A imaginária do convento de São Francisco do Rio de Janeiro nos tempos coloniais

Autores

  • Anna Maria Fausto Monteiro de Carvalho

Resumo

No mundo cristão, a escultura devocional – a imaginária – ressurgiu no período românico que antecipa o gótico, depois de evitada por longos anos, uma vez que tanto a arte paleocristã (séculos II e III) quanto a bizantina (séculos IV ao XII) consideraram que este tipo de representação, necessariamente direcionada para a figura humana e em grande escala, fazia lembrar a estatuária do paganismo romano e podia levar à idolatria. Por isso, nos onze primeiros séculos da era cristã, a escultura orientou-se mais no sentido decorativo e a imaginária, quando aparecia, era sempre em baixorelevo e em dimensões reduzidas.

Biografia do Autor

Anna Maria Fausto Monteiro de Carvalho

Doutora em História da Arte, Universidade de Coimbra.

Professora do Curso de Especialização em História da Arte e Arquitetura no Brasil. Departamento de História, PUC - Rio.

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Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

ICONOGRAFIA