125125461490d6043185ef095d8e1a2167a7f6d1

De 26 a 28 de outubro, o professor Paulo Cesar Endo (USP) conduz palestra que vai tratar sobre a ação/intervenção de alguns artistas que resultaram em inflexões nos modos de dizer e pensar, nos itinerários e nos percursos da memória. O professor explica vai procurar discutir o tema a partir da obra de alguns artistas contemporâneos ocupados com o debate sobre história, memória e os destinos das liberdades e das democracias modernas, advindas de períodos de catástrofes e totalitarismos sociais e políticos. ”Trata-se de formas de politização da memória só alcançadas com determinadas interpretações artísticas que recusam ou questionam a dominância do discurso, da inteligibilidade, do falatório, próprios e hegemônicos no exercício da política”, completa Paulo Endo.
Paulo Endo é psicanalista, professor da pós graduação em Humanidades, Direitos e outras Legitimidades da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e do instituto de Psicologia, ambos na Universidade de São Paulo. É membro da Cátedra UNESCO de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância do Instituto de Estudos Avançados  Universidade de São Paulo(IEA/USP). Foi professor visitante da Universidade de Gdansk (Polônia) em 2015. Em 2006 foi agraciado com o prêmio Jabuti com a obra A Violência no Coração da Cidade: Um Estudo Psicanalítico
As inscrições para o Arte em Foco estão abertas e poderão ser feitas por meio do emailarteemfoco.funarte@gmail.com. O curso é gratuito e fornece certificado de participação.
Serviço:
26 a 28 de outubro, das 19 às 22h.
Funarte MG – Rua Januária, 68 – Centro – Belo Horizonte (MG)
Inscrições gratuitas
Nome, telefone e breve currículo para: arteemfoco.funarte@gmail.com

Mais informações : www.funarte.gov.br/artes-integradas/encontro-ente-arte-e-psicanalise-e-discutido-na-funarte-mg/