Aspectos da Imaginária Luso-Brasileira em Minas Gerais

Autores

  • Olinto Rodrigues dos Santos Filho

Resumo

O estudo da imaginária religiosa no Brasil ainda está em fase muito incipiente, praticamente em todas as regiões onde houve grande surto de produção de peças de devoção, como Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Com exceção de nomes de artistas destacados, dos quais se tem relativa quantidade de estudos, como Francisco das Chagas, o Cabra, na Bahia; Mestre Valentim, no Rio de Janeiro; o Aleijadinho, em Minas, ou mesmo a imaginária seiscentista de Frei Agostinho da Piedade,1 não existem obras sobre a imaginária regional produzida por centenas de artistas anônimos por todo este extenso país. No caso de Mestre Valentim da Fonseca, conhecido há mais tempo dos estudiosos e público, embora haja muitas referências, a sua obra de imaginária religiosa comprovada restringe-se a poucos exemplares; o mesmo podemos dizer de Francisco de Chagas, o Cabra, que praticamente nada tem comprovado de sua autoria. Mais sorte tiveram os dois beneditinos Frei Agostinho da Piedade e Frei Agostinho de Jesus, mestres seiscentistas de imaginária de terracota, que tiveram em D. Clemente da Silva Nigra seu paciente estudioso

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Publicado

2001-01-01

Edição

Seção

ESCULTURA: HISTÓRIA E ESTILOS