Retábulos de Abilio de Tassis
revelando a arte do imigrante italiano no Espírito Santo
Resumo
O estudo "Retábulos de Abilio de Tassis: revelando a arte do imigrante italiano no Espírito Santo (1930-60)" efetiva a análise dos retábulos em madeira encontrados nas capelas dos municípios de Castelo e Conceição do Castelo, no Estado do Espírito Santo, a partir do levantamento de obras realizadas por Abilio de Tassis, artesão entre 1930 e 1960.
Nesse sentido, catalogaram-se os retábulos ainda existentes para a sua análise técnica, a fim de proporcionar maior conhecimento sobre um assunto a respeito do qual há pouquíssima bibliografia. Diversas obras foram realizadas pelo artesão na região dos municípios destacados, mas verifica-se que muitas foram destruídas com o tempo. Algumas, pela ação de insetos; outras, pela ação do homem na busca da modernidade ou pela simples vontade de mudança.
São analisados alguns retábulos de autoria de Abilio de Tassis, sendo este o menos divulgado dentre inúmeros trabalhos realizados pelo artesão. Não se sabe ao certo quantos retábulos foram feitos por ele, mas estima-se que muitos se perderam. Será necessária, ainda, uma pesquisa maior para averificação de outros em Colatina, norte do Espírito Santo, e em cidades do interior do Rio de Janeiro, possivelmente de sua autoria, a partir de informações colhidas em entrevistas.