Corpo Docente

LISTA DE DOCENTES QUE PODERÃO ORIENTAR CANDIDATOS APROVADOS NO PROCESSO SELETIVO 2020 – EDITAIS REGULAR E SUPLEMENTAR

LISTA DE PROFESSORES EDITAL SUPLEMENTAR

LISTA DE PROFESSORES EDITAL REGULAR

No ano de 2017, atuaram no Programa 41 docentes. A excelência do corpo docente se reflete no fato de que 06 docentes são bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq e/ou Pesquisador Mineiro da FAPEMIG, levando em consideração a escassa disponibilidade de bolsas dessa categoria na área de Artes. Também destaca-se a efetiva participação de nossos docentes como artistas das diversas áreas em eventos de relevância nacional e internacional. A diversidade na formação do corpo docente é outro fato de relevância, dado que a maioria dos docentes obteve seu doutorado em universidades de primeira linha no Brasil e no exterior.

A seguir, a relação de professores-orientadores por linha de pesquisa, com link para o currículo Lattes no nome do professor e seu campo de trabalho. Para saber sobre a descrição das linhas de pesquisa, ir à aba Linhas de Pesquisa localizada à esquerda da página.

1. Artes da Cena

Prof. Dr. Arnaldo Leite de Alvarenga
Departamento de Artes Cênicas da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) Memória e História da Dança no Brasil (criação e ensino); b) Estudos Corporais e Preparação Corporal

Prof. Dr. Fernando Antonio Mencarelli
Departamento de Artes Cênicas da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) Teatro Brasileiro e histórias globais do teatro; 2) Processos criativos e formativos em Artes da Cena, transdisciplinaridade e transculturalidade; c) Educação superior e Artes da Cena: diálogos entre artes, humanidades e ciência.

Profa. Dra. Maria Beatriz Mendonça (Bya Braga)
Deptº. de Artes Cênicas da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) Atuação e Improvisação performativas (artesania de atriz/ator/performer, corporeidade, mascaramento; Mímica Corporal Dramática; Teatro físico); b) Processos de criação e pesquisas artísticas (performatividade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade; pesquisas baseadas/guiadas na/pela prática); c) Relações artes da cena e perspectiva descolonial; d) Teatro do Oprimido; e) Política cultural e artística.

Profa. Dra. Marina Marcondes Machado
Departamento de Artes Cênicas da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) Processos investigativos de criação cênica a partir da prática etnográfica; b) Processos educativos na interface entre cena contemporânea e educação. Site: www.agachamento.com

Profa. Dra. Mônica Medeiros Ribeiro
Departamento de Artes Cênicas da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) Estudo de processos de criação em artes da cena; b) Improvisação em dança; c) Pesquisa em/sobre Artes da cena; d) epistemologia nas artes; e) preparação corporal e direção de movimento cênico.

2. Artes e Experiência Interartes na Educação

Profa. Dra. Ana Cristina C. Pereira
Departamento de Artes Cênicas da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) Ensino de Dança no contexto formal e não-formal; b) Formação de professores de Dança tanto inicial, quanto continuada; c) Experiências que contemplem processos de ensino-aprendizagem em Dança; d) Políticas públicas educacionais em Arte; e) Corporalidade na Educação Infantil. Site: dancaufmg.wix.com/gestoLab

Prof. Dr. Arnaldo Leite de Alvarenga
Departamento de Artes Cênicas da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) Ensino de Dança no contexto formal e não-formal; b) Formação de professores de Dança inicial e continuada; c) Experiências que contemplem processos de ensino-aprendizagem em Dança.

Profa. Dra. Lucia Gouvea Pimentel
Depto. de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG
Campo de Trabalho: a) Arte, metáfora, cognição e imaginação. b) Materiais pedagógicos para o ensino/aprendizagem de Arte. c) Ações afirmativas em Arte. d) Experiências Interartes e Tecnologias Contemporâneas em Artes. e) Políticas públicas em Arte, Cultura e Educação.

Profa. Dra. Mariana de Lima e Muniz
Departamento de Artes Cênicas da EBA/UFMG
Campo de trabalho: a) Metodologia de ensino-aprendizagem em Teatro (presencial e à distância) e em ensino-aprendizagem de Teatro com tecnologias contemporâneas. b) pesquisas referentes a políticas públicas educacionais vinculadas à inserção da Arte na Educação. c) Livro Didático em Artes. d) Improvisação como metodologia de Ensino de Arte.

Prof. Dr. Mauricio Silva Gino
Depto. de Fotografia, Teatro e Cinema da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: Imagem na Educação de Divulgação Científica.

Prof. Dr. Maurilio Andrade Rocha
Departamento de Artes Cênicas da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: Experiência Interartes e Tecnologias Contemporêneas. Materiais pedagógicos em Arte.

