Grade Curricular

Disciplinas do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG

Em consonância com o projeto de flexibilização curricular da UFMG, O Programa de Pós-Graduação em Artes da EBA/UFMG não possui disciplinas obrigatórias e todas as disciplinas são ofertadas para mestrado e doutorado. Os alunos devem perfazer o número mínimo de créditos (16 para mestrado e 24 para doutorado) dentre o rol de disciplinas oferecidas pelo Programa, bem como disciplinas de outros Programas da UFMG, com a concordância de seu orientador.

A arte e suas múltiplas discursividades – Optativa – 4 créditos

Ementa: As artes plásticas e suas múltiplas discursividades: abordagens epistemológicas de caráter filosófico, histórico, crítico, sociológico etc. As montagens discursivas, os cruzamentos entre informação histórica e perspectivas teóricas. Análise dos conceitos e conexões críticas que a produção artística produz em relação às imagens.

Ateliê de Poéticas Tecnológicas – Optativa – 4 créditos

Ementa: Experimentações-reflexões em Poéticas Tecnológicas. O pensamento das Poéticas Tecnológicas pelo viés laboratorial.

Metodologias e Práticas Interartes – Optativa – 4 créditos

Ementa: Metodologias e práticas de ação educativa na Educação formal e informal. Modos de interação em aprendizagem em Arte. Fundamentos e uso de tecnologias na ação educativa em Arte.

Poéticas Tecnológicas – Optativa – 3 créditos

Ementa: Investigar conceitos contemporâneos e estudo de casos teóricos e experimentais sobre as relações entre arte e tecnologia em suas mais variadas formas de articulação.

Processos Interdisciplinares nas Artes da Cena – Optativa – 3 créditos

Ementa: Abordagens interdisciplinares no campo das artes da cena. Diálogos entre saberes. Pesquisa e trabalhos sobre interdisciplinaridade e práxis artística.

Seminário Artes da Cena – Optativa – 3 créditos

Ementa: Estudo e reflexão sobre a pesquisa em artes da cena na contemporaneidade, seus referenciais teóricos e práticos. Seminários temáticos, leituras dirigidas, palestras, discussão de pesquisas em artes da cena.

Teoria da Conservação – Optativa – 4 créditos

Ementa: Relações conceituais da Teoria da Conservação-Restauração, da História da Arte Técnica e da Ciência da Conservação em relação às questões transdisciplinares da História e da Crítica; da Crítica e da Criação; da Criação e da Conservação. Conceitos e práticas da conservação e restauro no tempo; discussões epistemológicas no que se refere ao estabelecimento de campos de conhecimento, metodologias de pesquisa e objetos de estudo.

Atividade Acadêmica de Pós-graduação – Optativa – 3 créditos

Ementa: Participação em eventos acadêmicos, docentes ou artísticos vinculados ao projeto de pesquisa no semestre da matrícula na disciplina que perfaçam 45 horas/aula.

Tópicos Especiais em Arte I, II, III, IV – Optativa – 1, 2, 3 ou 4 créditos

Ementa: Ementa variável de acordo com o professor que ministra e o tema escolhido. A disciplina pode variar também em número de créditos entre 01 e 04 créditos.

Estágio Docência – Optativa – 4 créditos

Ementa: Realização de estágio em disciplina das graduações da EBA/UFMG. Esta disciplina é obrigatória para os bolsistas do Programa.