Heróis da fé

relíquias e relicários

Autores

  • Francisco de Assis Portugal Guimarães

Palavras-chave:

relíquias, relicários, santos, mártires e Virgens

Resumo

A veneração promovida pela Igreja Cristã Primitiva dos corpos de seus santos foi necessária porque precisava o Cristianismo, naquele momento, de uma definição de representação que caracterizasse um modelo de santidade. As relíquias dos mártires cristãos foram, portanto, escolhidas e sacramentadas como elos de comunicação entre os seres humanos e a divindade suprema que se manifestava por meio delas, operando graças. Esse culto desenvolveu-se com rapidez e determinação, consolidando-se como uma das forças mais poderosas da Igreja primitiva durante longo tempo.

Essa devoção idealizando a santidade cristã sugere questões que procuramos explicar neste trabalho: Como a Igreja Cristã conceituou o santo e orienta seu culto? Qual o perfil de santo que caracterizou o Cristianismo em seus primórdios? Que classes de santos personificaram o ideal da perfeição cristã primitiva? O que são relíquias e como se classificam? Como entendia e orientava a Igreja acerca do culto das relíquias? O que são relicários?

Portanto, o propósito deste trabalho é compreender como o cristianismo primitivo propunha o “ideal cristão” por meio dos santos e santas martirizados e da devoção a suas relíquias e a seus relicários.

Biografia do Autor

Francisco de Assis Portugal Guimarães

Arquiteto.

Especialista em Restauração de Monumentos e Sítios Históricos e em Arte e Cultura Barroca.

Diretor do Museu de Arte Sacra da Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

ASPECTOS HISTÓRICOS E SOCIAIS