Corpo Docente

O corpo docente permanente é formado por professores portadores, no mínimo, do certificado de Especialista, no caso da Especialização, e do grau de Doutor ou equivalente, nos casos do Mestrado e Doutorado Acadêmicos e do Mestrado Profissional, conforme as Normas Gerais de Pós-Graduação da UFMG.

O Programa de Pós-Graduação em Artes da EBA/UFMG possui um corpo de docentes que, dentro de linhas de pesquisa, preservam seus campos de trabalho, possibilitando aos alunos uma ampla escolha de temas e abordagens, oferecendo ambientes e recursos adequados à pesquisa acadêmica e ao trabalho interdisciplinar na área de Artes e na interface com outras áreas do conhecimento, proporcionando ainda grande capilaridade com as atividades multidisciplinares da Escola de Belas Artes em nível de graduação, contando um grande número laboratórios e grupos de pesquisa.

A seguir, a relação de professores-orientadores por linha de pesquisa, com link para o currículo Lattes no nome do professor e seu campo de trabalho. Para saber sobre a descrição das linhas de pesquisa, ir à aba Linhas de Pesquisa localizada à esquerda da página.

1. Artes da Cena

Prof. Dr. Arnaldo Leite de Alvarenga
Depto. de Fotografia, Teatro e Cinema da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) Estudos em História e Memória em Dança no Brasil e Histórias Globais em Dança; b) Preparação Corporal para a cena; C) Processos de Criação em Artes Cênicas.

Prof. Dr. Ernani Maletta
Depto. de Fotografia, Teatro e Cinema da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) processos de criação e/ou formação com enfoque na vocalidade e/ou musicalidade cênicas; b) Polifonia cênica e atuação polifônica.

Prof. Dr. Fernando Antonio Mencarelli
Depto. de Fotografia, Teatro e Cinema da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) Teatro Brasileiro e histórias globais do teatro; 2) Processos criativos e formativos em Artes da Cena, transdisciplinaridade e transculturalidade; c) Educação superior e Artes da Cena: diálogos entre artes, humanidades e ciência.

Profa. Dra. Graziela Corrêa de Andrade
Depto. de Fotografia, Teatro e Cinema EBA/UFMG. (orienta apenas mestrado)
Campos de Trabalho: a) Epistemologias da Dança b) Corpo contemporâneo e suas relações com dispositivos tecnológicos c) Improvisação em Dança e espaços públicos

Profa. Dra. Maria Beatriz Mendonça (Bya Braga)
Depto. De Fotografia,Teatro e Cinema da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) Processos de criação com ênfase na performatividade, corporeidade, interartes e transdisciplinaridade; b) Teatro físico e Mímica Corporal Dramática; c) Estudos da artesania de ator/performer e da relação artes da cena – filosofia contemporânea.

Profa. Dra. Marina Marcondes Machado
Depto. De Fotografia,Teatro e Cinema da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) Processos investigativos de criação cênica a partir da prática etnográfica; b) Processos educativos na interface entre cena contemporânea e educação. Site: www.agachamento.com

Profa. Dra. Mônica Medeiros Ribeiro
Depto. de Fotografia, Teatro e Cinema da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) Estudos do Corpo; b)Processos Formativos em Artes da Cena com ênfase em Improvisação em Dança; c)Treinamento e Preparação Corporal; d) Estudos de Processos de Criação.

2. Artes e Experiência Interartes na Educação

Profa. Dra. Ana Cristina C. Pereira
Depto. de Fotografia, Teatro e Cinema da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) Ensino de Dança no contexto formal e não-formal; b) Formação de professores de Dança tanto inicial, quanto continuada; c) Experiências que contemplem processos de ensino-aprendizagem em Dança; d) Políticas públicas educacionais em Arte; e) Corporalidade na Educação Infantil.  Site:dancaufmg.wix.com/gestoLab

Prof. Dr. Arnaldo Leite de Alvarenga
Depto. de Fotografia, Teatro e Cinema da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) Ensino de Dança no contexto formal e não-formal; b) Formação de professores de Dança inicial e continuada; c) Experiências que contemplem processos de ensino-aprendizagem em Dança.

Profa. Dra. Lucia Gouvea Pimentel
Depto. de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG
Campo de Trabalho: Experiência Interartes e Tecnologias Contemporâneas. Arte, metáfora, cognição e imaginação. Materiais pedagógicos em Arte.

Profa. Dra. Mariana de Lima e Muniz
Depto. de Fotografia, Teatro e Cinema da EBA/UFMG
Campo de trabalho: a) Metodologia de ensino-aprendizagem em Teatro (presencial e à distância) e em ensino-aprendizagem de Teatro com tecnologias contemporâneas. b) pesquisas referentes a políticas públicas educacionais vinculadas à inserção da Arte na Educação. c) Livro Didático em Artes. d) Improvisação como metodologia de Ensino de Arte.