Profa. Dra. Mônica Medeiros Ribeiro
Departamento de Artes Cênicas da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) Processos afetivos e cognitivos na experiência de ensino-aprendizagem nas artes da cena; b) Processo de criação e práticas corporais no ensino -aprendizagem nas artes da cena.

Prof. Dr. Ricardo Carvalho de Figueiredo
Departamento de Artes Cênicas da EBA/UFMG
Campo de trabalho: a) Pedagogia do Teatro; b) Formação de Professores de Teatro; c) Processos de aprendizagem do artista da cena; d) Teatro na educação não-formal.

 

4. Artes Visuais

 Prof. Dr. Amir Brito Cadôr
Depto. de Desenho da Escola de Belas Artes da UFMG.
Campo de Trabalho: a) Poéticas Visuais; b) Publicações de Artista; c)Acervos e Coleções; d) Curadoria

Prof. Dr. Adolfo Enrique Cifuentes
Depto. de Fotografia, Teatro e Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG. (orienta apenas mestrado)
Campo de Trabalho: Artes Visuais com ênfase nas interfases da imagem fixa (fotografia) e imagem-tempo (vídeo-cinema) nas suas diferentes articulações com outros campos de criação e operações estéticas, simbólicas, culturais e políticas.

Profa. Dra. Daisy Turrer
Depto. de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG
Campo de Trabalho: a) Arte; b) Literatura; c) Gravura

Prof. Dr. Fabrício Jose Fernandino
Depto. de Artes Plásticas EBA/UFMG. (orienta apenas mestrado). Campo de trabalho: Escultura, Instalações Escultóricas, Arte ambiental e Poéticas tecnológicas.

Prof. Dr. Marcos Cesar de Senna Hill
Depto. de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG
Campo de trabalho: Arte Brasileira do Séc. XVI à contemporaneidade; Arte Moderna e Contemporânea no Mundo. Curadoria. Invenção Artística e Contemporaneidade.

Profa. Dra. Maria Angélica Melendi
Depto. de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG
Campo de Trabalho: a) Arte Latino-americana; b) arte contemporânea, memória, política.

Profa. Dra. Maria do Carmo de Freitas Veneroso
Depto. de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG
Campo de Trabalho: Intermidialidade – relações palavra/imagem; poéticas do múltiplo e da impressão, nas suas variadas formas: gravura, fotografia, livro de artista e seus campos ampliados; arte, arquivo e memória cultural; estudos em arte moderna e contemporânea.

Profa. Dra. Maria Elisa Campos
Depto. de Desenho da Escola de Belas Artes da UFMG
Campo de Trabalho: a) Laboratórios de Estudos e Vivências da Espacialidade: crítica, curadoria e estratégias artísticas entre o museu e o espaço público; b) O discurso da matéria na Arte Contemporânea através de apropriações, grafias e imagens fotográficas e videográficas.

Profa. Dra. Patricia Dias Franca-Huchet
Depto. de Desenho da Escola de Belas Artes da UFMG
Campo de Trabalho: a) Estudo crítico e histórico da temporalidade das imagens; b) abordagens antropológicas do visual; c) artes visuais e literatura

Prof. Dr. Rodrigo Vivas
Depto. de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG
Campo de trabalho: Curadoria, Arte Moderna e Contemporânea Brasileira, Questões teórico-metodológicas da História da Arte

Prof. Dr. Stéphane Huchet
Depto. de Análise Crítica e História da Arquitetura e do Urbanismo, Escola de Arquitetura da UFMG
Campo de Trabalho: a) História da Arte; b) Teoria da Arte

Profa. Dra. Yacy-Ara Froner
Depto. de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG
Campo de Trabalho: Acervos e Coleções  analisados por meio do interstício dos estudos de Curadoria, Teoria Crítica e História da Arte. Os campos correlacionados da História da Arte e da História da Arte Técnica.

3. Cinema

Profa. Dra. Ana Lúcia Andrade
Depto. de Fotografia, Teatro e Cinema da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: Linguagem Cinematográfica e Estratégias Narrativas no Cinema

Prof. Dr. Evandro José Lemos da Cunha
Depto. de Fotografia, Teatro e Cinema da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: Cinema – Ensino a Distância – Cinema e Memória – Produção Audiovisual

Prof. Dr. Leonardo Alvares Vidigal
Depto. de Fotografia, Teatro e Cinema da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: Artes, Audiovisual, Cinema, Música Popular, Estudos Caribenhos.

Prof. Dr. Luiz Nazario
Depto. de Fotografia, Teatro e Cinema da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) Cinema e História;

Prof. Dr. Mauricio Silva Gino
Depto. de Fotografia, Teatro e Cinema da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) Linguagem da Animação; b) Cinema documentário imersivo;

Prof. Dr. Rafael Conde de Resende
Depto. de Fotografia, Teatro e Cinema da EBA/UFMG. (orienta apenas mestrado)
Campos de trabalho: cinema e outros processos audiovisuais, teatro, direção, roteiro e artes digitais.

