O grupo Da imagem: variações convida a todos para duas manhãs de aulas abertas gratuitas. As aulas fazem parte das atividades que o grupo propôs para o ciclo de residências artísticas do 2ª semestre de 2023 no Centro Cultural UFMG.Programação do 1⁰ dia de aulas:
10h: Da imagem: variações, com Daisy Turrer
10h15: Pequeno inventário de gestos em torno das lacunas do arquivo, com Gabriela Sá
10h55: Intervalo
11h10: As vantagens de ser invisível (ou There’s something you can show me from behind the wall), com Ícaro Moreno
11h50: Bate-papo*Teremos emissão de certificados digitais de comprovação de presença.
Inscrições gratuitas pelo sympla: https://www.sympla.com.br/da-imagem-variacoes—aula-aberta-com-gabriela-sa-e-icaro-moreno__2184302Programação do 2⁰ dia de aulas:
10h: Da imagem: variações, com Daisy Turrer
10h15: Anarquia, ficção e alteração de mundos, com Ricardo Macêdo
10h55: Intervalo
11h10: O emaranhado como desenho epistemológico estético, com Rachel Falcão
11h50: Bate-papo*Teremos emissão de certificados digitais de comprovação de presença.
Inscrições gratuitas pelo sympla:
https://www.sympla.com.br/da-imagem-variacoes—aula-aberta-com-rachel-falcao-e-ricardo-macedo__2184304Sobre o grupo:
“Da imagem” foi o título de todas as disciplinas ministradas por Daisy Turrer no Programa de Pós-Graduação da Escola de Belas Artes/UFMG. Esse, seguido de um subtítulo, já acenava para um espaço: aquele que reuniria artistas e pesquisadores durante um semestre em torno da questão imagem. A partir da leitura de textos literários, promovia-se um diálogo entre a literatura e as artes visuais articulado ao pensamento de escritores, filósofos e artistas.Com este ponto de partida, desde 2019, o grupo “Da imagem: variações” vem desenvolvendo estudos a partir do eixo imagem-imaginação-imaginário, em relação constante com os campos não só das artes visuais, mas também da literatura.
O subtítulo “variações” nos orienta em direção a um mesmo e diferente espaço, cujo desafio é o de tentar dar uma imagem às tênues linhas que nos enlaçam e nos embaraçam como leitores, artistas e pesquisadores.
Atualmente, o grupo é composto por Daisy Turrer (coordenadora), Gabriela Sá, Ícaro Moreno, Cícero Miranda, Ricardo Macêdo, Rachel Falcão, Mara Lavareda, Luíza Costa, Gabriel Brisola, Caru Biasuz e Pedro Rena.