Prof. Dr. Mauricio Silva Gino
Depto. de Fotografia, Teatro e Cinema da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: Imagem na Educação de Divulgação Científica.

Prof. Dr. Maurilio Andrade Rocha
Depto. de Fotografia, Teatro e Cinema da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: Experiência Interartes e Tecnologias Contemporêneas. Materiais pedagógicos em Arte.

Profa. Dra. Mônica Medeiros Ribeiro
Depto. de Fotografia, Teatro e Cinema da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) Estudos da cognição e afeto na experiência de ensino/aprendizagem em artes da cena; b) Processo de criação e práticas corporais no ensino -aprendizagem de Dança e de Teatro; c) Estudo de Metodologias de ensino de Dança e Teatro.

Prof. Dr. Ricardo Carvalho de Figueiredo

Depto. de Fotografia, Teatro e Cinema da EBA/UFMG. (orienta apenas mestrado)

Campo de trabalho: a) Pedagogia do Teatro; b) Teatro na educação; c) Aprendizagem da docência em teatro; d) Formação do artista da cena; e) Processos contemporâneos de criação e pedagogia;

3. Cinema

Profa. Dra. Ana Lúcia Andrade
Depto. de Fotografia, Teatro e Cinema da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: Linguagem Cinematográfica e Estratégias Narrativas no Cinema

Prof. Dr. Evandro José Lemos da Cunha
Depto. de Fotografia, Teatro e Cinema da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: Cinema Documentário; estudos em Imagem e Memória; a Imagem como Documento; processos e produtos para ensino a distancia.

Prof. Dr. Leonardo Alvares Vidigal
Depto. de Fotografia, Teatro e Cinema da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) Interações entre som e imagem no cinema e na arte audiovisual, com ênfase na música popular; b) Cinema latino-americano e caribenho; c) Montagem e edição; d) Cinema experimental.

Prof. Dr. Luiz Nazario
Depto. de Fotografia, Teatro e Cinema da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: a) Cinema e História; b) História do Cinema; c) Autores do Cinema; d) Teoria da Preservação do Cinema; e) Teoria Crítica do Imaginário.

Dr. Mauricio Silva Gino
Depto. de Fotografia, Teatro e Cinema da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: Linguagem da Animação.

Prof. Dr. Rafael Conde de Resende

Depto. de Fotografia, Teatro e Cinema da EBA/UFMG. (orienta apenas mestrado)

Campos de trabalho: cinema e outros processos audiovisuais, teatro, direção, roteiro e artes digitais.

4. Artes Plásticas, visuais e Interartes: manifestações artísticas e suas perspectivas históricas, teóricas e críticas

 Prof. Dra. Amir Brito Cadôr
Depto. de Desenho da Escola de Belas Artes da UFMG.
Campo de Trabalho: publicações de artista a partir da década de 1960; arquivos e coleções como prática artística.

Prof. Dr. Adolfo Enrique Cifuentes Porras
Depto. de Fotografia, Teatro e Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG. (orienta apenas mestrado)
Campo de Trabalho: Artes Visuais com ênfase nas interfases da imagem fixa (fotografia) e imagem-tempo (vídeo-cinema) nas suas diferentes articulações com outros campos de criação e operações estéticas, simbólicas, culturais e políticas.

Profa. Dra. Daisy Turrer
Depto. de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG
Campo de Trabalho: Imagem, Escrita, Livro.

Prof. Dr. Fabrício Jose Fernandino 

Depto. de Artes Plásticas EBA/UFMG. (orienta apenas mestrado). Campo de trabalho: arte ambiental, escultura, vídeo instalação, fotografia, curadorias, ação cultural e residências artísticas.

Profa. Dra. Mabe Bethônico
Depto. de Desenho da Escola de Belas Artes da UFMG
Campo de trabalho: Pesquisas em Artes Visuais, considerando as práticas e os contextos histórico-geográficos, sociais e políticos.

Prof. Dr. Marcos Cesar de Senna Hill
Depto. de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG
Campo de trabalho: Arte Brasileira do Séc. XVI à contemporaneidade; Arte Moderna e Contemporânea no Mundo. Curadoria. Invenção Artística e Contemporaneidade.

Profa. Dra. Maria Angélica Melendi
Depto. de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG
Campo de Trabalho: Estratégias da memória na arte contemporânea. Arte: produção simbólica e memória cultural na América Latina.

Profa. Dra. Maria do Carmo de Freitas Veneroso
Depto. de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG
Campo de Trabalho: Intermidialidade – relações palavra/imagem; poéticas do múltiplo e da impressão, nas suas variadas formas: gravura, fotografia, livro de artista e seus campos ampliados; arte e memória cultural; estudos em arte moderna e contemporânea.