5. Preservação do Patrimônio Cultural

Prof. Dr. Luiz Antônio Cruz Souza
Depto. de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG
Campo de Trabalho: a) Estudo de materiais e técnicas de produção de bens culturais, com ênfase em técnicas analíticas físico-químicas; b) Conservação Preventiva e Gestão de Riscos para a Conservação de Bens Culturais; c) História da Arte Técnica; d) Ciência do Patrimônio e Análises Materiais em Arqueologia, Paleontologia e Ciências Naturais.

Profa. Dra. Magali Melleu Sehn
Depto. de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG
Campo de trabalho:  Preservação da Arte contemporânea: intenção artística, processos, conceitos, critérios, novas metodologias e tecnologia de análise para preservação, restauração, documentação e  (re)exibição.

Profa. Dra. Márcia Almada
Depto. de Artes Plásticas EBA/UFMG. (orienta apenas mestrado). Campo de trabalho: Atuo na área de Conservação-Restauração de Documentos Gráficos, com enfoque nos manuscritos ornamentados do período colonial brasileiro. Tenho interesse nas pesquisas sobre os aspectos técnicos, conceituais e científicos do campo da preservação, assim como da pesquisa de materiais constitutivos das obras de arte e seus processos de deterioração. Em atuação interdisciplinar, investigo no campo da História da Cultura Escrita os processos materiais de produção, circulação e preservação dos objetos textuais. Igualmente dedico meu interesse ao estudo das imagens em relação aos aspectos técnicos e estéticos, mas sobretudo aos iconográficos, fazendo uma revisão metodológica dos autores clássicos desta disciplina.

Profa. Dra. Maria Regina Emery Quites
Depto. de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG
Campo de Trabalho: a) Escultura policromada: análises técnicas e materiais; b) Escultura policromada: análises formal estilística, autorias e atribuições; c) Escultura Policromada: história e Historia da Arte; d) Escultura Policromada: critérios metodologia e técnicas usadas na Conservação-Restauração

Profa. Dra. Yacy-Ara Froner
Depto. de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG
Campo de Trabalho: a) Teoria das Coleções; Curadoria, Teoria Crítica e História da Arte; b) História da Arte Técnica; Conservação Preventiva; c) Estudos Culturais em Sustentabilidade

Prof. Dr. Willi de Barros Gonçalves 
Departamento de Artes Cênicas da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: Possui Doutorado em Artes (ênfase em Conservação Preventiva) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), Mestrado em Engenharia Mecânica pela UFMG (2000). e Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG (1994). Atualmente é Professor Adjunto III, lecionando no Curso de Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da Escola de Belas Artes da UFMG. Atua como professor nos Programas de Pós Graduação em Artes da Escola de Belas Artes e em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, da Escola de Arquitetura da UFMG. Atua na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Conforto e Adequação Ambiental, trabalhando principalmente com os seguintes temas: ensino, pesquisa e consultoria em conservação preventiva de bens culturais, gerenciamento ambiental de coleções, gerenciamento de riscos ao Patrimônio Cultural, conforto ambiental, planejamento e projeto de arquitetura com foco em arquitetura de museus, bibliotecas e arquivos, eficiência energética, arquitetura bioclimática e materiais de construção. Membro do ICOMOS – Conselho Internacional de Monumentos e Sítios. Primeiro Secretário da ANTECIPA – Associação Nacional de Pesquisa em Tecnologia e Ciência do Patrimônio

6. Poéticas Tecnológicas

Dr. Carlos Henrique Rezende Falci
Depto. de Fotografia, Teatro e Cinema da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: Poéticas e políticas da memória em ambientes programáveis; arte e intervenção urbana com uso de recursos tecnológicos e midiáticos; processos artísticos que investigam o modo de existência dos objetos técnicos e tecnológicos, e/ou redes sociotécnicas como material expressivo.

Dr. Francisco Marinho
Depto. de Fotografia, Teatro e Cinema da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: Arte Computacional.

Dr. Jalver Bethônico
Depto. de Fotografia, Teatro e Cinema da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: Relações Imagem/Som, linguagem audiovisual, design sonoro, artes sonoras.

Dra. Lucia Gouvea Pimentel
Depto. de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG
Campo de Trabalho: Criação/Invenção em Arte e Tecnologias Contemporâneas.

Profa. Dra. Marília Lyra Bergamo

Depto de Desenho. EBA/UFMG (orienta apenas mestrado).
Campo de trabalho: Arte generativa, Arte Robótica, Arte computacional interativa