Grande Prêmio UFMG de Teses edição 2024

O Programa de Pós-graduação em Artes (PPG-Artes), da Escola de Belas Artes é agraciado com o Grande Prêmio UFMG de Teses edição 2024.

O pesquisador Fabrício Trindade Pereira (PPG Artes/EBA), com sua tese intitulada “Las Yeguas del Apocalipsis, Yuyachkani, Oficcina Multimédia — corpos sudacas”, orientado pela professora doutora Mônica Medeiros Ribeiro, conquistou o Grande Prêmio UFMG de Teses, edição 2024. O resultado foi revelado em cerimônia realizada na noite de quarta-feira, 23 de outubro, no auditório da Reitoria, durante a 33ª Semana do Conhecimento. Em 2024, 65 pesquisas de doutorado foram indicadas à distinção por seus respectivos programas de pós-graduação e receberam o Prêmio UFMG de Teses, entre elas estava o trabalho de Fabrício Trindade, representante do Programa de Pós-graduação em Artes, selecionado por uma Comissão específica do PPG Artes. No dia 23 de outubro, Fabrício Trindade Pereira também foi premiado na grande área de Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes, que teve 24 indicações. A escolha foi realizada por uma comissão instituída pela Câmara de Pós-graduação que elegeu os três trabalhos vencedores do Grande Prêmio em cada uma das grandes áreas do conhecimento.

A tese “Las Yeguas del Apocalipsis, Oficcina Multimédia e Yuyachkani: corpos sudacas”, de Fabrício Trindade Pereira, tem as ditaduras militares da América do Sul – transcorridas nas décadas de 1960, 1970 e 1980 – como pano de fundo de sua reflexão. Fabrício parte das obras artísticas de Pedro Lemebel e Francisco Casas, do duo Las Yeguas del Apocalipsis (1987-1997, Santiago, Chile), de Ione de Medeiros, do Grupo Oficcina Multimédia (1977, Belo Horizonte, Brasil) e de Ana Correa, do Grupo Cultural Yuyachkani (1971, Lima, Peru), para investigar como essas elaborações artísticas, “sob a perspectiva transversal do corpo enquanto materialidade da existência”, atualizaram e subverteram os contextos sociais e históricos em que estiveram inseridas. No trabalho, a palavra “sudaca” recupera uma expressão xenófoba utilizada na Europa dos anos 1980, sobretudo em Madri, na Espanha, em referência pejorativa às pessoas oriundas da América do Sul. Naturalmente, ao recuperá-la, o trabalho promove uma ressignificação crítica do termo. “Esse termo era a expressão declarada da xenofobia dos europeus que [queriam] marcar e denominar as pessoas-imigrantes que, naquele momento, viviam na Europa, exiladas das ditaduras militares da América Latina”, lembra o autor. Arrojada, a tese ostenta uma diagramação inventiva e apresenta uma série de desenhos e fotografias.

Este é um importante reconhecimento para nosso programa e para o campo de conhecimento das Artes/Teatro, dando destaque à produção de saber e de reflexão que parte e se desenvolve desde o campo da criação artística. Além disso, reconhecemos também que conquistar esse prêmio dá visibilidade às pesquisas que estão implicadas com a produção de saber voltada aos nossos contextos latino-americanos. Parabenizamos o pesquisador e sua orientadora pelo trabalho realizado e pelo reconhecimento dado pela comunidade acadêmica de nossa universidade.

Post anterior
Divulgado Resultado Preliminar da Chamada 2024 para lista Classificatória de Doutorado para concessão de Bolsas
Próximo post
EDITAL Nº 2397/2024 – Seleção interna de candidatos à bolsa de doutorado sanduíche da CAPES (PDSE)
Menu