Profa. Dra. Maria Elisa Campos
Depto. de Desenho da Escola de Belas Artes da UFMG
Campo de Trabalho: Laboratórios Urbanos: crítica, curadoria e estratégias artísticas entre o museu e o espaço cotidiano. O discurso da matéria na Arte Contemporânea através de apropriações, grafias e imagens.

Profa. Dra. Maria do Céu Diel de Oliveira
Depto. de Desenho da Escola de Belas Artes da UFMG
Campo de Trabalho: Estudos iconológicos e iconográficos sobre a arte da memória como categoria retórica do pensamento; Inventio e Descriptio; estudos sobre a pedagogia visual e programas políticos/estéticos; pedagogias visuais, artes da memória, manifestações artísticas da memória, estudos sobre minemônica, fisiognomia e iconologia, estudos warburguianos; mundo árabe.

Profa. Dra. Patricia Dias Franca-Huchet
Depto. de Desenho da Escola de Belas Artes da UFMG
Campo de Trabalho: Poéticas artísticas cujos propósios se voltam para a imagem com abordagens abertas à história, literatura, teoria da arte e à antropologia do visual.

Prof. Dr. Rodrigo Vivas
Depto. de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG
Campo de trabalho: Estudo do acervo dos museus de Belo Horizonte e de exposições de Arte realizadas na capital mineira. História da Arte Moderna e Contemporânea e sua manifestação entre arte e arquitetura. História da Crítica de Arte Brasileira.

Prof. Dr. Stéphane Huchet
Depto. de Análise Crítica e História da Arquitetura e do Urbanismo, Escola de Arquitetura da UFMG
Campo de Trabalho: Abordagens filosóficas, críticas e historiográficas das artes plásticas. Integração entre modernidade e tradição artística. História, teoria, crítica e produção do artista-pesquisador.

Profa. Dra. Yacy-Ara Froner
Depto. de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG
Campo de Trabalho: Acervos e Coleções  analisados por meio do interstício dos estudos de Curadoria, Teoria Crítica e História da Arte. Os campos correlacionados da História da Arte e da História da Arte Técnica.

5. Preservação do Patrimônio Cultural

Prof. Dr. Luiz Antônio Cruz Souza
Depto. de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG
Campo de Trabalho: História da Arte Técnica e Conservação Preventiva de Bens Culturais

Profa. Dra. Magali Melleu Sehn
Depto. de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG
Campo de trabalho: Preservação de Arte Moderna e Contemporânea: a) teoria e semântica; b) critérios e metodologias; c) metodologias de entrevistas com artistas; d) documentação e gestão da informação de obras compostas por novas tecnologias.

Profa. Dra. Márcia Almada

Depto. de Artes Plásticas EBA/UFMG. (orienta apenas mestrado). Campo de trabalho:  livros impressos e manuscritos, preservação de acervos históricos (arquivo, biblioteca e museu), restauração e história da arte.

Dra. Maria Regina Emery Quites
Depto. de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG
Campo de Trabalho: preservação do patrimônio escultórico: pesquisa histórica e iconográfica; análise formal/estilística; critérios e metodologias, materiais e técnicas construtivas.

Dra. Yacy-Ara Froner
Depto. de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG
Campo de Trabalho: Memória e Preservação de Acervos e Coleções abordados no campo da Conservação Preventiva. Historiografia da Ciência da Conservação. História da Arte e a História da Arte Técnica como campos correlacionados à Preservação.

6. Poéticas Tecnológicas

Dr. Carlos Henrique Rezende Falci
Depto. de Fotografia, Teatro e Cinema da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: Poéticas e políticas da memória em ambientes programáveis; arte e intervenção urbana com uso de recursos tecnológicos e midiáticos; processos artísticos que investigam o modo de existência dos objetos técnicos e tecnológicos, e/ou redes sociotécnicas como material expressivo.

Dr. Francisco Marinho
Depto. de Fotografia, Teatro e Cinema da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: Arte Computacional.

Dr. Jalver Bethônico
Depto. de Fotografia, Teatro e Cinema da EBA/UFMG
Campo de Trabalho: Relações Imagem/Som.

Dra. Lucia Gouvea Pimentel
Depto. de Artes Plásticas da Escola de Belas Artes da UFMG
Campo de Trabalho: Criação/Invenção em Arte e Tecnologias Contemporâneas.

Profa. Dra. Marília Lyra Bergamo

Depto de Desenho. EBA/UFMG (orienta apenas mestrado). Campo de trabalho: arte computacional interativa, design de interação, e criação de interfaces multimodais.