Linhas de Pesquisa

O Programa de Pós Graduação em Artes da UFMG é composto de 6 linhas de pesquisa. O conhecimento da descrição das linhas de pesquisa, bem como do campo de trabalho de cada professor vinculado às mesmas, é importante no momento de elaboração do projeto de mestrado e doutorado, pois a seleção de candidatos e distribuição de vagas é realizada por linha de pesquisa. Para saber sobre o corpo docente, ir à aba Corpo Docente localizada à esquerda desta página.

Segue descrição das linhas:

1. Artes da Cena

Engloba pesquisa de pós-graduação que contemplem o estudo teórico ou teórico-prático de experiências cênicas em suas formas consolidadas (Artes Cênicas) e também práticas híbridas e fronteiriças.

2. Artes e Experiência Interartes na Educação

Abrange pesquisas em nível de pós-graduação na área de formação de professores de Artes, em metodologias de ensino-aprendizagem em Arte (presencial e à distância) e em ensino-aprendizagem de Arte com tecnologias contemporâneas, podendo essas pesquisas serem realizadas em contexto escolar e/ou em outros contextos formativos. Também contempla pesquisas em nível de pós-graduação envolvendo políticas públicas educacionais referentes à inserção da Arte na escola.

3. Cinema

Engloba pesquisas de pós-graduação que contemplem o estudo teórico ou teórico-prático em Cinema, principalmente no campo da linguagem cinematográfica, preservação do cinema, cinema de animação, relações entre cinema e som e entre cinema e História.

4. Artes Plásticas, visuais e interartes: manifestações artísticas e suas perspectivas históricas, teóricas e críticas

Abriga pesquisas que desenvolvem estudos e projetos em curadoria, história, crítica e teoria da arte, considerando a compreensão do fenômeno artístico em seus aspectos da invenção, percepção, veiculação, recepção e circulação, incluindo tanto a própria produção do artista quanto produções de outros artistas, abrangendo ainda as inter-relações entre arte e outras áreas do conhecimento. A linha também considera a pluralidade dos meios de expressão e abarca a investigação por meio das diferentes poéticas visuais, suas interfaces tecnológicas e relações entre teoria e prática artística.

5. Preservação do Patrimônio Cultural

Engloba pesquisas de Pós-graduação que contemplem o estudo teórico-metodológico em torno da diversidade temática pertinente à área da preservação com destaque para a conservação-restauração de bem cultural material e imaterial, conservação preventiva, gestão de acervos e ciências da conservação. O campo ampliado da preservação é permeado pela interface entre áreas humanas, biológicas, exatas e tecnológicas.

6. Poéticas Tecnológicas

Aborda a criação, experimentação e estudo de poéticas (imagética, sonora, cinestésica, háptica, bem como os híbridos daí derivados) na sua relação com materialidades midiáticas, técnicas e tecnológicas.