexo:

Formulário de Cadastro

Termo de compromisso PROEX

Regulamento PROEX

– Originais de documentos de identificação e carteira de trabalho.

Os candidatos selecionados para bolsa CAPES PROEX deverão apresentar comprovante de conta corrente no banco do Brasil para assinatura do vínculo.

Para os candidatos selecionados para bolsa Fapemig seguem instruções:

Dúvidas frequentes sobre a bolsa Fapemig: Dúvidas frequentes Bolsa Fapemig

Formulário Cadastro Fapemig

Termo de Compromisso Fapemig

– Os candidatos a bolsa Fapemig deverão apresentar os originais de documentos de identificação e carteira de trabalho.

Chamada para solicitação e renovação de bolsas do PPG Artes

O Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes, UFMG, torna pública chamada para solicitação e renovação de bolsas de estudo do PPG. A documentação será recebida pela secretaria do PPG Artes no período de 09.01.2019 a 08.02.2019.

Para mais informações, por favor consultar o documento: Chamada para solicitação e renovação de bolsas de estudo

A seguir lista de formulários e relatórios citados na Chamada 002/2018:

a) Candidatos a renovação de bolsa

i. Relatório para renovação de bolsa (formulário disponibilizado no site www.eba.ufmg.br/pos ) , com anuência do orientador (em caso de ausência, entregar cópia do e-mail com a anuência do orientador) – Relatório para Renovação de Bolsa

b) Os candidatos veteranos (sem bolsa):

i. Formulário de solicitação de bolsa, disponibilizado no site www.eba.ufmg.br/pos , com anuência do orientador – Formulário de Solicitação de Bolsa

iv. Relatório de atividades artístico-acadêmicas vinculadas a seu projeto de pesquisa a contar do início do vínculo com o PPG Artes – Relatório de Atividades Artístico-Acadêmicas

c) Os candidatos com entrada no ano vigente

i. Formulário de solicitação de bolsa, disponibilizado no site www.eba.ufmg.br/pos , com anuência do orientador – Formulário de Solicitação de Bolsa

Sobre análise socioeconômica – FUMP

Os candidatos deverão apresentar a declaração na coordenação do curso informando sua classificação na Fump para concorrer a bolsa, desta forma terão que acompanhar o processo até a conclusão de estudo e não corremos o risco de algum estudante ficar fora do processo.

O prazo para preenchimento/anexo dos documentos será até 18/01/19, devido ao alto número de  candidatos que poderão solicitar análise socioeconômica.

Link: http://www.fump.ufmg.br/conteudo.aspx?pagina=92

_____________________________________________________________

O PPG Artes trabalha com bolsas de estudos da FAPEMIG, CAPES e CNPq. A chamada para elaboração de lista de prioridade de concessão de bolsas ocorre sempre em fevereiro e têm a duração de 01 ano. As bolsas concedidas têm a vigência de cada nível – Mestrado (24 meses); Doutorado (48 meses) – e devem ser renovadas anualmente.

Segue em anexo a Resolução 001/2017 sobre critérios de solicitação e renovação de bolsas.

Resolução Bolsas PPG Artes UFMG