Devoção fluminense a Nossa Senhora da Piedade

Autores

  • Nancy Regina Mathias Rabelo

Resumo

As imagens religiosas foram para a cristandade um eficiente meio de divulgação e exercício da fé, portadoras de profunda comunicação com o fiel e intermediadoras entre o homem e o divino. Durante a expansão do gótico pela Europa no século XIII, as esculturas sacras ganharam contornos especialmente dramáticos na Alemanha. A Andahtsbild (imagem de devoção) difundiu-se rapidamente, e seu tipo mais popular foi a Mater Dolorosa, ou Pietà (palavra italiana derivada do latim pietas, étimo de piedade), representação da Virgem chorando a morte do Cristo. Segundo H. W. Janson, Nossa Senhora da Piedade personifica o contraste dramático com o tema sereno da Virgem com o Menino.

Biografia do Autor

Nancy Regina Mathias Rabelo

Doutora em História e Crítica da Arte.

Professora de História da Arte Cefet/RJ.

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Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

ASPECTOS HISTÓRICOS E SOCIAIS